Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Presídio Professor Jacy Assis – Uberlândia – MG

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de setembro de 2011

 

Prezados, voltem para o Deus misericordioso enquanto é tempo; não usem da bondade do Senhor para ofendê-Lo: “Deus aguarda o pecador a fim de que se emende; mas, quando vê que o tempo concedido para os pecados só serve para multiplicá-los, vale-se desse mesmo tempo para empregar a justiça” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

O detento deve reconhecer humildemente os seus pecados e pedir com sinceridade e arrependimento o perdão de Deus; não basta pedir da boca para fora, mas é preciso pedir de coração e com o propósito firme de emendar de vida: “Como o pão é necessário à vida física, assim o perdão dos pecados é necessário à vida espiritual” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

No coração do detento não deve existir revolta, ódio aos policiais, desejo de promover motins, vingança contra os colegas de cela... mas sim, arrependimento pelo mal praticado e desejo ardente de buscar a santidade de vida, porque Deus não se alegra com a morte do pecador, mas é sua vontade que o pecador se converta: “Eu não tenho prazer na morte de quem quer que seja... Convertei-vos e vivereis!” (Ez 18, 32).

Caríssimos, agradeçam a Deus por estarem vivos e poderem contar com o seu perdão; aproveitem o tempo para rezar e pedir perdão a Nosso Senhor por todo o mal praticado.

Suportem tudo com paciência e aceitem de coração as punições da justiça; é melhor sofrer na prisão aqui da terra que passa, do que sofrer na prisão do inferno que é eterna.

Não fiquem desesperados nem revoltados, mas esperem em Deus e Ele que é Pai os ajudará: “É o pecado de desespero que conduz alguém ao inferno...” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

Lembrem-se de que São Dimas, o bom ladrão, está no céu... vocês também são chamados por Deus a conquistarem a Vida Eterna.

Os sofrimentos dessa vida são incomparáveis com a alegria do céu: “Pois nossas tribulações momentâneas são leves em relação ao peso eterno de glória que elas nos preparam até o excesso” (2 Cor 4, 17).

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Presídio Professor Jacy Assis de Uberlândia.

Que o Deus Compassivo abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.