Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária de Brasília (Papuda) – Brasília – DF

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de setembro de 2011

 

Prezados, abracem com paciência os sofrimentos e abram o coração e os ouvidos para a voz de Deus que os chama para uma mudança de vida: “Quantas vezes, cristãos, te mostrastes surdos à voz de Deus? Há muito merecias que não te chamasse mais. Deus, entretanto, não cessa de chamar-te, porque deseja que estejas em paz com ele e assim te possas salvar” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Lembrem-se continuamente de que: revolta, desespero, motim, xingos, ódio e ameaças nada resolve; pelo contrário, faz piorar o ambiente.

O detento deve aceitar com paciência as punições da justiça sem se revoltar contra os policiais e funcionários da Penitenciária.

Caríssimos, aproveitem o tempo na prisão para pedirem perdão a Deus pelos pecados cometidos e prometam-Lhe mudarem de vida; porque Deus é misericordioso e está sempre pronto para perdoar um coração arrependido: “Contanto que deteste o homem seus pecados, achará sempre misericórdia. A   ninguém, por motivo de suas infidelidades, Deus rejeita: não lhe recusa o perdão, não lhe lança em rosto as misérias, nem mesmo quando recai imediatamente após ter sido perdoado. Mesmo quando condenado pelas criaturas, Deus o absolve e despede justificado” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

O detento não pode se desesperar diante de seus muitos pecados e crimes; mas sim, deve confiar na bondade de Deus que é bem maior que as nossas infidelidades e misérias. O desespero não resolve os problemas... somente a confiança em Deus pode alcançar misericórdia: “Quando o pecador se arrepende das faltas passadas é perdoado. Minha misericórdia é infinitamente maior que todos os pecados que os homens possam cometer. Entristece-me o fato de que alguém considere suas faltas maiores que meu perdão” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

Nem tudo está perdido. Deus está pronto para perdoá-los; peçam humildemente o perdão do Senhor.

O detento é chamado por Deus para ser santo... tudo é possível para Cristo Jesus.

Pensem com frequência na felicidade do céu e tirem do coração tudo aquilo que não agrada a Deus.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Penitenciária de Brasília (Papuda).

Que o Deus Bondoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.