Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Complexo Policial de Barreiras – BA

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de setembro de 2011

 

Prezados, arrependam de seus pecados e peçam humildemente a misericórdia de Deus e Ele calcará seus pecados: “Manifesta novamente a tua misericórdia por nós, calca aos pés as nossas faltas e lança no fundo do mar todos os nossos pecados” (Mq 7, 19).

 

O detento não deve se desesperar diante de seus pecados e crimes, mas deve confiar na bondade de Deus que está pronto para levantar um filho arrependido e com o coração cheio de bons propósitos: “Quando, cedendo o pecador ao impulso interior, resolve mudar de vida, abre-se à humilde e sincera confissão do pecado, logo o acolhe Deus e lhe faz festa! Restitui-lhe os direitos de filho, reveste-o da graça e o readmite à sua amizade. Alegra-se Deus com a vida do homem, alegra-se de vê-lo passar da morte do pecado à vida da graça, alegra-se de vê-lo voltar ao seu amor, única fonte de vida e de alegria” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

O detento não deve perder tempo planejando motins, revoltas, rebeliões... mas sim, deve sofrer com paciência as punições da justiça da terra, respeitando os policiais, delegados e funcionários do Complexo Policial. É melhor sofrer agora na terra do que sofrer nas chamas do Inferno depois da morte.

Caríssimos, aproveitem o tempo na cela para examinarem a consciência, rezarem e pedir perdão a Deus de todas as faltas. Para receber o perdão de Deus é preciso se arrepender e detestar todos os pecados cometidos: “Quem sou eu e como sou? Que malícia não tiveram meus atos, ou senão minhas palavras ou minha vontade? Mas vós, Senhor, sois bom e misericordioso; olhastes para a profundeza de minha morte e, com a vossa mão direita, exauristes do fundo de meu coração o abismo de corrupção. E agora tudo era não querer aquilo que eu queria, e quer o que vós queríeis” (Santo Agostinho).

Lembre-se, o detento, de que Deus criou o homem livre. Quando o mesmo se afasta d’Ele por rebeldia, o Senhor não o obriga a voltar à força, mas o espera com o Coração cheio de bondade.

Prezados, não se desesperem nem planejem revoltas e motins; pelo contrário, voltem para Deus enquanto é tempo.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Complexo Policial de Barreiras.

Que o Deus Misericordioso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.