Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Casa de Custódia de Palmas – Palmas – TO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de setembro de 2011

 

Prezados, não fiquem desesperados pelas faltas cometidas, mas peçam perdão a Deus e confiem na sua infinita misericórdia: “Deus não oculta sua face aos que se convertem. Ao contrário, ele mesmo os convida e promete recebê-los logo que se apresentem” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Muitos detentos que cometeram horrores pensam que tudo está perdido e que não há mais perdão para eles. Nada disso! Deus é Pai e está sempre com o seu Coração aberto esperando o arrependimento e bom propósito do detento; Deus quer que o mesmo confie no seu amor... quer que O busque enquanto é tempo, enquanto o coração ainda está pulsando: “Procurai a Deus enquanto pode ser achado, invocai-o enquanto está perto. Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau os seus pensamentos, e volte para Deus, pois terá compaixão dele... porque é rico em perdão” (Is 55, 6-7).

Caríssimos, não adianta querer apagar um incêndio jogando gasolina sobre o fogo. O mesmo acontece na vida de um detento; se ele errou, não queira descontar o erro cometido ameaçando os policias, xingando funcionários, planejando motins, ofendendo os outros detentos... o melhor remédio para curar tantas “feridas” da vida passada é pedir perdão a Deus e se comportarem santamente, aceitando com paciência as punições da justiça da terra. É melhor sofrer aqui nesse mundo, do que sofrer no fogo do inferno para sempre.

A revolta e o desespero não resolvem os problemas; pelo contrário, torna o ambiente mais pesado e não agrada a Deus. Deus quer que nos arrependamos dos pecados... arrependimento sem desespero: “Quem desespera despreza minha misericórdia e julga que seu pecado é maior que minha bondade” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

Prezados, Nosso Senhor Jesus Cristo perdoou o bom ladrão. Vejam quão grande é a misericórdia de Deus... Ele nos ama desde antes da criação do mundo; não abusemos do seu amor, mas abramos o coração para recebê-lo: “Mas Deus já te amava antes de existires... Mesmo antes da criação do mundo Deus já te amava... desde que Deus é Deus, sempre te tem amado” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Olhem para as tristezas desse mundo e pensem na felicidade do céu. Vale a pena lutar para conquistar a Vida Eterna. Tudo passa nesse mundo, também os sofrimentos.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Casa de Custódia de Palmas.

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.