Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Presídio Regional de Chapecó – Chapecó – SC

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de outubro de 2011

 

Caríssimos, não fiquem desanimados por causa do peso das culpas e dos crimes; mas, lembrem-se continuamente de que são filhos de Deus e amados por Ele: “Jesus ama-me pessoalmente, como se só a mim tivesse de amar no mundo. Ama-me com amor de ternura, como o homem não saberia amar, com amor generoso de que o homem é incapaz” (São Pedro Julião Eymard).

 

Percebe-se, infelizmente, que muitos detentos por estarem atrás das grades perdem a vontade de viver e pensam que tudo acabou... que são lixo e que estão nesse mundo como se fossem monstros.

Prezados, não é bem assim! Tudo depende de vocês... enquanto o coração ainda está pulsando é possível voltar para Deus... é possível chorar os pecados cometidos e pedir a misericórdia do Deus que perdoa todos os pecados. É vontade de Deus que os detentos sejam santos e grandes santos como o foi São Dimas, o bom ladrão. Deus chama todos à santidade, também os detentos: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19, 2), e: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48), e também: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3), e ainda: “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim, para a santidade” (1 Ts 4, 7), e: “Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”(Hb 12, 14).

Milhares de detentos, desesperados e revoltados, ao invés de reconhecerem os erros cometidos e aceitarem com paciência as punições da justiça da terra, descarregam o ódio e a raiva que possuem no coração cometendo horríveis pecados dentro da cela, achando que isso os aliviará o coração; pelo contrário, o coração desses se amargurará ainda mais e a alma dos mesmos se angustiará; porque pecado não pode satisfazer uma alma imortal nem dar-lhe a verdadeira paz.

Prezado detento, não abuse da misericórdia de Deus acumulando pecado sobre pecado; porque a morte não avisa o dia nem a hora: “Não digas: ‘Pequei: o que me aconteceu?’, porque o Senhor é paciente. Não sejas tão seguro do perdão para acumular pecado sobre pecado. Não digas: ‘Sua misericórdia é grande para perdoar meus inúmeros pecados’, porque há nele misericórdia e cólera e sua ira pousará sobre os pecadores” (Eclo 5, 4-6).

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Presídio Regional de Chapecó.

Que o Deus Boníssimo abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.