Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Presídio Central de Porto Alegre – Porto Alegre – RS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de outubro de 2011

 

Prezados, não se desesperem diante das vossas muitas faltas; mas confiem no Deus que lança no fundo do mar todos os pecados: “Manifesta novamente a tua misericórdia por nós, calca aos pés as nossas faltas e lança no fundo do mar todos os nossos pecados!” (Mq 7, 18-19).

 

Lembrem-se de que revolta, ódio, motim e desejo de vingança não obtém bons resultados; pelo contrário, torna o coração vazio e o ambiente pesado.

O detento deve aproveitar o tempo dado por Deus para examinar a consciência, chorar seus pecados e pedir perdão a Deus de todos os males cometidos... e depois, detestar todos esses males com propósito firme de não mais cometê-los; e o Deus de misericórdia derramará seu amor no coração do filho pródigo: “O filho pródigo entra em si, reconhece as culpas, arrepende-se, resolve acabar com elas, voltar ao pai e confessar-lhe os pecados; sabe-se indigno de ser acolhido como filho, todavia, volta confiante na bondade paterna” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Milhares de detentos se comportam de uma maneira errada: se revoltam contra Deus, policiais, sociedade, familiares... Não deve ser assim! Quem erra deve pagar pelo erro cometido... deve aceitar com paciência e com desejo de se corrigir as punições da justiça dos homens; é melhor sofrer aqui na terra do que sofrer os tormentos do inferno para sempre.

O detento que se revolta fecha o coração para Deus e para sua misericórdia.

O detento, por mais pecador e criminoso que seja, também é filho de Deus... Deus o ama e espera com paciência a sua mudança de vida: “Jesus amou-me desde toda a eternidade, pois desde sempre eu estava presente aos seus Olhos. Via-me, amava-me e preparou-me os seus Dons e as suas Graças” (São Pedro Julião Eymard).

Não sei se lhes é permitido; caso seja, aproveitem o tempo na cela para lerem a Sagrada Escritura (Bíblia).

Aproveitem o tempo para conversarem sobre assuntos espirituais; deixando de lado os assuntos imorais.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Presídio Central de Porto Alegre.

Que o Deus Amabilíssimo abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.