Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Casa de Custódia Franz de Castro Holzwarth – Volta Redonda - RJ

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 25 de outubro de 2011

 

Prezados, não se desesperem por estarem atrás das grades; mas confiem na misericórdia de Deus que perdoa um pecador arrependido: “Este pecado de desespero desagrada-me e prejudica os homens mais do que todos os outros males” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

 

O detendo não pode voltar as costas para Deus achando que tudo está perdido e que não há mais perdão. Enquanto o coração ainda está pulsando, Deus permanece com os braços abertos a espera do filho arrependido; mas o mesmo não deve usar desse tempo para acumular pecados sobre pecados... não deve abusar da bondade de Nosso Senhor: “Deus aguarda o pecador a fim de que se emende; mas, quando vê que o tempo concedido para os pecados só serve para multiplicá-los, vale-se desse mesmo tempo para empregar a justiça” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Se Deus já usou de bondade e misericórdia para com o detento no passado, o mesmo, agora, não pode continuar a ofendê-Lo confiante no seu perdão. Com certeza Deus suportou até agora o detento esperando que o mesmo fizesse penitência pelos pecados cometidos: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, paciência e longanimidade, desconhecendo que a benignidade de Deus te convida à conversão?” (Rm 2, 4). Infeliz daquele que usa da misericórdia do Senhor Deus para pecar e “cuspir” em sua Santíssima Face: “Ora, com tua obstinação e com teu coração impenitente estás acumulando ira para o dia da ira...” (Rm 2, 5).

O detento deve aproveitar do tempo em que está preso para examinar a consciência, chorar seus pecados e pedir a misericórdia de Deus; o mesmo não pode usar desse tempo para piorar sua situação acumulando pecado sobre pecado.

Lembre-se o detento, de que Judas Iscariotes se condenou porque se atreveu a pecar confiando na clemência de Jesus Cristo. Não abuse da bondade de Deus: “Se Deus espera com paciência, não espera sempre. Pois, se o Senhor sempre nos tolerasse, ninguém se condenaria” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Prezados, não se desesperem nem planejem revoltas e motins; pelo contrário, voltem para Deus enquanto é tempo.

Respeitem os delegados, policias e funcionários que cuidam de vocês.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Casa de Custódia Franz de Castro Holzwarth.

Que o Deus Bondoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.