Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária Regional de São Mateus – São Mateus – ES

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 25 de outubro de 2011

 

Caríssimos, lembrem-se de que a misericórdia de Deus é maior que vossos pecados e crimes. Nosso Senhor espera com paciência a mudança de vida de cada um de vocês: “Deus espera o pecador a fim de que se arrependa e desse modo lhe perdoe e o salve” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

O detento que possui Deus no coração vive livremente... vive a verdadeira liberdade de um filho de Deus, mesmo estando preso entre grades e vivendo no meio de pessoas perigosas e revoltadas.

A verdadeira liberdade não consiste em andar pelas ruas e avenidas de uma cidade... em pular e correr... em viajar e visitar amigos; mas sim, consiste em trazer Jesus Cristo, nosso Salvador, “preso” no Coração. Se Jesus estiver no coração do detento, o que mais lhe interessa? Não existe prisão para aquele que possui o Deus Eterno no coração: “Quanto mais nos libertamos de todo o pecado, de toda a imperfeição, de toda a criatura, de todo o móbil humano, de modo que só n’Ele pensemos e não busquemos outra coisa senão o seu beneplácito, mais em nós abundará a vida, mais Deus nos encherá de Si mesmo” (Bem-aventurado Columba Marmion), e: “Posso-lhes afirmar que eu não sou eu, mas vive em mim outrem que tem a posse total de mim mesma, de mim é o senhor absoluto” (Bem-aventurada Bonomo).

Como já foi falado, se o detento possui Deus no coração nada nesse mundo deve lhe perturbar e amargurar, mesmo estando entre grades e vigiado por policiais e câmeras, porque Deus é a verdadeira liberdade. Se ele possui Deus nada lhe falta... nada o atrai na terra: “Contigo, nada mais me agrada na terra... Quanto a mim, estar junto de Deus é o meu bem! Em Deus coloquei o meu abrigo” (Sl 73, 25. 28).

O detento não deve se revoltar contra os delegados, policiais, colegas e funcionários da Penitenciária; mas sim, deve aceitar com paciência as punições da justiça dos homens... é melhor sofrer aqui na terra do que sofrer eternamente nas chamas do inferno.

Prezados: motins, ameaças, brigas e revoltas não resolvem as coisas; pelo contrário, faz piorar o ambiente tornando-o pesado e insuportável. Aceitem tudo por amor a Deus.

Aproveitem o tempo para conversarem sobre assuntos espirituais; deixando de lado os assuntos vazios e imorais.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Penitenciária Regional de São Mateus.

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.