Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária Federal de Porto Velho – Porto Velho – RO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 09 de novembro de 2011

 

Caríssimos, peçam perdão a Deus de todos os pecados cometidos e confiem na sua infinita misericórdia: “Como um pai é compassivo com seus filhos, Deus é compassivo com aqueles que o temem; porque ele conhece nossa estrutura, ele se lembra do pó que somos nós”(Sl 103, 13-14).

 

É vontade de Nosso Senhor que cada detento deixe o caminho do pecado e volte o quanto antes para Ele: “No céu há alegria por causa do pecador que faz penitência, isto é, que se converte, e esta alegria, como afirma Nosso Senhor, é maior do que aquela que os habitantes do céu têm por causa de muitos justos que não estão no caso de precisarem se converter” (Pe. João Batista Lehmann).

O detento não deve se desesperar e se encher de desânimo; mas sim, se aproximar com confiança de Deus que não quer sua morte, mas sua conversão: “Não tenho prazer na morte do ímpio; mas antes, na sua conversão, em que ele se converta do seu caminho e viva” (Ez 33, 11), e: “Com efeito, eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9, 13).

Nosso Senhor bate continuamente à porta do coração do detento convidando-o a abri-la; mas deixa que o mesmo decida. O Senhor não força, mas quer que decidamos: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3, 20).

Feliz do detento que voltar para Deus o quanto antes! É loucura adiar a conversão para a próxima semana, mês ou ano, porque não sabemos quando receberemos a visita da morte. É loucura um detento dizer: converter-me-ei depois. E se o mesmo morrer antes? Ninguém sabe se viverá até amanhã… somente Deus é Senhor do futuro. Nós apenas dispomos do presente. E o presente é o momento que foge e não volta mais.

Deus quer que o detento se comporte bem dentro da Penitenciária; deixando de lado os motins, revoltas e desejos de vingança.

Aproveitem o tempo na prisão para rezarem, fazerem boas leituras e chorarem os pecados cometidos.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Penitenciária Federal de Porto Velho.

Que o Deus Infinito abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.