Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Complexo Penitenciário “Anísio Jobim” – Manaus – AM

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 09 de novembro de 2011

 

Prezados, deixem de lado tudo aquilo que não agrada a Deus e voltem para Ele enquanto é tempo: “Abandone o ímpio seu caminho… Volte ao Senhor que terá dele misericórdia, e ao nosso Deus que perdoa generosamente” (Is 55, 7).

 

O detento deve abandonar o caminho das trevas e andarcorrer… ou melhor, “voar” para os braços de Deus que perdoa um coração contrito e humilhado… o Senhor está sempre com o Coração aberto para receber um pecador arrependido: “Ó eterna misericórdia, que cobris os defeitos de vossas criaturas, não me maravilho de que digais de quem deixa o pecado mortal e volta a vós: jamais me lembrarei de que me tenha ofendido!” (Santa Catarina de Sena).

É vontade de Deus que a conversão do detento seja generosa. O Senhor não se contenta com uma conversão feita só pela metade: “O Senhor quer tudo ou nada” (Pe. João Batista Lehmann). Não se pode servir a Deus e ao demônio… servir a Deus e o mundo… a Deus e a carne… Nosso Deus é um Deus ciumento; quer o nosso coração somente para Ele: “… pois teu Deus é um fogo devorador. Ele é um Deus ciumento” (Dt 4, 24).

O detento deve arrancar do coração tudo aquilo que não agrada a Deus: “Purificai-vos do velho fermento para serdes nova massa”.

Trata-se, pois, o detento, de operar com Deus “na criação de um novo mundo, de um coração novo, de um homem novo, que nada mais tenha que haver com as misérias antigas. Sobre as cinzas do homem pagão deve surgir o cristão, do pecador deve-se fazer o justo, do tíbio o fervoroso” (Pe. João Batista Lehmann).

Lembre-se o detento de que a vida passa como um relâmpago, e que o mesmo deve aproveitar o tempo na cela para examinar a consciência e pedir perdão a Deus de todos os pecados cometidos.

Não deve existir no coração do presidiário: planos para motins, revoltas nem desejos de vingança; mas o mesmo deve respeitar os delegados, policiais e funcionários que cuidam do Complexo Penitenciário “Anísio Jobim”.

Pensem com frequência na grandeza do céu e lutem para conquistá-lo.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam desse Complexo Penitenciário.

Que o Deus Misericordioso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.