Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

Português  /  Espanhol

 

Português

 

Aos setenta e quatro detentos do Comando de Fronteira Policial de Puerto Suárez (Departamento de Santa Cruz – Província de Germán Busch) – Bolívia

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 29 de agosto de 2013

 

Prezados, lembrem-se continuamente da misericórdia do Criador e peçam-Lhe perdão de seus pecados. Nosso Senhor está pronto para perdoar um coração contrito e humilhado: “Eu ainda não O amava, e Ele já me amava” (São Pedro Julião Eymard).

 

Abram o coração para Deus... a vida longe do Criador é vazia e cheia de ilusão. Não fiquem revoltados e tristes por causa da punição (prisão), mas confiem no Coração Misericordioso de Jesus Cristo e busquem a santidade de vida.

Não abusem da Bondade de Jesus Cristo! Sejam sábios e se humilhem diante do nosso Salvador.

Infeliz da pessoa que abusa da Misericórdia de Jesus Cristo.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: Dirá, talvez, alguém: Já que Deus usou para comigo de tanta clemência no passado, espero que a tenha também no futuro. Eu, porém, lhe respondo: E por ter sido Deus tão misericordioso contigo, queres de novo ofendê-lo? Desse modo — diz São Paulo — desprezas a bondade e paciência de Deus. Ignoras que se o Senhor te suportou até agora, não foi para que continuasses a ofendê-lo, senão para que te penitencies do mal que fizeste? (Rm 2,4).

Deus aguarda o pecador a fim de que se emende; mas, quando vê que o tempo concedido para os pecados só serve para multiplicá-los, vale-se desse mesmo tempo para empregar a justiça. De sorte que o próprio tempo concedido, a mesma misericórdia outorgada, servirão para que o castigo seja mais rigoroso e o abandono mais imediato. E como é que Deus nos abandona? Ou envia a morte ao pecador que assim morre sem arrepender-se, ou o priva das graças abundantes e só lhe deixa a graça suficiente com que o pecador se poderia salvar, mas não se salva. Obcecada a mente, endurecido o coração, dominado por maus hábitos, a salvação lhe será moralmente impossível; e assim ficará, senão em absoluto, pelo menos moralmente abandonado (Preparação para a morte).

Lembrem-se de que a revolta e o desespero não resolvem os problemas, mas a oração e a confiança em Deus acalmam o coração agitado e angustiado.

Busquem a paz no Coração Santíssimo de Jesus Cristo... mantenham a calma e suportem as provações por amor a Deus.

Respeitem os policiais e funcionários que cuidam de vocês.

Aproveitem o tempo na prisão para ler a Sagrada Escritura e outros livros piedosos.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Jesus Cristo.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Espanhol

 

A los setenta y cuatro reclusos del Comando de la Policía Fronteriza del Puerto Suárez (Departamento de Santa Cruz – Provincia de Germán Busch) – Bolivia

 

Circular n. º 01

 

Anápolis, 29 de agosto del 2013

 

Estimados, recuerden continuamente de la misericordia del Creador y pídale perdón de los pecados. Nuestro Señor está dispuesto a perdonar de corazón contrito y humillado, "Yo aún no amaba y Él já me amaba" (San Pedro Julián Eymard).

 

Abran el corazón a Dios... la vida lejos del Creador es vacía y llena de ilusión. No se enojen ni entristezcan por causa de la pena (prisión), mas confíen en el Corazón Misericordioso de Jesús Cristo y busquen la santidad de la vida.

¡No abusen de la bondad de Jesucristo! Sean prudentes y humíllense delante de nuestro Salvador.

Infeliz la persona que abuse de la misericordia de Jesucristo.

San Alfonso María de Ligório escribe: Él dirá, tal vez a alguien: Puesto que Dios usó conmigo de tanta misericordia en el pasado, espero que la tenga también en el futuro. Sin embargo, le respondo: ¿Por qué Dios ha sido tan misericordioso, quieren ofenderlo de nuevo? Por lo tanto – San Paulo dice – desprecias la bondad y la paciencia de Dios. ¿Ignoras que si el Señor te ha soportado hasta ahora, no era que continuases ofendiéndolo, sino para que te penitencies del mal que hiciste? (Rom 2, 4).

Dios espera al pecador, a fin de que se corrija, mas, cuando ve que el tiempo concedido por los pecados sólo sirve para multiplicarlos, se vale de ese mismo tiempo para emplear la justicia. Así que el mismo tiempo concedido, la misma misericordia otorgada, servirán para que el castigo sea más riguroso y el abandono más inmediato. ¿Y cómo Dios nos abandona? O envía la muerte al pecador, que así, muere sin arrepentirse, o lo priva de las gracias abundantes y sólo le deja la gracia suficiente con que el pecador podría salvarse, mas no se salva. Enceguecida  la mente, endurecido el corazón, dominado por los malos hábitos, la salvación le será moralmente imposible, y así quedará, sino absolutamente, al menos, moralmente abandonado (Preparación para la muerte).

Recuerden que la angustia y la desesperación no resuelven los problemas, pero la oración y la confianza en Dios calma el corazón agitado y angustiado.

Busquen la paz en el Sagrado Corazón de Jesús... mantengan la calma y soporten las pruebas por amor a Dios.

Respeten a los policías y a los funcionarios que cuidan de ustedes.

Aproveche de su tiempo en la cárcel para leer las Escrituras y otros libros de piedad.

Yo les bendigo y les guardo en el corazón de Jesucristo.

Atentamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP

 

 

Outros trabalhos missionários na Bolívia