Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Unidade Prisional de Rialma – Rialma - GO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 23 de maio de 2016

 

Prezados detentos, sejam VIGILANTES... porque não sabemos o dia nem a hora do nosso encontro com Jesus Cristo... a morte não telefona nem avisa o momento da nossa passagem para a outra vida: “Atenção, e vigiai, pois não sabeis quando será o momento. Será como um homem que partiu de viagem: deixou sua casa, deu autoridade a seus servos, distribuiu a cada um sua responsabilidade e ao porteiro ordenou que vigiasse. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o senhor da casa voltará: à tarde, à meia-noite, ao canto do galo, ou de manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo. E o que vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mt 13, 33-37).

 

Feliz do detento que aceita com alegria, docilidade e obediência as provações e dificuldades que surgem no Presídio. Infeliz do preso que vive revoltado, amargurado e impaciente, esse não agrada a Deus, porque sofre sem aceitação... não sofre para o céu; mas sim, para o inferno: “Quem carrega a  cruz com paciência, salva-se; quem a carrega com impaciência, perde-se” (Santo Afonso Maria de Ligório).

O preso deve aceitar a PUNIÇÃO dada pela justiça. É melhor sofrer na prisão da terra do que sofrer no inferno. A prisão aqui na terra terá fim, mas a do inferno é para sempre.

O detendo deve RESPEITAR os policiais e todos os funcionários. O preso mal-educado não pode agradar a Deus.

É grande loucura promover motins e revoltas... só servem para piorar a situação: Ovelhas revoltadas que fogem do aprisco, acabam sendo devoradas por lobos... quem foge da prisão jamais viverá tranquilo e seguro, o seu coração estará sempre pulsando violentamente... A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. Quem vive com Deus está sempre livre, mesmo estando numa prisão. Quem vive com o Demônio está sempre preso, mesmo estando perambulando pelas ruas.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Unidade Prisional de Rialma.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Eterno e Imenso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

Ofício recebido do Senhor Anderson de Souza Oliveira,

Diretor da Unidade Prisional de Rialma

 

 

 

Fotos enviadas

 

 

 

 

 

 

 

 

Carta de agradecimento do Reverendíssimo Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

 

 

Anápolis, 19 de junho de 2016

 

Ao senhor Anderson de Souza Oliveira

Digníssimo Diretor da Unidade Prisional de Rialma

 

Caríssimo senhor, que o Deus, fonte da verdadeira paz, lhe proteja de todos os males e fortaleça o seu coração na luta contra esse mundo tão violento e inimigo do bem: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia” (Jo 15, 18-19).

 

Peço-lhe desculpas pela demora em responder, pois estou concluindo as 10 Circulares para os detentos do Mato Grosso do Sul (Cassilândia, Paranaíba, Três Lagoas, Coxim, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e mais duas que ainda não escrevi). O próximo estado será o Rio Grande do Sul.

Fiquei edificado com a educação, atenção e bondade do senhor em enviar-me um ofício e algumas fotos dos senhores encarcerados. Rezo por vocês todos os dias.

Com a permissão do senhor quero escrever outras Circulares para os senhores detentos de Rialma, pois a VIDA é MUITO CURTA... devemos FAZER o BEM AGORA, porque depois da morte não haverá mais possibilidade: “... seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens” (Rm 12, 17), e: “Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Ts 3, 13), e também: “Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado” (Tg 4, 17), e ainda: “Não desanimemos na prática da bem, pois, se não desfalecermos, a seu tempo colheremos” (Gl 6, 9).

Fiquei feliz em saber que alguns missionários estão preparando os senhores presos para o BATISMO e PRIMEIRA COMUNHÃO. Sem Deus é impossível mudar o coração de uma pessoa... todo trabalho longe de Deus é em vão.

Trabalhemos muito aqui na terra... “descansaremos” depois no céu. O céu é para sempre!

Que o Deus Infinito abençoe o senhor, os presos e funcionários desse presídio.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)