Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Unidade Prisional de Jataí – Jataí – GO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 24 de maio de 2016

 

Caríssimos detentos, aproveitem o tempo de RECLUSÃO para IMPLORAREM com SINCERIDADE a MISERICÓRDIA do Deus Todo-Poderoso e cheio de Amor. Deus PERDOA um coração ARREPENDIDO: “Coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas” (Sl 50, 19).

 

Feliz do preso que possui o coração CONTRITO e ESMAGADO, isto é, que reconhece os seus pecados e se arrepende de todos e pede com humildade o perdão de Deus.

É GRANDE LOUCURA ABUSAR da MISERICÓRDIA de Deus, isto é, PECAR e achar que está tudo bem... que Deus é um objeto em quem pode-se pisar e cuspir. Essa atitude é muito perigosa!

Deus é BOM, mas não é BOBO. Deus é PAI, mas não é PALHAÇO. É preciso tomar muito cuidado com a FALSA MISERICÓRDIA que está sendo pregada em muitos lugares... uma MISERICÓRDIA FALSA, AÇUCARADA, MELOSA e FABRICADA... ou melhor, uma ARMADILHA colocada no caminho da salvação das almas... uma  MISERICÓRDIA VENENOSA.  Isso não é RIGORISMO, mas é a VERDADE. Esse trecho da Palavra de Deus derruba por terra essa FALSA MISERICÓRDIA: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, paciência e longanimidade, desconhecendo que a benignidade de Deus te convida à conversão? Ora, com tua obstinação e com teu coração impenitente estás acumulando ira para o dia da ira e da revelação da justa sentença de Deus, que retribuirá a cada um segundo suas obras” (Rm 2, 4-6).

Os pregadores da FALSA MISERICÓRDIA estão trabalhando para colocar Jesus Cristo Sacramentado no coração dos ADÚLTEROS que vivem na LAMA do PECADO. Até parece que os ADÚLTEROS são deuses, e que o Deus Eterno se tornou um mendigo.

O arcebispo de Filadélfia (EUA), Monsenhor Charles Chaput disse: “Uma aproximação sincera de Deus sempre leva a um afastamento do pecado e do erro”.

O detento deve FUGIR dessa FALSA MISERICÓRDIA, porque Deus PERDOA somente um coração ARREPENDIDO e com SÉRIO PROPÓSITO de EMENDA. Deus NÃO AGRIDE o PECADOR... NÃO IMPÕE a sua MISERICÓRDIA ou o seu PERDÃO a quem NÃO o PEDE ou NÃO o quer receber. Deus não obriga o homem a amá-lo. Deus NÃO violenta nem força a criatura a abrir-se para a MISERICÓRDIA. Se a MISERICÓRDIA de Deus medisse UM METRO, a sua JUSTIÇA também mediria UM METRO: “Tão grande como a sua misericórdia é o seu castigo” (Eclo 16, 12), e: “É impossível ser no mesmo tempo amigo e inimigo de Deus e, portanto, quem não tivesse arrependimento nem firme propósito para um pecado, não podia receber o perdão de nenhum” (Monsenhor Cauly), e também: “Deus não pode perdoar o pecado senão quando se está resolvido a não recair, e seria fazer-lhe uma nova ofensa, dizer-lhe: ‘Acuso e arrependo-me’, quando no fundo do coração se está disposto a renovar o pecado, se se apresentar a ocasião” (Lactâncio).

O detento deve ser sábio e temente a Deus. O Criador quer que consideremos frequente e vivamente a sua MISERICÓRDIA, não para que nos acomodemos, nem para que nos sintamos justificados para pecar despreocupadamente, mas para que valorizemos o seu Amor (Pe. Luiz Fernando Cintra).

O preso deve saber que Deus nos ama muito mais do que nós o amamos, e que Ele nos amou antes que o amássemos. Isso deve levar o detento a buscar uma CONVERSÃO CONTÍNUA... UMA MUDANÇA RADICAL NO COMPORTAMENTO.

Infeliz do preso que se fecha no seu egoísmo, ódio e revolta... esse jamais será feliz, porque DIZ NÃO para a BONDADE de Deus. O detento que age assim assemelha-se às almas dos CONDENADOS ao INFERNO. Deus AMA as almas dos CONDENADOS ao INFERNO, mas elas se fecham ao seu amor.

O detento deve OBEDECER e RESPEITAR os policiais, funcionários e os companheiros de cela. O preso que promove motins e revoltas é amigo de Satanás e transforma o presídio num “pequeno inferno”.

A VERDADEIRA LIBERDADE não consiste em estar fora da cadeia, mas sim, em estar com Deus no coração. Milhões de pessoas estão soltas nas ruas das cidades e são prisioneiras das drogas, assassinatos, ódio, vingança e roubos, isto é, são amigas do Demônio... não são LIVRES.

Deus quer que cada detento MUDE de VIDA... deixando de lado o ódio e a revolta, e colocando no coração a PAZ, FELICIDADE, RESPEITO e AMOR ao PRÓXIMO.

A pior prisão não é a cadeia aqui da terra; mas sim, a prisão do inferno que é eterno. É melhor sofrer aqui na terra e ir para o céu após a morte, do que morrer longe de Deus e queimar eternamente nas chamas infernais.

AMEM a Deus enquanto é tempo... façam o bem porque a vida passa para não mais voltar. A vida é curta... muito breve!

Suportem a PUNIÇÃO dada pela justiça com PACIÊNCIA. A REVOLTA não faz bem para o corpo nem para a alma. Antes da REVOLTA é preciso dar uma olhada no passado e perguntar: Por que estou aqui?

A cadeia não foi construída para os ANJOS, mas eles acompanham vocês na prisão... cada preso possui um anjo; mesmo o preso que nunca quis ser “anjo”.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Unidade Prisional de Jataí.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Poderoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)