Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Unidade Prisional de Catalão – Catalão – GO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 01 de junho de 2016

 

Estimados detentos, PEÇAM o PERDÃO de Deus enquanto é tempo e NÃO ABUSEM da sua MISERICÓRDIA cometendo pecados e mais pecados, porque Deus é BOM, mas também é JUSTO: “Porque sua ira está tão pronta como sua misericórdia; e sua cólera fita os pecadores” (Eclo 5,6).

 

Hoje, infelizmente, está sendo pregada uma FALSA MISERICÓRDIA. Milhares de pregadores enxergam erroneamente somente uma FACE de Deus, isto é, a FACE da MISERICÓRDIA, deixando de lado a FACE da JUSTIÇA... deixando os PECADORES RELAXADOS ainda MAIS RELAXADOS e CONFORMADOS com os seus pecados: “O Senhor é bom; mas também é justo. Não queiramos considerar unicamente uma das faces de Deus” (São Basílio Magno), e: Tolerar quem se serve da bondade de Deus para mais o ofender, é antes injustiça que misericórdia” (Pe. Ávila).

O trecho da Palavra de Deus em São Mateus 11, 20- 24 derruba por terra a FALSA MISERICÓRDIA que está sendo pregada em todo o mundo: “Então começou a verberar as cidades onde havia feito a maior parte dos seus milagres, por não se terem arrependido: ‘Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito se teriam arrependido, vestindo-se de cilício e cobrindo- se de cinza. Mas eu vos digo: No Dia do Julgamento haverá menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. E tu, Cafarnaum, por acaso te elevarás até o céu? Antes, até o inferno descerás. Porque se em Sodoma tivessem sido realizados os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje. Mas eu vos digo que no Dia do Julgamento haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para vós’”.

Jesus Cristo é o Deus do AMOR, mas NÃO HÁ n’Ele MELOSIDADE, FALSIDADE e BAJULAÇÃO. Ele PERDOA chamando o pecado de pecado e EXIGE MUDANÇA de VIDA: “Disse, então, Jesus: ‘Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante NÃO PEQUES MAIS’” (Jo 8, 11). Deus PERDOA qualquer pecado, mas EXIGE uma MUDANÇA de VIDA.

Quem ABUSA da BONDADE de Deus irá para o INFERNO, como aconteceu com Judas Iscariotes: A clemência foi prometida a quem teme a Deus e não a quem abusa dela” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “Acautelai-vos quando o demônio (não Deus) vos promete a misericórdia divina com o fim de que pequeis” (São João Crisóstomo), e também: “Ai daquele que para pecar confia na esperança! A quantos essa vã ilusão tem enganado e levado à perdição” (Santo Agostinho), e ainda: “Desgraçado daquele que abusa da bondade de Deus para ofendê-Lo mais! Lúcifer foi castigado por Deus com tão assombrosa presteza, porque, ao rebelar-se esperava não ser punido” (São Bernardo de Claraval), e: Por essa causa Judas se condenou porque se atreveu a pecar confiando na clemência de Jesus Cristo” (São João Crisóstomo).

O detento deve TEMER e RESPEITAR a Deus, deixando de lado a VIDA de PECADO e IMPLORAR a MISERICÓRDIA do CRIADOR, prometendo-lhe MUDANÇA RADICAL de VIDA. É muito PERIGOSO OFENDER a Deus confiando no seu PERDÃO: “Quem ofende a Deus confiado na esperança de ser perdoado, é um escarnecedor e não um penitente” (Santo Agostinho).

Deus CRIOU o detento para o céu! Feliz do preso que se aproxima do sacerdote para CONFESSAR os seus pecados prometendo MUDAR de VIDA... que expulsa do coração a VINGANÇA, o ÓDIO, a REVOLTA e o desejo de realizar MOTINS e TUMULTOS. A CONFISSÃO é o sacramento da PAZ e da ALEGRIA.

O detento BRIGUENTO transforma o presídio num “pequeno inferno”. O preso EDUCADO e BONDOSO transforma a cadeia num “pequeno céu”.

O preso deve RESPEITAR os policiais, funcionários e companheiros de cela. É preciso lembrar com frequência que Deus VÊ TUDO e SABE de TUDO.

Tenham PACIÊNCIA diante das provações; é melhor sofrer na cadeia da terra do que sofrer na “prisão” do inferno que é para sempre. A verdadeira liberdade não consiste em viver longe do presídio; mas sim, em possuir Deus no coração.

Milhões de pessoas gritam todos os dias pela LIBERDADE, mas são ESCRAVAS das drogas, bebidas, sexo e do ódio.

Longe de Deus não há liberdade.

O detento que FOGE da prisão vive numa inquietação infernal... anda sempre assustado e o seu sono é um contínuo pesadelo.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Unidade Prisional de Catalão.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)