Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Agência Prisional de Mineiros – Mineiros – GO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 02 de junho de 2016

 

Caríssimos detentos, OCUPEM BEM o TEMPO na cadeia: estudando, lendo bons livros, rezando, trabalhando... realizando todas as AÇÕES para agradar a Deus, porque a OCIOSIDADE não agrada ao Criador: “A ociosidade traz a pobreza e a penúria, porque a mãe da indigência é a ociosidade” (Tb 4, 13).

 

O detento é chamado por Deus para REALIZAR BOAS OBRAS dentro do presídio... o mesmo não pode VIVER de braços cruzados, inativo, mergulhado na preguiça e no comodismo: “Por conseguinte, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem” (Gl 6, 10), e: “… vem a noite, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9, 4).

Infeliz do preso que vive na OCIOSIDADE... a AMARGURA  e a ANGÚSTIA reinarão em seu interior: Mente vazia, oficina do diabo... quem vive desocupado não poder ser feliz, porque não entesoura para o céu...  o coração do ocioso está sempre revoltoso e inquieto... para agradar a Deus é preciso ocupar o tempo com obras edificantes.

O detento pode ser MUITO FELIZ atrás das grades! Para que isso aconteça, é preciso que o mesmo REALIZE TODAS as AÇÕES por amor a Deus e com alegria... é preciso manter o coração unido a Deus, afastando do coração tudo aquilo que não agrada a Nosso Senhor: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 99, 2).

O preso OCIOSO, PREGUIÇOSO e DESOCUPADO é um PERIGO para os policiais e funcionários do presídio; o mesmo está sempre TRAMANDO, ARMANDO e CONSPIRANDO contra todos os presos e dirigentes. É preciso manter os detentos sempre OCUPADOS, ou melhor, OCUPADÍSSIMOS.

Deus quer que o detento BUSQUE a SANTIDADE de VIDA... expulsando do coração o ÓDIO, a VINGANÇA e o desejo de realizar MOTINS e ARRUAÇAS. Quem está no FUNDO do POÇO não deve CAVAR mais, tornando a situação quase irreparável; pelo contrário, deve confiar na BONDADE de Deus e VIVER como bom filho do Criador para reparar as PÉSSIMAS AÇÕES cometidas no passado. Deus PERDOA o preso que se ARREPENDE dos seus PECADOS e MUDA de VIDA: “Mesmo que os vossos pecados sejam como escarlate, tornar-se-ão alvos como a neve; ainda que sejam vermelhos como carmesim, tornar-se-ão como a lã” (Is 1, 18). Deus quer que o preso seja SANTO, tirando do coração o que lhe desagrada: “As vossas mãos estão cheias de sangue: lavai-vos, purificai-vos! Cessai de praticar o mal, aprendei a fazer o bem!” (Is 1, 16-17).

O preso deve trazer sempre diante dos olhos a BREVIDADE da VIDA... essa VIDA é CURTA para ser usada para praticar MÁS AÇÕES. Hoje, dificilmente alguém chega aos OITENTA ANOS: “Setenta anos é o tempo da nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa; e a maior parte deles é fadiga e mesquinhez, pois passam depressa, e nós voamos” (Sl 90, 10). É preciso aproveitar cada minuto para REALIZAR somente o que AGRADA a Deus. O preso que FECHA o coração para o BEM, fecha-o também para Deus... para o céu. O detento que não se ARREPENDE das MÁS AÇÕES realizadas irá para o inferno... os seus amigos serão os Demônios no “Presídio” eterno.

Feliz do detento que RESPEITA os policiais, funcionários e companheiros de cela... que aceita com SERENIDADE a PUNIÇÃO dada pela justiça e que espera com PACIÊNCIA a hora certa de deixar a prisão sem promover MOTINS e ASSASSINATOS.

A pior de todas as prisões não é esta aqui da terra; mas sim, a prisão do INFERNO... porque é eterna. Lá não existe banho de sol, mas banho de FOGO... e FOGO que não se apaga.

Feliz do preso que RECONHECE os seus ERROS com HUMILDADE e SINCERIDADE, como o fez o bom ladrão São Dimas repreendendo o mau ladrão chamado Gestas: “Um dos malfeitores suspensos à cruz o insultava, dizendo: ‘Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós’. Mas o outro, tomando a palavra, o repreendia: ‘Nem sequer temes a Deus, estando na mesma condenação? QUANTO A NÓS,  É DE JUSTIÇA; ESTAMOS PAGANDO POR NOSSOS ATOS; MAS ELE NÃO FEZ NENHUM MAL’” (Lc 23, 39-41). Jesus Cristo que PERDOA um coração ARREPENDIDO disse ao bom ladrão: “Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43).

O VERDADEIRO HOMEM é aquele que RECONHECE os seus ERROS e LUTA para MUDAR de VIDA: “Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, perdoai os meus pecados que são tantos!” (Sl 24, 11).

Cuidado com os ASSASSINATOS: “Não matarás” (Ex 20, 13), e: “Quem derrama o sangue do homem pelo homem terá seu sangue derramado. Pois à imagem de Deus o homem foi feito” (Gn 9, 6).

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Agência Prisional de Mineiros.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Infinito abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)