Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Unidade Prisional de São Luís de Montes Belos – São Luís de Montes Belos – GO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 03 de junho de 2016

 

Estimados detentos, BUSQUEM a VERDADEIRA LIBERDADE… feliz do preso que possui a LIBERDADE que vem de Deus: “Comportai-vos como homens livres, não usando a liberdade como cobertura para o mal, mas como servos de Deus” (1 Pd 2, 16).

 

A VERDADEIRA LIBERDADE não está nas ruas, nas fazendas, nas montanhas, nos lagos… nem nos presídios. A VERDADEIRA LIBERDADE consiste em POSSUIR Deus no coração, EXPULSANDO dele o PECADO, que é a maior de todas as desgraças. Quem possui Deus é LIVRE, onde quer que esteja: “Se, pois, o Filho vos LIBERTAR, sereis, realmente, LIVRES” (Jo 8, 36).

O detento que POSSUI Deus na alma é LIVRE mesmo vivendo atrás das grades… ele POSSUI a PAZ e a ALEGRIA que o mundo não pode dar. Uma pessoa pode viver perambulando pelas ruas de uma cidade, pelos campos de uma fazenda, pelas montanhas e lagos… e ser PRISIONEIRA de Satanás… porque não possui Deus, vive uma falsa liberdade. Quem vive no pecado é ESCRAVO do Demônio. Feliz do preso católico que se aproxima do Sacramento da Confissão com frequência.

Para alcançar a LIBERDADE é preciso BUSCAR com SINCERIDADE a VERDADE… somente a VERDADE pode LIBERTAR uma pessoa: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32). Quem busca a MENTIRA é ESCRAVO do Demônio, porque ele é o pai da mentira: “Vós sois do diabo, vosso pai… porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8, 44).

Milhões de pessoas GRITAM pela LIBERDADE… e são as que mais cadeias suportam; porque buscam a LIBERDADE no lugar errado, longe de Deus e da VERDADE.

Milhares de detentos pensam erroneamente sobre a LIBERDADE… querem deixar a prisão das grades para viverem nesse mundo mergulhados no vício: FALSA LIBERDADE! Ser livre é possuir Deus na alma… é viver na presença do Criador… é obedecer os Mandamentos de sua Lei… é fazer o bem. E isso o preso pode fazer vivendo atrás das grades.

O preso que RESPEITA os policiais, funcionários e companheiros de cela também é LIVRE. O detendo que REALIZA o BEM, que TRABALHA com alegria e responsabilidade é LIVRE. O preso que EVITA participar de MOTINS e ARRUAÇAS também é LIVRE. O detento que aceita com SERENIDADE a PUNIÇÃO dada pela justiça e que espera com PACIÊNCIA a hora certa de sair da prisão é LIVRE.

Muitos presos querem ser LIVRES como o pássaro, que, sem dificuldade, voa pelos ares cortando o espaço, mas VIVEM PRESOS à casa do vício que os lançam na MISÉRIA, consumindo-lhes a vida. Isso não é ser LIVRE!

Infeliz do detento que BUSCA a LIBERDADE ESCRAVA. Quer ser LIVRE, mas MAQUINA MATAR o companheiro no horário do banho de sol… traz o PUNHAL do ÓDIO e da VINGANÇA no coração para ferir o próximo na hora do almoço. Isso não é LIBERDADE; mas sim, é uma TERRÍVEL e PERIGOSA ESCRAVIDÃO.

O detento que VIVE na PRESENÇA de Deus transforma uma cela cercada de muros, arames e policiais numa CAPELA (pequena igreja) inundada de PAZ, FELICIDADE e ALEGRIA… basta querer! Mas o preso REVOLTOSO e REBELDE transforma a cela num “pequeno inferno”… ele vai sofrer aqui na terra e depois da morte no Inferno Eterno junto com os Demônios.

É muito triste ouvir que existe detento de ALTA PERICULOSIDADE. Deus não criou o homem para a VIOLÊNCIA, ASSASSINATO, ROUBO mas para ser SANTO (1 Ts 4, 3. 7), para REALIZAR o BEM (2 Ts 3, 13), para ser SAL da terra e LUZ do mundo (Mt 5, 13-14).

O preso também comparecerá, após a morte, diante de Deus para prestar contas de sua vida. Ninguém escapará do julgamento: “E como é um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento” (Hb 9, 27).

SEJAM HOMENS da PAZ… EDUCADOS e AMIGOS de DEUS.

SUPORTEM AS PROVAÇÕES COM PACIÊNCIA. Afastem do coração o desejo de MOTINS, REBELIÕES e VINGANÇAS.

LUTEM todos os dias para CONQUISTAR o céu. É preciso LUTAR sem DESANIMAR. O DESANIMADO será sempre um FRACASSADO.

TODOS precisam de Deus… quem não possui Deus, possui o Demônio por amigo.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Unidade Prisional de São Luís de Montes Belos.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)