Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Unidade Penal de Cassilândia – Cassilândia – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 06 de junho de 2016

 

Caríssimos detentos, ABRAM o coração para o Deus Criador e CONFIEM na sua BONDADE INFINITA. Quem se apoia no AMOR de Deus não pode se DESESPERAR: “Celebrai a Deus porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre!” (Sl 118, 1).

 

O preso DEVE ACEITAR a PUNIÇÃO dada pela justiça com muita PACIÊNCIA; é melhor sofrer aqui na terra, do que sofrer nas chamas do inferno depois da morte. Feliz do detento que RESPEITA os policiais, funcionários e companheiros da cela... esse agrada a Deus e entesoura tesouros no céu. Mas o preso que promove MOTINS e REBELIÕES piora a situação e não agrada a Deus, porque põe a vida de muitas pessoas em perigo. O REVOLTADO faz PIORAR a sua situação, porque planejando FUGA e REBELIÃO, CAVA ainda mais o seu ABISMO e perde a confiança e amizade de todos.

É grande sabedoria fazer uma “REBELIÃO” no próprio CORAÇÃO... EXPULSANDO dele o ÓDIO, a VINGANÇA, a IRA, a REBELDIA, as BRIGAS e REVOLTAS. Deus quer que o preso tenha um coração TRANQUILO e PACÍFICO. Ao invés de jogarem camas, colchões, panelas, pratos e outros pelas janelas... joguem as pirraças, maldades, implicâncias, invejas e planos maldosos para longe da “cela” do coração... ISSO SIM, AGRADA A DEUS.

O detento não é um objeto, um monturo, um verme... por pior que seja, é filho de Deus... foi criado para ser SANTO, para ir para o céu... depende dele, porque o Criador respeita a liberdade da criatura. Deus não obriga ninguém a mudar de vida... Ele espera, mas não espera sempre.

O preso deve “mergulhar” na BONDADE de Deus e MUDAR de VIDA. Deus ama as almas que estão no inferno... a sua MISERICÓRDIA é grande; mas é grande loucura ABUSAR dela.

O preso precisa conhecer essa grande verdade: Deus já o amava antes da criação do mundo... Nosso Senhor amou o detento antes de ser amado por ele, amou-o com um amor eterno (Jr 31, 3)... Deus amou o preso antes do mesmo nascer... desde que Deus é Deus, sempre  tem amado o detento; desde que se amou a si mesmo, também o amou. Diante dessa grande verdade, é muito perigoso o preso permanecer com o coração DURO e INDIFERENTE para com o Criador.

O detento deve ser uma PESSOA SINCERA, isto é, examinar a consciência e RECONHECER os seus ERROS... somente assim será possível ABRIR o coração para Deus e RECEBER o seu PERDÃO. Todos somos pecadores e Deus sabe disso... os santos também pecaram: “Não existe um homem tão justo sobre a terra que faça o bem sem jamais pecar” (Ecl 7, 20), e: “Se dissermos: ‘Não temos pecado’, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós” (1 Jo 1, 8). Não devemos usar esses trechos da Palavra de Deus para justificar os nossos PECADOS; mas sim, para abandoná-los.

O HOMEM VERDADEIRO reconhece seus erros e trabalha para MUDAR de vida; enquanto que o HOMEM COVARDE procura se justificar tentando tapar o sol com a peneira.

O preso deve agradecer as palavras SINCERAS dos amigos e parentes: “Sempre é melhor a dor que vem da sinceridade do que a vaidade que vem da bajulação! A sinceridade dos amigos não pode consistir em dizer que os nossos erros não são erros. Confia mais na sinceridade de quem te diz o que tem contra do que nas palavras de quem só te bajula” (Pe. Orlando Gambi).

O detendo deve buscar a VERDADEIRA LIBERDADE. Ela não consiste em viver longe das grades; mas sim, em possuir Deus no coração. Quem possui Deus na alma é LIVRE, mesmo estando atrás das grades.

Ocupem o TEMPO da RECLUSÃO com trabalhos, leitura espiritual, assuntos edificantes... Não joguem a vida fora vivendo perigosamente. Cuidado com BRIGAS e ASSASSINATOS!

A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota... A violência não é força, mas fraqueza, nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora... Violência gera violência, os fracos julgam e condenam; porém os fortes perdoam e compreendem... A violência é o último refúgio do incompetente.

O preso que foge da prisão nunca está tranquilo... está sempre inquieto e assustado; até um cabo de vassoura o faz tremer. Por isso, é melhor ter PACIÊNCIA e esperar a hora certa para deixar a cadeia... sem MOTINS e REBELIÃO.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Unidade Penal de Cassilândia.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Verdadeiro abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)