Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Estabelecimento Penal de Paranaíba – Paranaíba – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 07 de junho de 2016

 

Estimados detentos, NÃO DESANIMEM diante das QUEDAS e FRAQUEZAS, mas inclinem a cabeça diante do Deus CHEIO de AMOR que atende um coração humilde e confiante: “Ó Deus, cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito” (Sl 50, 12).

 

O preso deve RESPEITAR os policiais, funcionários e companheiros de cela. Ele deve EXPULSAR do coração a REBELDIA, a MALDADE e o desejo de realizar MOTINS e REBELIÃO. O detento que TRAMA dentro do presídio CAVA ainda mais o seu ABISMO e fica marcado pela justiça. Isso não é bom, porque a sua situação só vai piorando. É preciso ACEITAR com PACIÊNCIA a PUNIÇÃO dada pela justiça e esperar a hora certa de deixar a prisão.

O preso REVOLTADO segura a “brasa” da REVOLTA com a própria mão e acaba se queimando... A REVOLTA prejudica o corpo e a  alma... O RAIVOSO vive deitado sobre o punhal da angústia... A raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram... A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos... Nem para o cachorro a raiva faz bem... Um detento REVOLTADO e RAIVOSO transforma o presídio num “pequeno inferno”.

Feliz do preso que aproveita o tempo de RECLUSÃO para CONHECER MELHOR a Jesus Cristo, nosso melhor AMIGO. Para CONHECER Jesus é preciso MEDITAR com atenção os Evangelhos segundo São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

Caso o detento queira, pode ter um GRANDE AMIGO dentro da “cela” do seu coração... um AMIGO que o ajudará a SUPORTAR as PROVAÇÕES, DIFICULDADES e SOFRIMENTOS de cada dia: esse AMIGO é Jesus Cristo.

Nosso Senhor Jesus Cristo NÃO OBRIGA NINGUÉM a ser seu amigo... NÃO AGRIDE o coração do homem... NÃO VIOLENTA a sua VONTADE... NÃO FORÇA a amizade das criaturas. Mas, para o detento ser amigo de Jesus Cristo, é preciso que EXAMINE a CONSCIÊNCIA, ARREPENDA dos PECADOS e FAÇA um SÉRIO PROPÓSITO de MUDANÇA de VIDA: “Deus não impõe a sua misericórdia ou o seu  perdão a quem não o pede ou não o quer receber. Deus não obriga o  homem a amá-lo” (Pe. Luiz Fernando Cintra).

Só é possível existir a VERDADEIRA PAZ na cela de um presídio, se cada preso possuir Jesus Cristo na “cela” do seu coração... a PAZ reina somente onde Jesus Cristo está: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá” (Jo 14, 27).

Feliz do detento que ABRIU o coração para Jesus Cristo e que ENTROU na sua AMIZADE.

Quando Jesus está presente tudo é suave e nada há que pareça difícil; quando, porém, está ausente, tudo se torna penoso. O preso que POSSUI Jesus VIVE FELIZ, mesmo estando atrás das grades... porque Jesus o torna LIVRE.

Jesus Cristo é o nosso melhor AMIGO… nosso único amor… o divino Esposo da nossa alma… nosso soberano… nosso poderoso Mestre… nosso divino Mestre… nosso soberano sacrificador… o único bem da nossa alma… o médico e o remédio da nossa pobre alma… nossa alegria e consolação.

Jesus Cristo é o melhor AMIGO AMIGO confidente, fiel e dedicado. Só n’Ele podemos encontrar esses predicados… feliz da pessoa que entrou na sua doce amizade.

Quem escolheu Jesus por AMIGO pôs-se à sombra de boa árvore… árvore frondosa e sombreada; pois em Jesus Cristo terá um escudo que a toda hora do dia e da noite o estará protegendo contra os assaltos de seus inimigos.  Em Jesus terá um braço forte que pelejará por ele e lhe dará a vitória na tentação.

Quem entrou na amizade de Jesus Cristo pôs-se no caminho da salvação, porque ser seu amigo é ser amigo de Deus, do bem e da virtude.

Para ser amigo de Jesus é necessário ser inimigo do mundo, do demônio e do pecado… a sua amizade é exigente… exige mudança de vida… mudança total.

O detento que possui Jesus Cristo no coração é PORTADOR da PAZ... ele transforma a cela num “pequeno céu”.

Não há paz onde Deus não faz falta... Só Deus é que pode dar a paz num instante... A paz é toda quando Deus é tudo... Ao mesmo tempo que tiras a paz dos outros, deixas de tê-la... Prefiro a paz que sofre a ter alegrias sem paz... Com a paz começa o céu. Sem ela só há inferno... Com a paz suportarás tudo. Sem ela a vida te esmagará (Pe. Orlando Gambi).

A VERDADEIRA PAZ é aquela que brota de um coração cheio de Deus.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Estabelecimento Penal de Paranaíba.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Poderoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)