Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária de Três Lagoas – Três Lagoas – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 08 de junho de 2016

 

Prezados detentos, SEJAM AMIGOS do BEM... quem FAZ o BEM entesoura preciosos tesouros no céu e agrada muito a Deus. É preciso FAZER o BEM enquanto é tempo, porque a VIDA é CURTA: “Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Ts 3, 13).

 

O preso não deve piorar a sua situação CAVANDO um ABISMO, isto é, realizando MÁS OBRAS; pelo contrário, deve RESPEITAR os policiais, funcionários e companheiros de cela... deve OCUPAR o tempo com AÇÕES EDIFICANTES, como a Palavra de Deus ordena:  “Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso ou que de qualquer modo mereça louvor” (Fl 4, 8). Aquele que vive organizando MOTINS e REBELIÕES não pode agradar a Deus e dificilmente entrará no céu... quem organiza isso põe muitas pessoas em perigo. O detento deve ACEITAR com PACIÊNCIA e HUMILDADE a PUNIÇÃO dada pela justiça e esperar a hora certa de deixar a prisão.

Feliz do preso que aproveita o tempo de RECLUSÃO para EXPULSAR do coração tudo o que desagrada a Deus: o ÓDIO, a VINGANÇA, a IMORALIDADE, a FOFOCA, a INVEJA, a REVOLTA, a CALÚNIA, a MALDADE... Deus não criou o preso para ser do Demônio; mas sim, para ser d’Ele... por isso, o mesmo deve ABANDONAR o caminho das TREVAS e SEGUIR com FIDELIDADE o caminho da LUZ: “Por conseguinte, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos, mas, sobretudo, para com os irmãos na fé” (Gl 6, 10).

O detento foi criado por Deus para ser SANTO. Cometer ERROS não significa que o preso está PERDIDO. Ele pode ser LUZ deixando as TREVAS... depende dele! Jesus Cristo veio para os pecadores... é preciso ABRIR o coração para o Salvador e ABANDONAR o que lhe desagrada. LONGE de Jesus Cristo é impossível alguém mudar de vida... somente a GRAÇA de Deus pode ajudar alguém reconquistar o que perdeu.

O detento só é feliz quando realiza o BEM... Quem pode fazer o BEM e não o faz é covarde e vive no vazio... Deixar de realizar o BEM é enveredar pelo caminho da maldade... Não basta fazer o BEM, mas é preciso fazê-lo bem feito, com perfeição... O preso que não pratica a maldade já está realizando um grande BEM.

O preso que praticou muitas coisas MÁS no passado deve APAGAR essa marca do crime realizando o BEM; sendo uma pessoa EDUCADA, BONDOSA, GENTIL, OBEDIENTE e TEMENTE a Deus. Deus perdoa todos os pecados, mesmo os mais horríveis... mas exige o ARREPENDIMENTO e PROPÓSITO de MUDANÇA de VIDA.  Todos os homens podem cair num erro, mas só os idiotas perseveram nele.

O detento católico deve pedir a presença de um sacerdote para se confessar. A Confissão é o sacramento da ALEGRIA e da PAZ. Além da Confissão é preciso ler bons livros, principalmente a Bíblia, rezar orações piedosas e VIVER na PRESENÇA de Deus: “Quem confia em Deus é feliz” (Pr 16, 20).

É grande sabedoria preencher o dia realizando BOAS OBRAS. Cada BOA OBRA praticada com amor e alegria é um tesouro guardado no livro da vida. Deus VÊ TUDO! SABE de TUDO! Deus PREMIA as BOAS OBRAS!

O detendo que ocupa o tempo da sua RECLUSÃO para organizar MOTINS, REBELIÕES, BRIGAS... para semear DISCÓRDIA, ÓDIO, VIOLÊNCIA... agrada ao Demônio e entesoura no inferno.

O preso que vive com Jesus no coração transforma a cela onde vive num “pequeno céu”; porque onde Jesus está presente reina a PAZ, a BONDADE, o RESPEITO, o AMOR e a ALEGRIA.

Sejam HOMENS SINCEROS reconhecendo os ERROS do PASSADO e LUTEM para CORRIGI-LOS. Deus ama a pessoa verdadeira e despreza quem mente: “O que fala mentiras não permanecerá diante dos meus olhos” (Sl 100, 7).

Feliz do detento que REZA todos os dias! Ele deve pedir a Deus que o ILUMINE... que FORTALEÇA sua fraqueza... que o DEFENDA de sua carne, do mundo e do Demônio... que o RESSUSCITE a uma vida espiritual mais vigorosa... que AFASTE dele a indolência... que o AJUDE a vencer o respeito humano... que o FORTALEÇA na luta contra as tentações.

SEM ORAÇÃO É IMPOSSÍVEL ALGUÉM MUDAR DE VIDA: “Quem reza se salva; quem não reza se condena” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam da Penitenciária de Três Lagoas.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)