Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Estabelecimento Penal de Coxim – Coxim – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 09 de junho de 2016

 

Caríssimos detentos, EXPULSEM do coração toda MALDADE, principalmente a VINGANÇA... ela não pode AGRADAR a Deus: “Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Deus” (Lv 19, 18).

 

Feliz do preso que RESPEITA os policiais, funcionários e companheiros de cela; esse age com sabedoria e agrada a Deus. Infeliz do detento REBELDE e VIOLENTO, que promove MOTINS e REBELIÕES; esse piora a sua situação e CAVA um ABISMO para a sua própria destruição: “Ele cava e aprofunda um buraco, mas cai na cova que fez. Sua maldade se volta contra ele, sobre o crânio lhe cai a própria violência” (Sl 7, 16-17).

O detento VINGATIVO, isto é, que se alimenta do “prato” frio e congelado da VINGANÇA jamais será feliz. Ser JUSTO é uma coisa, ser VINGATIVO é outra. O preso VINGATIVO joga uma pedra para cima e cai uma montanha em sua cabeça... será esmagado pela própria VINGANÇA. Quem GOSTA de VINGAR deve CAVAR dois TÚMULOS, ou melhor, TRÊS, um também no inferno. A mão poderosa de Deus pesa sobre a cabeça do VINGATIVO: “Não digas: vingar-me-ei do mal; espera por Deus e ele te salvará” (Pr 20, 22).

O preso VINGATIVO possui um coração duro e selvagem; Deus não habita num coração que TRAMA contra a vida alheia. Muitos dizem que a VINGANÇA é DOCE... grande mentira! Ela é AMARGA e mergulha o coração do VINGATIVO num oceano de INQUIETAÇÃO e AFLIÇÃO.

O detento que grita OLHO por OLHO, pode até cegar o seu companheiro de cela, mas também morrerá cego espiritualmente, porque Deus não abençoa um coração cheio de VINGANÇA. A pior cegueira não é a física, mas a espiritual... porque viver sem Deus é a maior de todas as desgraças.

Feliz do preso que “VINGA SANTAMENTE”, isto é, que não IMITA os CORAÇÕES VINGATIVOS... essa é a melhor “VINGANÇA”: esquecer as injúrias, provocações e zombarias. Deus AMA quem “VINGA SANTAMENTE”: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12, 21).

O detento que VINGA iguala-se ao inimigo; são dois cavalos selvagens que trocam coices... com certeza irão “abraçados” para o inferno.

O preso VINGATIVO transforma a cadeia num vulcão em erupção e a cela numa frigideira com óleo fervente... porque uma VINGANÇA puxa outra.

Feliz da pessoa que VIVE SANTAMENTE na prisão... que FAZ o BEM, que PERDOA, que REZA... essa é a melhor maneira de se VINGAR: “Abençoai os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis” (Rm 12, 14).

VIVER BEM É A MELHOR VINGANÇA... SER LUZ É A MELHOR VINGANÇA... ESQUECER AS PROVOCAÇÕES É A MELHOR VINGANÇA... SER SANTO É A MELHOR VINGANÇA.

O detento é filho de Deus e deve transformar a sua cela num “pequeno céu” dando o BOM EXEMPLO de UNIÃO, como ordena a Palavra de Deus: “Que vosso amor seja sem hipocrisia, detestando o mal e apegados ao bem; com amor fraterno, tendo carinho uns para com os outros, cada um considerando o outro como mais digno de estima. Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor, alegrando-vos na esperança, perseverando na tribulação, assíduos na oração, tomando parte nas necessidades dos santos, buscando proporcionar a hospitalidade” (Rm 12, 9-13).

Feliz do preso que RECONHECE seus ERROS e LUTA para MUDAR de VIDA.

Jogar camas, colchões, cadeiras, mesas e panelas pela janela não levará ninguém para o céu; pelo contrário, aumentará o ABISMO entre o preso e a justiça. Mas o ARREPENDIMENTO dos ERROS cometidos abrirá a porta do céu para o preso: “Ninguém pode exigir tudo de nós, mas todos podem esperar de nós o melhor” (Pe. Orlando Gambi).

O bom ladrão, São Dimas, ensina que um presidiário pode ser santo... basta ARREPENDER-SE e MUDAR de VIDA; enquanto que o mau ladrão, chamado Gestas, ensina aos presos que a REBELDIA só serve para agradar ao Demônio e “povoar” o inferno de almas.

O preso deve ACEITAR com HUMILDADE a PUNIÇÃO dada pela justiça; e ESPERAR com PACIÊNCIA a hora certa de deixar a cadeia. Quem foge da prisão vive um pesadelo contínuo.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Estabelecimento Penal de Coxim.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Misericordioso e Justo abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)