Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Estabelecimento Penal de Aquidauana – Aquidauana – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 10 de junho de 2016

 

Estimados detentos, NÃO fiquem DESANIMADOS diante dos FRACASSOS... mas, com os olhos filhos em Deus, LUTEM em BUSCA da VITÓRIA. Há na vida algo pior que o FRACASSO: é não haver feito a TENTATIVA: “As decepções generosamente aceitas são tão eficazes quanto os êxitos. Não há fracasso definitivo, vida perdida, males sem remédio. A partir de cada falta, de teus fracassos, de teus pecados, Deus propõe-te um plano de redenção melhor do que se não tivesses pecado...” (Pe. Gaston Courtois).

 

Infeliz do preso que fica DESANIMADO diante do FRACASSO... que perde a VONTADE de LUTAR... que CRUZA os braços e que não OLHA para o céu; esse NÃO POSSUI o VERDADEIRO AMOR no coração. Para quem crê no amor e aprende a amar, humilde e pacientemente, nenhum fracasso é definitivo, nenhum mal, irremediável.

O detento deve ser um VENCEDOR! Ele é filho de Deus e foi criado para VENCER na VIDA... VENCER mesmo estando atrás das grades, porque para ser VENCEDOR é preciso POSSUIR Deus no coração... NÃO EXISTE VITÓRIA LONGE de Deus.

Para VENCER, o preso deve fazer uma “REBELIÃO” no próprio coração, expulsando dele tudo o que DESAGRADA a Deus e ofende ao próximo. Feliz do presidiário que VIVE SANTAMENTE dentro do presídio! Que RESPEITA os policiais, funcionários e companheiros de cela... que NÃO promove MOTINS nem REBELIÕES. Ser VENCEDOR não significa jogar camas, colchões, cadeiras, mesas e panelas pelas janelas; mas sim, respeitar o local onde vive. Quem age com REBELDIA CAVA um profundo ABISMO... ABISMO entre o preso e a justiça.

O detento deve ser RESPONSÁVEL... ser HOMEM é ser RESPONSÁVEL. Ele deve VIVER dentro de sua cela como HOMEM RESPONSÁVEL. Toda vida é uma RESPONSABILIDADE, e somos culpados não somente pelo mal que fazemos, como pelo bem que não fazemos. O preso NÃO deve PIORAR a sua SITUAÇÃO diante da justiça, mas deve ser RESPONSÁVEL, REALIZAR o BEM e ajudar os outros detentos a viverem como filhos de Deus.

O preso que põe os outros no mau caminho terá que prestar TERRÍVEIS CONTAS para Deus no dia do julgamento. Um só coração pervertido por causa da péssima atitude dele, quantos não perverterão? Feliz do preso que dá BOM EXEMPLO, que VIVE SANTAMENTE dentro da cela... que REALIZA BOAS OBRAS... uma só alma preservada por causa dele, quantas não preservarão?

O detento que FAZ o BEM é AMIGO de Deus e irá para o céu, a exemplo do bom ladrão, São Dimas. O preso que PREJUDICA o próximo é amigo do Demônio e irá para o inferno, como aconteceu com o mau ladrão, chamado Gestas.

As AÇÕES do preso nunca são INDIFERENTES... cada AÇÃO tem um PESO. Nenhum ato, nenhuma palavra do detento são indiferentes. Tudo deixa um rasto, uma marca, transforma-se em semente: é como uma pedra lançada na água; de círculo em círculo, o movimento atingirá a margem distante.

O preso é filho de Deus e não pode ser EGOÍSTA... ninguém vai para o céu sozinho, e ninguém vai para o inferno sozinho. O presidiário deve “florir” onde está, isto é, deve fazer o bem dentro da cela. Deus VÊ TUDO, também dentro da cela.

O detento não é lixo, nem animal irracional, nem um amontoado de coisas... mas é filho de Deus e foi criado para o céu; por isso não pode VIVER INDIFERENTE e trancado no seu mundo. Deus fez cada homem pessoalmente responsável diante d’Ele por todos os seus irmãos. Isso é muito sério! Na hora da morte, o preso terá que prestar contas dos seus companheiros de cela diante de Deus: “Nada é indiferente em nossa vida: cada batida do coração, cada centelha do pensamento, cada ação ou iniciativa, por menores que sejam, têm consequências eternas” (Jacques Bossuet).

O preso deve LUTAR pela VERDADEIRA LIBERDADE, isto é, POSSUIR Deus no coração... essa é a VERDADEIRA LIBERDADE, mesmo estando atrás das grades. Existem milhões de pessoas que andam livremente pelas ruas das cidades e são prisioneiras das drogas, imoralidades, roubos, bebedeiras, assassinatos e outros. Quem possui Deus é livre; quem não o possui é escravo do Demônio.

O detento deve esperar com PACIÊNCIA o momento certo para deixar a prisão. Nada de MOTINS e REBELIÕES.

O meu Instituto alimenta mais de 100 crianças pobres na Bolívia. Quando passo pelo trevo de Anastácio, rezo e abençoo os detentos de Aquidauana, pois essa bela cidade fica um pouco afastada da BR 262.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Estabelecimento Penal de Aquidauana.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Amor abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)