Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Estabelecimento Penal de Corumbá – Corumbá – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 13 de junho de 2016

 

Estimados detentos, BUSQUEM a PAZ SOMENTE em Deus! LONGE do Criador é IMPOSSÍVEL encontrá-la. A PAZ não está nas REBELIÕES e MOTINS, mas sim, no Deus que TUDO PODE... Ele é a FONTE da VERDADEIRA PAZ: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá” (Jo 14, 27).

 

Somente Deus pode TRANQUILIZAR o coração do preso; por isso, é preciso VIVER na PRESENÇA do Criador e ABRIR o coração para a sua GRAÇA. O coração que não aceita o Criador vive em contínua guerra... está sempre IRRITADO e REVOLTADO... mergulhado nas TREVAS e na INQUIETAÇÃO.

Quando um detento fica com RAIVA, ENCOLERIZADO e IMPACIENTE, pensa encontrar ALÍVIO e PAZ maltratando os companheiros de cela e funcionários... ou em jogar camas, colchões, mesas, cadeiras e panelas pelas janelas... xingar, gritar e agredir o próximo... isso não RESOLVE; pelo contrário, aumenta o ABISMO entre o preso e a justiça... a situação PIORA: “Quem abre uma cova nela cairá, quem rola uma pedra, ela sobre ele voltará” (Pr 26, 27).

O presidiário que deseja conservar-se em PAZ CONTÍNUA, procure jamais estar de mau humor. A IRRITAÇÃO e a RAIVA não faz bem para o corpo nem para a alma.

Feliz do preso que MANTÉM o SORRISO, mesmo estado atrás das grades. Não sorriso de zombaria e ironia... mas um SORRISO VERDADEIRO que nasce do coração.

Com um rosto sorridente, o detento duplica as capacidades que possui.

Quem vive mergulhado na tristeza não consegue subir um degrau; mas quem vive feliz e alegre é capaz de subir altas montanhas.

O preso sorridente é um “sol” que aquece continuamente a cela.

A alegria é o barômetro pelo qual se pode julgar o grau de caridade de uma alma ou de um grupo.

A alegria se adquire. É uma atitude de coragem: ser alegre não é fácil, é um ato de vontade.

Para o sorridente a vida é uma contínua primavera.

Quem não sabe sorrir está em pecado ou é muito violento.

O detento tem o direito de chorar, mas mesmo entre lágrimas, nunca tem o direito de renunciar à alegria.

Somente a alegria atrai. Como as abelhas procuram as flores, as almas buscam a alegria.

O preso alegre é o sol radioso que ilumina e aquece a todos que encontra.

Nada mais belo na vida que acender nas almas a luz da alegria.

O preso não deve PIORAR a sua situação dentro da cadeia, mas deve RESPEITAR os policiais, funcionários e companheiros de cela... deve ser EDUCADO, BONDOSO e TEMENTE a Deus. Não agrada a Deus promover MOTINS e REBELIÕES; isso gera mais violência e prejudica muitas pessoas.

O detento deve ACEITAR com PACIÊNCIA a PUNIÇÃO dada pela justiça e esperar a hora certa de deixar a penitenciária.  A pior de todas as prisões não é essa da terra; mas sim, a do inferno... ela é eterna, cheia de fogo e de demônios.

Feliz do encarcerado que faz uma “VIOLENTA REBELIÃO” em seu coração, expulsando dele o ÓDIO, a VINGANÇA, a MALDADE, a INVEJA, a FOFOCA... os PLANOS de MOTINS, de ASSASSINATOS... Esse preso AGRADA muito a Deus: “Borrifarei água sobre vós e ficareis puros; sim, purificar-vos-ei de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos imundos. Dar-vos-ei um coração novo, porei no vosso íntimo um espírito novo, tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei no vosso íntimo o meu espírito e farei com que andeis de acordo com os meus estatutos e guardeis as minhas normas e as pratiqueis” (Ez  36, 25-27).

É CORRETO um detento MATAR o seu próximo?

NÃO! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É CORRETO um preso cometer SUICÍDIO?

NÃO! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É CORRETO um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR?

NÃO! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

O meu Instituto alimenta mais de 100 crianças pobres na Bolívia. Quando passo por essa simpática cidade que faz divisa com a Bolívia, rezo e abençoo vocês.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Estabelecimento Penal de Corumbá.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)