Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Estabelecimento Penal Masculino Ricardo Brandão – Ponta Porã – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 16 de junho de 2016

 

Caríssimos detentos, EXPULSEM do coração tudo o que DESAGRADA a Deus e REALIZEM somente o BEM; quem faz o BEM AGRADA a Deus e ENTESOURA PRECIOSOS TESOUROS no céu: “... seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens” (Rm 12, 17).

 

Nenhum preso poderá se DESCULPAR quando comparecer diante do Tribunal de Deus após a morte por não ter PRATICADO o BEM... porque muitas coisas boas podem ser feitas, mesmo estando atrás das grades.

A Palavra de Deus ordena que o encarcerado REALIZE o BEM enquanto é tempo, porque a vida é curta: “Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Ts 3, 13), e: “Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado” (Tg 4, 17), e também: “Não desanimemos na prática do bem, pois, se não desfalecermos, a seu tempo colheremos” (Gl 6, 9). É preciso FAZER o BEM... HOJE, AGORA... enquanto o coração está pulsando, porque depois da morte é impossível realizá-lo: “Hoje Deus te chama a fazer o bem, faze-o hoje mesmo, porque amanhã talvez já não terás tempo, ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Como um detento pode REALIZAR o BEM? Não organizar MOTINS nem REBELIÕES... não planejar fugas... evitar brigas e discussões... rezar e ler bons livros, principalmente a Bíblia... não dizer palavrões nem contar piadas imorais... não olhar pornografia... perdoar as ofensas dos companheiros de cela... RESPEITAR o Delegado, policiais e funcionários da cadeia... arrancar do coração o ódio, revolta e vingança... trabalhar com alegria e dedicação... oferecer o sofrimento pelo conversão de todos os presos.

Deus criou o preso para ser SANTO... não MONSTRO: “Porquanto, é essa a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3). O preso que não se santificar irá para o inferno após a morte, porque somente os SANTOS entrarão no céu: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12, 14). Deve ser muito triste e terrível sofrer aqui na terra e depois no inferno.

O detento que REALIZA o BEM é SÁBIO e AMIGO de Deus: A bondade é o único investimento que nunca vai à falência... A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira... Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade... Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia... Não basta fazer coisas boas; é preciso fazê-las bem... O primeiro passo para o bem é não fazer o mal... Quem faz o bem conquista paz interior... Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.

Infeliz do preso que VIVE MERGULHADO na REVOLTA e no desejo de REALIZAR MÁS OBRAS; ele jamais será feliz, porque não agrada a Deus um coração cheio de ódio: “Longe de mim o coração pervertido, eu ignoro o perverso” (Sl 100, 4).

O encarcerado não deve PIORAR a sua situação diante da justiça e dos policiais agindo com REBELDIA e GROSSERIA. Ninguém está na cadeia por ser um “anjo” ou por ter “escorregado” do céu por descuido. Feliz do preso que ESPERA com PACIÊNCIA a hora certa de deixar a prisão... que SUPORTA as dificuldades que surgem no presídio sem REALIZAR MOTINS e REBELIÕES. Jogar camas, colchões, cadeiras, mesas e panelas pelas janelas só vai PIORAR a SITUAÇÃO diante da justiça. A VIOLÊNCIA nunca faz BEM: “A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano” (São João Paulo II).

Feliz do encarcerado que RECONHECE com HUMILDADE os seus ERROS e ACEITA a PUNIÇÃO dada pela justiça. É melhor sofrer na cadeia aqui da terra, do que sofrer no inferno que é eterno... para sempre.

O detento que possui Deus no coração pode transformar a sua cela num “pequeno céu”... basta querer! Quem é católico deve pedir a presença de um sacerdote para se confessar. A confissão é o sacramento da PAZ e da ALEGRIA.

Quem vive na presença de Deus não sente o peso da prisão... e se sente, suporta tudo por amor ao Criador.

Sejam homens do bem... não “chorem” diante dos obstáculos... O verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo.

Sejam amigos de Deus... Ele perdoa um coração contrito e humilhado.

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam do Estabelecimento Penal Masculino Ricardo Brandão.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Santo e Fiel abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)