Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Cadeia Pública de Alto Araguaia – Alto Araguaia – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 25 de julho de 2016

 

Caríssimos detentos, TENHAM PACIÊNCIA diante das DIFICULDADES que surgem pelo caminho… a VIOLÊNCIA não agrada a Deus e torna o ambiente pesado: “A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano” (São João Paulo II).

 

O preso não é um animal irracional, mas é filho de Deus e deve se comportar santamente. Não está tudo perdido para uma pessoa que cometeu um erro ou muitos erros; Deus está com os braços abertos esperando o ARREPENDIMENTO e a MUDANÇA de VIDA dos que erraram… Nosso Senhor não criou o detento para o inferno, mas sim, para o céu.

Deus é BOM e está pronto para perdoar o encarcerado… mas é preciso que o mesmo ABRA o coração para o perdão. Quem não se ARREPENDE das más obras praticadas não ama verdadeiramente a Deus, nem a si mesmo… porque sem o ARREPENDIMENTO Deus não pode perdoar, e o pecador não se salvará.

O detento não pode jogar a vida fora praticando más ações: MOTINS, FUGAS, REBELIÕES… BRIGAS, VINGANÇAS, AMEAÇAS, ASSASSINATOS …, mas deve usar o tempo na prisão para fazer uma séria INTROSPECÇÃO… conhecer a si mesmo. Milhares de pessoas ficam assustadas depois de conhecerem os “monstros guardados” no próprio coração. Se cada pessoa procurasse conhecer com sinceridade os “monstros guardados” no coração, com certeza o mundo seria melhor. É mais fácil olhar os “monstros” do coração do próximo… por isso existe pouca mudança de vida.

O encarcerado não pode ficar REVOLTADO com a justiça… é melhor sofrer aqui na terra do que sofrer no INFERNO depois da morte. A prisão aqui na terra passa, mas o inferno é para sempre.

O preso deve acordar todos os dias com o coração cheio de ÂNIMO, com uma vontade imensa de VENCER na vida… de MELHORAR a cada dia. Sem ÂNIMO a vida torna-se PESADA e INSUPORTÁVEL. É preciso acreditar que a VITÓRIA virá… que Deus é o verdadeiro apoio e proteção… que a vida longe d’Ele é um vazio total.

É preciso olhar para as grades da cadeia e dizer com o coração: Estou atrás das grades… DEUS ESTÁ POR TRÁS DE TUDO… Ele não faz maldade, mas a permite. Deus quer a minha mudança de vida… mudarei, com a sua ajuda. Para mudar de vida é preciso querer.

O encarcerado nunca pode DESISTIR de ser feliz! Para ser feliz, o mesmo deve “trazer” Jesus Cristo para ser o prisioneiro do seu coração através do ARREPENDIMENTO… se for católico, também da CONFISSÃO. Quem possui Jesus Cristo como prisioneiro no coração está sempre feliz; quem possui Jesus é rico de todos os bens, porque Ele é a riqueza infinita.

O detento que possui Deus no coração é um “anjo” para os companheiros: Ilumina a todos com o bom exemplo, acalma os corações agitados e raivosos, não participa de reuniões perigosas, não fala palavrões nem desrespeita o delegado, policiais e funcionários.

O preso não pode buscar a LIBERDADE realizando MOTINS e REBELIÕES… é preciso esperar a hora certa, a justiça sabe. Jogar móveis pela janela, agredir os companheiros,  colocar fogo nos colchões… só piora a situação. O abismo entre o detento e a justiça vai aumentando… isso não é bom. Quem está na cadeia não caiu do céu por descuido!

Ser livre não consiste em andar pelas ruas; mas sim, em possuir Deus no coração. Muitos detentos são livres e muitos livres são presos.

O detento está na prisão, mas não deixou de ser homem… é preciso ser HOMEM de VERDADE, isto é, reconhecer com sinceridade os próprios erros e lutar para mudar de vida… não basta reconhecer os erros, mas é preciso buscar a luz… a mudança de vida.

Quem vive estacionado e “adorando” os próprios erros jamais verá a Deus. Nosso Senhor quer a mudança de vida do preso.

Feliz do preso que lê todos os dias um trecho das Bíblia, que estuda catequese, que reza com fé e fervor… esse vive em paz com Deus.

Cuidado com conversas vazias e impuras: “Nas muitas palavras não falta ofensa, quem retém os lábios é prudente” (Pr 10, 19).

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado,  policiais e funcionários que cuidam da Cadeia Pública de Alto Araguaia.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Bondoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)