Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Presídio Osvaldo Florentino Leite – Sinop – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 25 de julho de 2016

 

Prezados detentos, ABRAM o coração para Deus… somente o Criador pode dar-lhes a verdadeira PAZ e a mais segura PROTEÇÃO: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: ‘Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!” (Sl 15, 1-2).

 

O preso não pode DESPREZAR a Deus… o Senhor está por TRÁS de tudo, mas não PRATICA a MALDADE, Ele a PERMITE. Deus RESPEITA a LIBERDADE do preso… e não o obriga a ser bom.

O detento deve ser HOMEM de VERDADE, isto é, RECONHECER os ERROS cometidos e se esforçar para MUDAR de VIDA… não basta reconhecer os erros e ficar estacionado neles; Deus quer a MUDANÇA de VIDA: “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las” (Santo Agostinho).

Deus quer que o preso seja santo! O Senhor não o criou para o crime e para o inferno. São Dimas, o bom ladrão, era péssimo e grande pecador, deixou as trevas e hoje é santo… ele ABRIU o coração para Jesus Cristo. O mau ladrão, chamado Gestas, era terrível e grande pecador… NÃO ABRIU o coração para Jesus e se condenou. O encarcerado não pode DESPREZAR as GRAÇAS de Deus, não pode INSULTAR o Criador cometendo pecados e mais pecados sem uma MUDANÇA de VIDA. Sem a santidade de vida ninguém se salvará: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12, 14).

O Criador conhece muito bem o coração de cada detento e suas fraquezas. Ele convida o preso a RECOMEÇAR SEMPRE… sem DESÂNIMO diante das quedas. Nunca é tarde para recomeçar.

Pior que errar, é não querer mudar. A melhor maneira de “apagar” os crimes do passado é RECOMEÇAR a cada dia com FORTE DESEJO de ser bom. Infelizmente, muitos detentos deixam de LUTAR pelo sonho do futuro, para viverem no pesadelo do presente, isto é, não querem ser bons, contentaram com o lixo do pecado… não querer brilhar, mas sim, viverem nas trevas do erro.

O encarcerado não pode ficar choramingando dentro de uma cela e colocando a culpa na sociedade ou na família; ele deve começar uma mudança externa mudando o seu coração. Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada.

A primeira mudança deve iniciar dentro do presídio: não promover MOTINS e REBELIÕES… não ASSASSINAR o próximo… não QUEIMAR os objetos do presídio… não DESRESPEITAR o delegado, policiais e funcionários do presídio… REALIZAR o BEM. Se cada pessoa mudasse o coração para o bem, em pouco tempo o mundo seria um oceano de paz.

O preso não é um animal irracional, mas é filho de Deus… possui uma alma imortal e espiritual, e precisa LUTAR para salvá-la.

Infeliz do encarcerado que despreza a salvação da alma.

A principal preocupação na vida do preso não deve ser a de deixar a cadeia; mas sim, a de salvar a sua alma: “Salvar a minha alma, tornar-me santo, eis o principal negócio de minha vida” (São Pedro Julião Eymard).

O detento pode ser livre mesmo estando atrás das grades. Quem possui Deus no coração é livre. A verdadeira LIBERDADE não consiste em andar e correr pelas ruas de uma cidade e fazer muitas viagens; mas sim, em viver em paz com o Criador. Quem pratica a maldade é prisioneiro de Satanás.

É correto um detento MATAR o seu próximo? Não! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É correto um preso cometer SUICÍDIO? Não! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É correto um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR? Não! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam do Presídio Osvaldo Florentino Leite.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Infinito abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)