Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande) – Rondonópolis – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 02 de agosto de 2016

 

Caríssimos detentos, SEJAM AMIGOS do BEM e EXPULSEM do coração toda REBELDIA, ÓDIO, VIOLÊNCIA, MALDADE e REVOLTA: “Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Ts 3, 13).

 

O preso é filho de Deus, mesmo se cometeu muitos pecados no passado, continua sendo filho de Deus... mas Deus que é Pai quer que o preso MUDE de VIDA, deixando de lado as COISAS DESAGRADÁVEIS: MOTINS, REBELIÕES, DESTRUIÇÃO DOS MÓVEIS DO PRESÍDIO, AGRESSÕES, ASSASSINATOS E FALTA DE RESPEITO COM O DELEGADO, POLICIAIS E FUNCIONÁRIOS DO PRESÍDIO. O encarcerado não deve piorar a sua situação agindo com REBELDIA, VIOLÊNCIA e DESRESPEITO.

O detento não pode VOLTAR as costas para Deus e viver como se o Criador não existisse. Quem vive longe de Deus não POSSUI a verdadeira PAZ no coração... Somente Deus pode TRANQUILIZAR, SERENAR, AQUIETAR e ACALMAR o coração do preso: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (Jo 14, 27).

O encarcerado ERROU no PASSADO? COMETEU muitos CRIMES? Nem tudo está perdido! PEÇA PERDÃO a Deus... se for católico, peça para se confessar com um sacerdote... e esqueça o PASSADO, porque Deus perdoa um coração contrito e humilhado: “... coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas” (Sl 50, 19).

O preso deve RECONHECER os seus erros e LEVANTAR a cabeça... CAMINHAR com o coração confiante no perdão de Deus. Não deve se REVOLTAR contra a justiça; mas aceitar tudo com PACIÊNCIA. É preciso saber esperar a hora certa de deixar a cadeia... nada de motins e rebeliões. É melhor suportar a cadeia aqui da terra, do que ser condenado ao inferno para sempre. Nenhum preso caiu do céu por descuido, ou foi para a cadeia porque estava rezando.

O presídio não é lugar para o preso lamentar o “leite” derramado ou choramingar... ou então culpar a sociedade e a família; mas sim, é o lugar para o detento FAZER com SINCERIDADE um PROFUNDO exame de consciência e PROMETER MUDANÇA de vida. Essa mudança deve começar rapidamente e dentro da cela... vivendo santamente o momento presente. Preso não é bicho, mas é filho de Deus... então, deve ser SANTO... Deus criou o preso para o céu; não para o crime e para o inferno: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3). Está claro que Deus quer que o encarcerado SEJA SANTO. Somente os santos se salvarão (Hb 12, 14).

São Dimas, o bom ladrão, abriu o coração para Jesus Cristo e foi para o céu; Gestas, o mau ladrão, fechou o coração para Jesus e foi para o inferno. Quem não aceita a amizade de Jesus, tem o Demônio por amigo.

O detento não pode se colocar como vítima, como se fosse “menininha mimada” para atrair a compaixão e o consolo das autoridades; mas deve ser HOMEM de VERDADE... gente que assume os erros cometidos e que aceita a punição com paciência... SEM se REBELAR.

A vida do preso dentro da cela deve ser uma CONTÍNUA OLIMPÍADA... uma “corrida” de obstáculos...vencer os obstáculos de cada dia com FÉ, GARRA, AMOR e ALEGRIA... SEMPRE OTIMISTA... para ganhar não uma medalha de ouro; mas sim, o CÉU, depois da morte.

O detento deve RECOMEÇAR a cada dia... o DESÂNIMO e o PESSIMISMO não podem aninhar no coração de quem acredita no poder de Deus.

O preso deve PENSAR muitas vezes em Deus durante o dia e DESEJAR o céu continuamente.

É correto um detento MATAR o seu próximo? Não! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É correto um preso cometer SUICÍDIO? Não! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É correto um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR? Não! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)