Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Cadeia Pública de Cáceres – Cáceres – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 02 de agosto de 2016

 

Estimados presos, BUSQUEM todos os dias a VERDADEIRA LIBERDADE... ela não consiste em CORRER e ANDAR pelas ruas de uma cidade ou pelos campos de uma fazenda; mas sim, em POSSUIR Deus no coração... em ESTAR em PAZ com o Criador: “Onde se acha o Espírito do Senhor, aí está a liberdade” (2 Cor 3, 17).

 

Milhões de pessoas estão fora da CADEIA... andam e correm pelas ruas, campos, praias, calçadas... e estão PRESAS. Sim! Estão PRESAS porque VIVEM longe de Deus. Para ser LIVRE é preciso POSSUIR Deus no coração.

Por que uma pessoa vai para o presídio, cadeia ou penitenciária? Por que CAIU do céu por descuido? Por que estava rezando?  Estava fazendo o bem? Não! Foi PRESA porque estava USANDO MAL a sua LIBERDADE... estava sendo LIBERTINA: “Comportai-vos como homens livres, mas não useis da liberdade como cobertura para o mal; antes usai dela como servos de Deus” (1 Pd 2, 16).

O detento pode ser LIVRE mesmo estando atrás das grades... basta ter Deus no coração e viver santamente.

O encarcerado não pode jogar fora a sua LIBERDADE. Sem a UNIÃO com Deus jamais será livre.

Para ser LIVRE é preciso ABANDONAR tudo aquilo que não agrada a Deus: drogas, bebidas, cigarro, motins, revoltas, rebeliões, assassinatos, palavrões, pornografia, ódio, brigas... Para ser LIVRE é preciso muita LUTA, GARRA e ESFORÇO.

Existem os detentos que ficam atrás das grades; e existem os detentos que vivem pelas ruas e praças que são escravos do PECADO: “Em verdade, em verdade vos digo: Quem peca é escravo do pecado” (Jo 8, 34). Essa é a pior prisão... a mais horrível escravidão.

A pior prisão não são as grades de um presídio; mas sim, as grades do pecado que prendem o coração do pecador. Quem vive no pecado é escravo do Demônio.

O coração do preso deve ser OTIMISTA... cheio de ÂNIMO e DESEJOSO  de realizar somente o BEM.

Deus não criou o detento para o crime e para o inferno; mas sim, para o céu. O preso é filho de Deus, mesmo estando atrás das grades... Deus espera dele uma MUDANÇA de vida.

Feliz do encarcerado que aproveita o tempo na cadeia para pedir o perdão de Deus e se arrepender dos pecados. Infeliz do preso que usa o tempo na prisão para planejar ações desagradáveis: MOTINS, REBELIÕES, ASSASSINATOS, DESTRUIR OS MÓVEIS DA CADEIA, BRIGAS... essa pessoa não pode agradar a Deus e corre grande risco de se condenar ao inferno eterno... quem faz isso é amigo do Gestas, o mau ladrão.

Feliz do preso que imita o exemplo do bom ladrão, São Dimas, que abriu o coração para Jesus Cristo... foi um ladrão tão “perfeito” que “roubou” a salvação na última hora. Disse-lhe Jesus Cristo: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43).

O detento não pode ser PROBLEMA na cadeia; mas deve COLABORAR. Deve ajudar o delegado e os policiais não CAUSANDO PROBLEMAS. O preso REBELDE cava um abismo profundo entre ele e a justiça: violência gera violência e rebeldia gera cacetada.

O detento só será feliz se for útil para os companheiros de cela... quando deixar de pensar nos próprios problemas para ajudar os que estão em pior situação: depressão, enfermos, tristes e chorosos pela morte de um familiar.

Respeitem o delegado, policias e funcionários do presídio. Aceitem com paciência a punição dada pela justiça.

É correto um detento MATAR o seu próximo? Não! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É correto um preso cometer SUICÍDIO? Não! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É correto um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR? Não! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Cadeia Pública de Cáceres.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Bondoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)