Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Cadeia Pública de Nova Xavantina – Nova Xavantina – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de agosto de 2016

 

Estimados detentos, SEJAM HOMENS do BEM e DESPREZEM tudo aquilo que NÃO AGRADA a Deus: “Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor. Então o Deus da paz estará convosco” (Fl 4, 8-9b).

 

Feliz do preso que aproveita do tempo de reclusão para crescer na santidade e no amor a Deus... que faz com sinceridade um sério exame de consciência com firme desejo de mudar de vida.

O encarcerado não pode DESANIMAR e PENSAR que a vida acabou por causa da prisão; mas é preciso reconhecer seus erros,  pedir perdão a Deus e recomeçar com a cabeça erguida.

A cela não deve ser uma “jaula” para agressões, brigas e assassinatos... mas deve ser um lugar de PAZ, DIÁLOGO e verdadeira AMIZADE. É preciso RESPEITAR o próximo, fazendo tudo para não feri-lo, especialmente os amigos. Quando uma pessoa se machuca, em pouco tempo a ferida se cicatriza... mas a TRAIÇÃO de um amigo deixa marca no coração. É muito perigoso ferir um amigo verdadeiro, porque é difícil de encontrá-lo: “Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro” (Eclo 6, 14).

Quem maltrata e ofende um amigo verdadeiro constrói em muro de separação. Uma palavra pesada ou uma brincadeira infeliz poderão criar distância entre dois amigos. Nada mais desagradável do que o esfriamento de uma velha amizade.

É preciso tratar bem os amigos verdadeiros. Seja simples e sincero com eles. Não abuse da boa amizade. Como um cristal trincado, assim é uma amizade ferida.

Qual deve ser a atitude do verdadeiro amigo numa cela? Deve dialogar, aconselhar e acalmar aqueles que planejam realizar MOTINS, REBELIÕES, ASSASSINATOS... DESTRUIR OS MÓVEIS DA CADEIA... PROVOCAR BRIGAS. Os VERDADEIROS AMIGOS são como estrelas do firmamento que são mais brilhantes no tempo de escuridão. Eles ajudam os amigos principalmente quando o presídio está passando por dificuldades e provações. O amigo sincero nunca abandona o outro... mas sabe dizer não quando é preciso. Só é possível conhecer quem é verdadeiramente amigo quando surgem obstáculos pelo caminho: “Há amigo que é companheiro de mesa, mas que não será fiel no dia da tribulação” (Eclo 6, 10).

O detento NÃO DEVE ser REBELDE e VIOLENTO, mas deve RESPEITAR o delegado, policiais e funcionários da cadeia... quem planeja MOTINS e REBELIÕES cava uma abismo profundo e perde a confiança de todos. Violência gera violência... e rebelião gera cacetada.

Feliz do encarcerado que ABRE o coração para Deus... que confia no amor do Criador... que LUTA para mudar de vida. Esse é sábio e agrada muito a Deus! Ninguém gosta do preso de queixo duro e do nariz empinado. A rebeldia não esmorece o coração; pelo contrário, o endurece mais ainda.

Para viver bem dentro de uma cela é preciso possuir PAZ no coração. Essa PAZ não é adquirida através da pornografia, piadas imorais, provocações, xingos, motins, rebeliões... mas sim, em Deus. Somente Deus pode colocar no coração do detento a VERDADEIRA PAZ: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá” (Jo 14, 27).

Quem é católico deve pedir a presença de um sacerdote para confessar os seus pecados. Deus e o Demônio não podem habitar num mesmo coração: “Que comunhão pode haver entre a luz e as trevas? Que acordo entre Cristo e Belier?” (2 Cor 6, 14-15).

O encarcerado deve buscar continuamente a PAZ... quem possui ódio e revolta no coração não possui a PAZ do alto, mas vive um “pequeno” inferno aqui nesse mundo.

Não há PAZ onde Deus não faz falta... Não há paz sem amor, e todo amor deve querer a PAZ... Só Deus é que pode dar a PAZ num instante... Ao mesmo tempo que tiras a PAZ dos outros, deixas de tê-la... Acredito mais em quem reza pela PAZ do que na PAZ de quem não reza... Prefiro a PAZ que sofre a ter alegrias sem PAZ... Foge do perigo de perderes a PAZ. Apressa-te na necessidade de levá-la (Pe. Orlando Gambi).

É preciso aceitar a punição dada pela justiça com o máximo de paciência. É melhor a prisão aqui desse mundo do que a prisão do inferno que é para sempre.

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Cadeia Pública de Nova Xavantina.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus da paz abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)