Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária Pascoal Ramos – Cuiabá – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 22 de agosto de 2016

 

Caríssimos detentos, BUSQUEM a PROTEÇÃO somente no Deus Eterno, porque o coração do homem é falso e traiçoeiro: “O homem justo há de alegrar-se no Senhor e junto dele encontrará o seu refúgio, e os de reto coração triunfarão” (Sl 63, 11).

 

O preso não pode FICAR DESANIMADO diante das dificuldades e obstáculos que surgem pelo caminho, mas DEVE OLHAR para o ALTO e CONFIAR em Deus.

Quem se deixa vencer pelo DESÂNIMO jamais CANTARÁ VITÓRIA. É preciso agarrar nas mãos de Deus e caminhar com passos firmes... só chega ao lugar desejado quem caminha sem DESANIMAR.

O encarcerado deve ACREDITAR na sua CAPACIDADE... fazer o que está ao seu alcance e verá que não é um fracassado. É preciso acreditar no poder e no amor do Criador. A fé é uma força que supera nossa capacidade.

O detento NÃO PODE jogar a vida fora achando que tudo está acabado e perdido para ele. Enquanto o coração estiver pulsando, Deus está com os braços abertos esperando a sua MUDANÇA de vida... não deixe para depois, não adie a conversão... porque Deus é Pai, mas NÃO ESPERA SEMPRE.

O preso não pode FECHAR o coração para Jesus Cristo; essa atitude seria uma grande desgraça e perda total.  Ele deve suportar as dificuldades que surgem na prisão unido a Cristo sofredor. Quem ama a Jesus Cristo não o abandona nas provações, mas caminha unido a Ele para o monte Calvário.

Milhões de pessoas dizem que amam a Jesus Cristo, mas o desprezam nas horas difíceis. É nas provações que se pode testemunhar o verdadeiro amor a Jesus.

O detento não deve se revoltar e organizar MOTINS, REVOLTAS, REBELIÕES... ASSASSINATOS... DESTRUIR OS MÓVEIS DA CADEIA... mas deve sofrer com paciência a punição dada pela justiça. O preso é chamado por Jesus para carregar a cruz de cada dia: “O que não carrega a sua cruz e não me segue não é digno de ser meu discípulo” (Lc 14, 27). Longe da cruz de Jesus Cristo não há salvação.

Feliz do preso que RECONHECE os erros cometidos no passado e que INCLINA a cabeça diante de Deus... que aceita as dores de cada dia unido às dores de Jesus Cristo.

O preso não deve amar a Deus por interesse, mas de coração. Muitos só amam a Jesus tendo em vista os seus benefícios; e nisso só parecem com os amigos da terra que não sabem amar sem o interesse à frente. Afirmam amar a Jesus de todo o coração, entretanto, não tem coragem de sofrer algo por seu amor.

O detento deve RESPEITAR o delegado, policiais, funcionários da cadeia e os companheiros de cela. Quem se rebela perde tudo e faz piorar a situação.

Mesmo vivendo numa cela, o encarcerado é chamado por Deus para ser luz... luz para todos os companheiros. É maravilhoso ser luz. E é muito triste ser trevas. LUZ significa: vida, verdade, amor, paz e alegria. TREVAS significa: morte, mentira, ódio, discórdia e tristeza.

É correto um detento MATAR o seu próximo? Não! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É correto um preso cometer SUICÍDIO? Não! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É correto um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR? Não! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

É correto os detentos se ODIAREM? Não! O ÓDIO é pecado grave. Odiar não é o mesmo que sentir desgosto por uma pessoa... ódio é um espírito de rancor, de vingança. Odiar é desejar mal a outrem, é sentir prazer com a desgraça alheia. Os presos que se ODEIAM transformam a cela num “pequeno inferno”. No inferno só existe ÓDIO... os demônios e os condenados odeiam a Deus... os condenados se odeiam. Deus ama os condenados ao inferno, mas eles o odeiam: “Todo aquele que odeia o seu irmão é homicida” (1 Jo 3, 15).

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Penitenciária Pascoal Ramos.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Eterno abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)