Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Cadeia Pública de Alto Garças – Alto Garças – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 23 de agosto de 2016

 

Prezados detentos, não DESANIMEM diante das dificuldades, provações e obstáculos que surgem todos os dias pelo caminho, mas PEÇAM a PROTEÇÃO de Deus e Ele que VÊ e SABE de tudo os atenderá: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós!” (Sl 15, 1-2).

 

O preso é filho de Deus e deve BUSCAR APOIO no Senhor que tudo pode... não deve se iludir com as criaturas, porque o coração do homem é falso e interesseiro. Quem se apoia nas criaturas cairá por terra: “É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo” (Sl 117, 8-9).  Deus é ROCHA FIRME que sustenta o encarcerado principalmente nos momentos difíceis da vida: “Para mim o Senhor, com certeza, é refúgio, é abrigo, é rochedo!” (Sl 93, 22).

O detento deve ser um LUTADOR... GRANDE LUTADOR! Não deve LUTAR contra a justiça, delegado e policiais... mas sim, CONTRA SI MESMO, expulsando do coração tudo aquilo que desagrada a Deus: ÓDIO, VINGANÇA, DESEJO DE MATAR O PRÓXIMO... DESEJO DE ORGANIZAR MOTINS, REBELIÕES E REVOLTAS... IMORALIDADE E OUTROS. Não deve DESANIMAR JAMAIS, pois quem deixa de LUTAR será derrotado e irá se arrepender por ter abandonado a batalha. O céu é dos VIOLENTOS... não dos que agridem o próximo, mas dos que ARRANCAM do coração os pecados e vícios: “O Reino dos Céus sofre violência, e violentos se apoderam dele” (Mt 11, 12), e: “O Reino dos Céus não pertence aos que dormem e vivem dando-se todos os gostos, mas aos que lutam contra si mesmos” (Clemente de Alexandria).

O preso não deve se desesperar diante das dificuldades, mas precisa ter paciência e saber esperar. É preciso acreditar que o dia seguinte será melhor com a sua mudança de vida... não deve se abalar e achar que tudo está perdido. Jamais desanimar! Quem desanima não acredita no poder do Deus que tudo pode. É preciso saber esperar sem falar muito nem xingar... a boca de quem diz palavrões assemelha-se ao túmulo trincado, só sai mau cheiro.

Deus não criou o encarcerado para o inferno; mas sim, para o céu. Se ele “escorregou” e caiu, não pode ficar prostrado sobre a lama do erro... mas deve erguer a cabeça, olhar para o alto... não desistir de buscar a santidade de vida.   A grande desgraça está em desanimar depois de uma queda.

O preso deve RECOMEÇAR SEMPRE... jamais se dar por vencido. É preciso ter a humildade de se levantar após cada queda com o coração arrependido e com os olhos fixos na misericórdia do Senhor. Quem desanima irá para o inferno, porque Jesus Cristo disse que é preciso PERSEVERAR até o FIM... quem desiste da luta se condenará: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10, 22).   O caminho do céu é “carpetado” de “espinhos”, “pedras” e “pregos”... para entrar no céu é preciso ser “teimoso” no bem, lutar sem desistir... insistir todos os dias e com muita paciência diante das fraquezas.

O encarcerado deve ser sempre OTIMISTA e BATALHADOR. Quem vive de cabeça baixa e com os olhos fixos no chão encontrará somente minhocas... e minhocas só “alegram” os peixes. Uma alma criada para o céu não pode encontrar alegria em minhocas, mas somente no Criador das minhocas que é Deus... por isso é preciso abandonar a tristeza e buscar a felicidade nas coisas do alto, em Deus.

Feliz do detento que BUSCA a VERDADEIRA LIBERDADE... não a LIBERDADE de correr pelas ruas de uma cidade ou pelos campos de uma fazenda... ou de viajar pelo mundo; mas a VERDADEIRA LIBERDADE que consiste em possuir Deus no coração. Quem possui Deus na alma é VERDADEIRAMENTE LIVRE, mesmo estando atrás das grades: “Onde se acha o Espírito do Senhor, aí está a liberdade” (2 Cor 3, 17).

Milhões de pessoas correm pelas ruas das cidades, correm pelos campos de uma fazenda... visitam dezenas de países... e VIVEM PRISIONEIRAS nas garras do Demônio... VIVEM uma FALSA LIBERDADE, porque não possuem Deus na alma... usam da liberdade para pecarem: “Comportai-vos como homens livres, mas não useis da liberdade como cobertura para o mal; antes usai dela como servos de Deus” (1 Pd 2, 16).

Quem é católico peça a presença de um sacerdote para confessar os pecados. A confissão é o sacramento da PAZ e da ALEGRIA.

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Cadeia Pública de Alto Garças.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Infinito abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)