Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Estabelecimento Prisional de Lisboa – Portugal

 

Circular n.º 01

 

Anápolis (Brasil), 24 de agosto de 2016

 

Estimados detentos, somente em Deus é possível encontrar a verdadeira FELICIDADE... as coisas passageiras desse mundo não podem alegrar uma alma criada para a Eternidade Feliz: “A nossa alma aspira a um bem pleno, a um bem infinito, a um bem que não envolva a menor sombra de mal: e só Deus é a plenitude dos bens, só Ele o bem infinito, só Ele o bem por excelência” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

Deus criou o preso para ser FELIZ, para percorrer o caminho do BEM e, depois da morte, “mergulhar” na FELICIDADE ETERNA... no céu.

Uma pessoa que já percorreu o TRISTE caminho do ASSASSINATO, ROUBO, DROGAS e OUTROS, sabe muito bem que não existe FELICIDADE no MUNDO do CRIME. Fomos criados por Deus para a FELICIDADE, para sermos felizes... somente Deus pode saciar perfeitamente o nosso coração. No MUNDO do CRIME só há felicidade efêmera e paz ilusória.

O detento é filho de Deus e sabe muito bem que a vida é curta e passageira. O mesmo deve aproveitar o tempo na penitenciária para se aproximar de Deus enquanto é tempo. É TRISTE sofrer na prisão aqui da terra, e depois da morte sofrer na “prisão” do inferno para sempre junto com os Demônios.

A VERDADEIRA FELICIDADE não está na imoralidade, na bebida alcoólica, na prostituição, na pornografia, no ódio, na vingança, nos MOTINS, REVOLTAS e REBELIÕES... Só em Deus há FELICIDADE... quem serve o mundo nunca está tranquilo e feliz: “Nosso coração está inquieto, ó Deus, até que repouse em ti” (Santo Agostinho).

Quem quiser ser FELIZ deve SEGUIR o que Deus ordena e voltar as costas para as coisas vazias desse mundo. É grande ignorância buscar a FELICIDADE na terra, isto é, no que passa... a FELICIDADE vale mais que o ouro e a prata, mas não está aqui nesse mundo.

O preso deve olhar sempre para o alto, isto é, para Deus, FONTE da VERDADEIRA FELICIDADE.

O que fazer para possuir a FELICIDADE vivendo num presídio e dentro de uma cela? 1.º Pedir a presença de um sacerdote para confessar os pecados. A Confissão é o sacramento da felicidade, paz e alegria. O pecado expulsa a felicidade do coração. 2.º Ocupar bem o tempo com leituras espirituais: Sagrada Escritura, Vida dos Santos, Catecismo e outros livros piedosos. 3.º Fazer o bem aos companheiros. 4.º Ser luz com o exemplo. 5.º Rezar com fervor. 6.º Ficar distante de MOTINS e REBELIÕES. 7.º Respeitar o delegado, policiais e funcionários do presídio. 8.º Ter paciência nas provações. 9.º Falar somente o que edifica. 10.º Cuidar com zelo dos móveis do presídio.

É correto um detento MATAR o seu próximo? Não! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É correto um preso cometer SUICÍDIO? Não! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É correto um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR? Não! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

O preso deve buscar todos os dias a verdadeira LIBERDADE. Ela não consiste em correr pelas ruas de uma cidade ou pelos campos de uma fazenda; mas sim, em expulsar o pecado do coração e colocar Deus nele. Quem possui Deus é livre, mesmo estando atrás das grades.

O detento não pode deixar o DESÂNIMO entrar em seu coração. O DESÂNIMO e o PESSIMISMO não resolvem nada.

É preciso manter os olhos fixos em Deus e pedir-lhe AJUDA, FORÇA e PROTEÇÃO... somente o Criador pode ajudar um coração angustiado: “É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança” (Sl 145, 5).

Feliz do encarcerado que suporta com paciência as provações do presídio. É melhor sofrer atrás das grades no presídio, do que sofrer nas chamas do inferno após a morte.

O detento não caiu do céu por descuido. Está na prisão porque cometeu algum crime.

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam do Estabelecimento Prisional de Lisboa.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus, fonte da verdadeira felicidade, abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)