Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Estabelecimento Prisional do Porto – Portugal

 

Circular n.º 01

 

Anápolis (Brasil), 24 de agosto de 2016

 

Caríssimos detentos, AMEM a Jesus Cristo de todo o coração... somente Ele pode dar-lhes a verdadeira PAZ, aquela que o mundo não pode dar: “Deixo-vos a paz, a minha paz vou dou; não vo-la dou como o mundo dá” (Jo 14, 27).

 

O preso não pode se DESESPERAR nem DESANIMAR por causa da situação; mas deve BUSCAR APOIO em Jesus Cristo, o MELHOR AMIGO. É preciso transformar o coração numa preciosa cela para “prender” a Jesus Cristo... expulsando o pecado e recuperando a graça santificante através do arrependimento, propósito e uma sincera confissão com um sacerdote.

Feliz do preso que aceitou a amizade de Jesus Cristo. A vida sem Jesus Cristo é vazia e sem sentido. Quem vive num presídio precisa viver unido a Jesus Cristo... Ele é um amigo fiel e bondoso.

Ser amigo de Jesus é percorrer o caminho da salvação e do bem. Ser amigo de Jesus Cristo é arrancar do coração as trevas do pecado e enchê-lo da luz do bem. Ser amigo de Jesus Cristo é ser amigo do Deus Eterno.

O encarcerado não pode pensar que tudo está perdido em sua vida... que a vida desabou. Não! Quem se aproxima de Jesus Cristo não pode perder a ESPERANÇA... é preciso ESPERAR em Deus sem se DESESPERAR.

Um mal que acontece, seja o que for, não pode ser para ninguém a negação da esperança. Esperar é o que mais importa a quem crê firmemente no amor. Um mal que acontece, às vezes, é apenas um sinal de que Deus ainda nos espera. Quem ama, espera. Quem não ama, decepciona. O céu não muda de nome só porque há noites sem estrelas... Por isso é que sempre devemos esperar apesar dos pesares. Ninguém pode exigir tudo de nós, mas todos podem esperar de nós o melhor. É do sol que nasce o dia. É do amor que nasce a esperança. A esperança não impede que nos aconteça o que não esperamos. Quem ama não espera em vão (Pe. Orlando Gambi).

Para ser amigo de Jesus Cristo é preciso MUDAR de VIDA, isto é, BUSCAR com perseverança a santidade de vida. Quem é amigo de Jesus não realiza MOTINS, REVOLTAS, REBELIÕES... não ASSASSINA o companheiro de cela... não QUEIMA nem DESTRÓI os MÓVEIS da PRISÃO... mas RESPEITA o DELEGADO, os POLICIAIS e FUNCIONÁRIOS da prisão.

O detento não deve piorar a sua situação diante da justiça sendo VIOLENTO e REBELDE; mas deve LUTAR para MUDAR de VIDA... abandonar as trevas do erro e RECOMEÇAR sempre. Não é feio RECOMEÇAR, feio e triste é ficar PROSTRADO na lama do erro.

O encarcerado não pode ficar preso no passado, isto é, nos crimes que cometeu; mas é preciso OLHAR para FRENTE, com o coração confiante no AMOR de Deus e RECOMEÇAR... RECOMEÇAR sem DESANIMAR. Somente aquele que sai de um buraco escuro pode contemplar a beleza da luz do sol. Muitos criminosos ficam presos no passado e não conseguem caminhar pela via do bem, da luz... isso não agrada a Deus. Quem confia em Deus e no seu amor RECOMEÇA SEMPRE; mas aquele que confia nas próprias forças não consegue sair do lugar.

O detento deve aceitar com paciência, humildade e calma as provações que surgem no presídio e as punições dadas pela justiça. É melhor sofrer na prisão aqui da terra, do que sofrer na prisão do inferno para sempre.

Quem quiser ser BOM e entrar no CÉU deve caminhar sempre pelo caminho da luz e nunca desistir, mesmo que surjam grandes obstáculos pela frente... só entrará no céu quem caminhar sem desanimar. O inferno é a pátria dos desanimados.

O preso é filho de Deus e nasceu para vencer. Os crimes do passado deverão ser esquecidos depois do arrependimento e confissão com um sacerdote. Para vencer na vida é preciso lutar... e lutar sempre. Quem vive de braços cruzados jamais alcançará vitória.

Muitos param na metade do caminho e se condenam ao inferno. O céu é a pátria dos vencedores... dos batalhadores... dos perseverantes: “Sem perseverança, impossível é chegar à santidade ou à salvação: não basta sermos virtuosos, generosos alguns dias ou alguns anos; necessário é sê-lo sempre, até o fim” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Deus quer que o preso seja santo... seja bom e educado. Feliz do encarcerado que pensa com frequência na BREVIDADE da VIDA. Infeliz do detento que joga a vida fora com rebeldias e revoltas.

São Dimas, o bom ladrão, abriu o coração para Jesus e se salvou; Gestas, o mau ladrão, fechou o coração para Jesus e se condenou.

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam do Estabelecimento Prisional do Porto.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus, fonte da verdadeira paz, abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)