Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Cristal Atlético Clube

(Macapá Amapá)

 

 

Circular 01

Aos jogadores de futebol do Cristal Atlético Clube – Macapá – AP

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 20 de março de 2012

 

Caríssimos, joguem futebol com entusiasmo sem se esquecerem de lutar para conquistar o céu, verdadeira morada dos amigos de Deus: “O céu é a nossa pátria” (São Cipriano).

 

O atleta não pode prender o seu coração nas coisas passageiras e caducas desse mundo, mas deve saber conciliar esporte e vida espiritual... lembrando com frequência que o céu vale mais do que todas as riquezas da terra.

Feliz do jogador de futebol que se esforça continuamente para conquistar o céu!

Prezados, no céu, os eleitos vêem a Deus e conhecem-no de maneira clara, direta e imediata, sem o auxílio do raciocínio; é o que se chama visão intuitiva. Não se trata de uma visão passageira, como a que Deus às vezes concede a almas muito santas, mas de um estado diferente daquele em que vivemos. Nesse estado, a inteligência humana encontra-se livre da ignorância e do erro, pois vê tudo em Deus que nos fez inteligentes para que pudéssemos chegar a esse termo, com ou sem conhecimentos científicos. Para a criatura será uma alegria imensa conhecer no céu a beleza da criação e as leis que a governam.

Por outro lado, essa visão de Deus dá aos eleitos uma felicidade indizível, já que Ele se mostra à alma na sua infinita bondade: é a visão beatífica. Compreender — cada um conforme a sua medida — que Deus é Amor, produz uma felicidade proporcional a esse conhecimento.

Os eleitos contemplam a Deus, uns mais perfeitamente do que outros, de acordo com os seus méritos; a Sagrada Escritura afirma claramente que cada qual receberá a sua recompensa segundo as suas obras, o que é de justiça. Quando Cristo diz: Na casa de meu Pai há muitas moradas (Jo 14, 2), não devemos imaginar um palácio com quartos mais e menos belos. Em todas as representações setoriais do céu, há pessoas mais próximas de Deus, e outras mais afastadas. Na realidade, porém, Deus é tudo em todos (l Cor 15, 28) (cfr. Monge Edouard Clerc, Que há para além da morte?).

Caríssimos, trabalhem continuamente para salvar suas almas imortais... a vida é curta e a morte não manda recado.

Sejam homens de Deus... Ele deve ocupar o primeiro lugar em seus corações.

Envio-lhes um questionário sobre Jesus Cristo: conheça, ame e sirva o Mestre.

Eu vos abençôo e vos guardo no Santíssimo Coração de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.