Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Itabuna Esporte Clube

(Itabuna – Bahia)

 

 

Circular 01

Aos jogadores de futebol do Itabuna Esporte Clube – Itabuna – BA

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 03 de fevereiro de 2012

 

Caríssimos, ocupem bem o tempo para fazerem o bem e fujam da ociosidade: “A ociosidade traz a pobreza e a penúria, porque a mãe da indigência é a ociosidade” (Tb 4, 13).

 

O atleta pode ser tentado a levar uma vida de ociosidade, principalmente quando está de folga ou na concentração. O demônio pode tentá-lo  a cometer pecados nesses momentos de ócio.

Prezados, a principal arma que o demônio utiliza para derrubar alguém é o ócio, origem de todos os vícios. Percebam que o homem nasceu para trabalhar e quando evita estar ocupado, está fora de seu centro e ofende a Deus. A ocupação nobre combate e vence a inércia. O que mais atormenta os condenados no inferno é saber que ficaram no ócio; e a  grande satisfação dos bem-aventurados do Céu é saber que todo tempo empregado na glória de Deus proporcionou-lhes a felicidade eterna.

Isso não significa que o atleta deve ficar ocupado o dia inteiro sem nenhum descanso... Todavia, o mesmo deve se ocupar de atividades úteis para a formação. Como por exemplo: bons livros, filmes religiosos e entretenimentos lícitos. Lembrem-se de que fraudes, trapaças, alcunhas e palavras obscenas causam discórdias e podem ofender os amigos, além de serem um contra-testemunho cristão.

Mesmo nessas ocupações, não deixe de elevar o pensamento a Deus, também oferecendo esses momentos à sua honra e glória. Certa vez, São Luiz Gonzaga, enquanto se entretinha alegremente com seus amigos, foi indagado o que faria se naquele momento aparecesse um Anjo avisando que em quinze minutos Deus o chamaria ao juízo. Prontamente respondeu que continuaria sua ocupação, porque estava certo de que aquelas atividades agradavam a Deus (cfr. São João Bosco, O cristão bem formado).

O jogador de futebol não pode se envolver com o esporte a ponto de se esquecer da salvação da alma. A salvação de nossa alma deve ocupar o primeiro lugar: “Salvar a minha alma, tornar-me santo, eis o principal negócio de minha vida” (São Pedro Julião Eymard).

Envio-lhes um questionário sobre Jesus Cristo: conheça, ame e sirva o Mestre.

Leiam todos os dias um trecho da Sagrada Escritura.

Rezo por vocês e familiares.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Cristo Jesus; abismo de todas as virtudes.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.