Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

América Futebol Clube

(Natal – Rio Grande do Norte)

 

 

Circular 01

Aos jogadores de futebol do América Futebol Clube – Natal - RN

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 17 de janeiro de 2012

 

Prezados, pratiquem o esporte com entusiasmo, e com maior entusiasmo busquem a perfeição, isto é, a santidade; porque o atleta também é chamado à perfeição: “Não há ninguém que não deva se esforçar para progredir no caminho da perfeição; por isso, todos sem exceção, devemos empenhar-nos para que, no dia da redenção, pessoa alguma seja ainda encontrada nos vícios do passado” (São Leão Magno).

 

O jogador de futebol pode ser tentado a se dedicar totalmente ao esporte deixando Deus de lado... abandonando completamente a vida espiritual. O mesmo deve ser prudente e sábio para conciliar as duas coisas: “... a verdadeira devoção nada destrói; ao contrário, tudo aperfeiçoa” (São Francisco de Sales).

Pode-se observar pelo comportamento que centenas de atletas já “riscaram” Deus de suas vidas... o desejo das grandezas terrenas fez com que os mesmos expulsassem do coração a verdadeira Grandeza que é Deus; esses, com certeza absoluta, sofrem e sofrerão terríveis frustrações, porque o mundo e as criaturas não podem dar-lhes a verdadeira felicidade: “A sabedoria do mundo é falsa em suas virtudes. Ela só se humilha para se exaltar; finge calar-se para que melhor a ouçam; mostra não se importar com as coisas para as obter; sofre as   injúrias por não poder vingar-se; é paciente, esperando ocasião de se irritar, caridosa quando lhe convém, religiosa quando é um meio de agradar aos outros; é em tudo falsidade e hipocrisia” (M. Hamon).

Caríssimos, lembrem-se continuamente de que a vida é breve... ela passa como um relâmpago. Estamos nesse mundo para salvar a nossa alma, e isso só é possível enquanto o nosso coração estiver pulsando... a nossa vida é um morrer a cada dia: “Falando com rigor, a própria vida terrena é um morrer contínuo. É luta constante contra as doenças, a velhice e a morte” (Monsenhor Tihamer Tóth).

Joguem futebol, mas não sejam escravos dele... ele é apenas um esporte. Sejam sim, escravos de Deus... do Deus Eterno que nos criou e que cuida de nós: “Agora libertos do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final” (Rm 6, 22).

Envio-lhes um questionário sobre Jesus Cristo: conheça, ame e sirva o Mestre.

Rezo por vocês e familiares.

Que Deus proteja a diretoria e torcedores dessa vitoriosa equipe.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração Puríssimo da Virgem Maria.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.