Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Palmeira Futebol Clube

(Goianinha Rio Grande do Norte)

 

 

Circular 01

Aos jogadores de futebol do Palmeira Futebol Clube – Goianinha – RN

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 17 de janeiro de 2012

 

Prezados, sejam exemplos para todas as pessoas, principalmente para as crianças que estão iniciando nas categorias de base. Infeliz do jogador de futebol que der escândalo para os menores: “Se é crime enorme o homicídio, crime sem comparação muito maior deve ser matar uma alma imortal, isto é, tirar-lhe a vida da alma” (Pe. João Batista Lehmann).

 

Centenas de jogadores de futebol pensam que são livres para cometerem todo tipo de bagunça e colocar na internet. Acham-se os donos do mundo, mas se esquecem de que são criaturas e terão que prestar contas a Deus no dia do Juízo.

O jogador que canta músicas imorais, conta piadas pornográficas, deixa-se fotografar nu... terá que se explicar para Deus logo após a morte.

Se o sangue de Abel bradou ao céu por vingança, qual não será o brado do Sangue de Jesus Cristo contra aqueles que dão escândalo! Se o Sangue de Jesus Cristo qual chuva de maldição caiu sobre os juízes, que O mandaram à morte, que será daqueles que roubam a Jesus Cristo almas que remiu com seu Sangue preciosíssimo: “Salvar as almas é entre as obras divinas, a mais divina. Portanto, induzir as almas ao pecado pelo escândalo é, entre as obras diabólicas, a mais diabólica!” (São Dionísio Areopagita).

O escândalo é semelhante a uma espada aguda de ambos os lados. Mata aquele que o dá, e aquele que o recebe – o escandaloso e o escandalizado. Mas quem fica mais maltratado é sempre o escandaloso.

O escandaloso peca duas vezes: uma na ação que pratica, outra na ação que fez praticar o seu semelhante. Faz-se réu de dois crimes, e por isso digno de dois castigos.

Prezado atleta, acautela-te contra o escandaloso, que é um dos males mais nocivos do nosso tempo. Anda de sobreaviso para não seres vítima dele: desvia os olhos de quanto te pode levar ao pecado.

Lembra-te da ameaça de Jesus Cristo: Ai do mundo por causa dos escândalos! (Mt 18,7). Que motivaria tal exclamação? O que mais tarde veio a dizer Cornélio-a-Lápide: É pelo escândalo que se condena a maior parte dos homens!(cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Envio-lhes um questionário sobre Jesus Cristo: conheça, ame e sirva o Mestre.

Leiam todos os dias um trecho da Sagrada Escritura.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Maria Virgem.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.