Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Esporte Clube Espigão

(Espigão d’Oeste – Rondônia)

 

Circular 01

 

Aos jogadores de futebol do Esporte Clube Espigão – Espigão d’Oeste – RO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 17 de abril de 2012

 

Prezados jogadores, pratiquem o esporte sem se esquecerem da salvação de suas almas: “Se conseguir salvar a minha alma, tudo está ganho. Se não o conseguir, tudo está, pelo contrário, irremediavelmente perdido” (São Pedro Julião Eymard).

 

Não existe ocupação mais importante do que a de salvar a alma... infeliz do atleta que descuida de sua alma imortal para se preocupar somente com as coisas passageiras e caducas desse mundo. A alma vale mais do que todo o ouro do mundo: “A questão mais importante que possa haver no mundo é a salvação de uma alma” (São Vicente Palloti).

A vida passa como um relâmpago... passa para não mais voltar. Feliz daquele que cuida da salvação de sua alma.

Que é nossa vida? Assemelha-se a um tênue vapor que o ar dispersa e desaparece completamente. Todos sabemos que temos de morrer. Muitos, porém, se iludem, imaginando a morte tão afastada que jamais houvesse de chegar. Jó, entretanto, nos adverte que a vida humana é brevíssima: O homem, vivendo breve tempo, brota como flor e murcha. Foi esta mesma verdade que Isaías anunciou por ordem do Senhor: Clama — disse-lhe — que toda a carne é erva… verdadeira erva é o povo; seca a erva e cai a flor. A vida humana é, pois, semelhante à dessa planta. Chega a morte, seca a erva; acaba a vida e murcha cai a flor das grandezas e dos bens terrenos.

A morte corre velocíssima sobre nós, e nós, a cada instante, corremos para ela. Este momento em que escrevo — disse São Jerônimo — faz-me caminhar para a morte. Todos temos de morrer, e nós deslizamos como a água sobre a terra, a qual não volta para trás. Vê como corre o regato para o mar; suas águas não retrocedem; assim, atletas, passam teus dias e cada vez mais te acercas da morte. Prazeres, divertimentos, lisonjas e honras, tudo passa. E o que fica? Só resta o sepulcro (cfr. Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a morte).

Vivam santamente, fugindo de tudo aquilo que desagrada a Deus.

Envio-lhes um questionário sobre Jesus Cristo: conheça, ame e sirva o Mestre.

Leiam todos os dias um trecho da Sagrada Escritura.

Rezo por vocês e familiares.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Cristo Jesus; abismo de todas as virtudes.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.