Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Grêmio Novorizontino

(Novo Horizonte – São Paulo)

 

Circular 01

 

Aos jogadores de futebol do Grêmio Novorizontino – Novo Horizonte – SP

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 01 de junho de 2012

 

Prezados, pratiquem o esporte sem se esquecerem da salvação de suas almas... quem perde a alma perde tudo: “Salvar a minha alma, tornar-me santo, eis o principal negócio de minha vida. Ser rico, honrado, prezado, servido, isto não tem valor algum e será antes um perigo, uma grande desgraça se der ocasião a que peque ou me leve a descuidar-me de minha salvação – pois na morte acaba tudo” (São Pedro Julião Eymard).

 

O jogador de futebol não pode viver nesse mundo como se Deus não existisse... cuidado para não deixar o dinheiro, a fama, a vaidade e o desejo de grandeza aninharem em seus corações... nosso Deus é ciumento e não aceita um coração divido entre Ele e as coisas caducas da terra: “... pois teu Deus é um fogo devorador. Ele é um Deus ciumento” (Dt 4, 24), e: “Não te prostrarás diante desses deuses nem os servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus ciumento que puno a iniquidade...” (Dt 5, 9), e também: “... pois o Senhor teu Deus é um Deus ciumento, que habita em teu meio” (Dt 6, 15).

Lembrem-se continuamente de que todos morreremos e compareceremos diante do Tribunal de Deus para prestarmos contas de todas as ações que praticamos... ninguém escapará das mãos de Deus.

É um Deus que nos julgará! A sua misericórdia é infinita, porém, naquela hora oculta-a para só dar lugar à justiça. Ali não se atende nem à pessoa, nem à dignidade do julgado. Todas as condecorações cairão no pó da sepultura e cada um há de ver-se naquela hora com as suas boas ou más obras nas mãos para receber por elas o prêmio ou o castigo.

É Deus que nos há de julgar! Conhecedor de tudo, não tem precisão de testemunhas para nos convencer dos nossos delitos, nem de acusadores, que lhos levem ao conhecimento. Tudo sabe, tudo conhece, tudo vê com tanta clareza, como se então  tivéssemos praticando. Palavras, pensamentos, afetos, desejos, intenções, tudo se lhe mostra tão patente, como se o iluminasse a luz do sol meridiano (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Vivam preparados... a morte não avisa o dia nem a hora da “visita”.

Façam o bem enquanto é tempo.

Envio-lhes um questionário sobre Jesus Cristo: conheça, ame e sirva o Mestre.

Rezo por vocês e familiares.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.