Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 44

Anápolis, 03 de maio de 2010

 

Ao craque Paulo Henrique Ganso

Jogador do Santos Futebol Clube

 

Prezado Paulo Henrique, jogue futebol com entusiasmo, mas não deixe de buscar com afinco a vida interior: “Vida interior é uma vida de amizade com Deus que vive em nós pela graça, vida de amizade que nos leva a conformar afetuosamente, em todas as circunstâncias, nossa vontade à d’Ele” (Pe. Gaston Courtois).

 

Como já foi falado, jogue futebol, mas não se esqueça de cuidar da sua vida espiritual. Deus está acima de toda fama, dinheiro e aplauso... sem Deus a vida não tem sentido. Milhares de jogadores milionários vivem tristes e frustrados... possuem dinheiro, carros de luxo, mansões... mas não possuem Deus.

O goleiro alemão, Robert Enke de 32 anos, mais cotado para ser o titular da seleção do país na Copa do Mundo de 2010, se suicidou ao parar o carro em uma passagem de nível e andar pelos trilhos de trem perto de Hannover.

A sua esposa Teresa disse à imprensa: “Tentei dar esperanças a ele, perspectivas, dizer que o futebol não é tudo. Sempre estive ao lado dele e pensei que graças ao amor poderíamos superá-lo”.

Caríssimo Paulo, é preciso jogar com alegria... sem se esquecer que existe um Deus a quem devemos servir e adorar... esse Deus que cuida de nós.

Jogador de futebol também possui coração, e esse pode parar a qualquer momento, como aconteceu com o Serginho (São Caetano).

Veja outros casos de morte em campo:

 

MIKLOS FEHER - Jogador húngaro, de 24 anos, atuava pelo Benfica (POR). Caiu no gramado no dia 25/01/2004, contra o Vitória de Guimarães e morreu vítima de parada cardíaca.

MAX - Zagueiro do Botafogo de Ribeirão Preto. Morreu aos 21 anos, no dia 2 de julho de 2003, após passar mal em um coletivo da equipe no estádio Santa Cruz.

MARC-VIVIEN FOE - Jogador da seleção de Camarões. Morreu, aos 28 anos, no dia 26/06/2003 após sofrer parada cardíaca durante a partida contra a Colômbia, pela Copa das Confederações, no estádio Gerland, em Lyon (FRA).

JOSÉ ROBERTO RODÁS - Juiz de futebol, morreu em fevereiro de 2003 também de enfarte fulminante, quando apitava o amistoso entre Guarani e Olimpia, em Assunção, no Paraguai.

VAGNER - O zagueiro, conhecido como Bacharel por seu bom nível intelectual, morreu dia 14/4/90, uma semana depois de bater com a coluna cervical no chão, durante partida entre Paraná Clube e Campo Mourão. Tinha 35 anos.

BARRY WELSH – Morreu de enfarte, aos 19 anos, no dia 1 de novembro de 1987, quando jogava pelo Ivybridge contra o Rangers, pela segunda divisão do Campeonato Inglês.

BETO - Quarto-zagueiro do Moto Clube, aos 26 anos, de enfarte, no meio do jogo contra o Tocantins, dia 14/9/85, no Castelão, em São Luís.

JOCK STEIN - No dia 10/9/85, em Glasgow, o então técnico da Escócia teve enfarte fulminante logo após empate em 1 a 1 de sua equipe contra País de Gales, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 86.

TROSSERO - Aos 29 anos, o argentino morreu de enfarte no vestiário, após vitória de seu time, o River Plate, sobre o Rosário Central, em 83.

CARLOS ALBERTO BARBOSA - Lateral-direito, aos 26 anos, durante jogo Sport x XV de Jaú, em Recife, dia 4/3/82. Também teve enfarte fulminante no gramado.

OMAR SAHNOUN - Aos 25, em 1980, durante treino de seu time, o Bordeaux. Ele tinha 25 anos e sofreu um enfarte.

VALTENCIR - Lateral-esquerdo, aos 32 anos, em 18/9/78, quando jogava pelo Colorado, o atual Paraná Clube. Teve lesões na coluna cervical e no cérebro, após choque com um adversário do Maringá.

MICHEL SOULIER - Zagueiro do Namur, da Bélgica, aos 27 anos. No dia 27/8/77 levou uma bolada no peito no jogo contra o Anderlecht e teve colapso cardíaco. Morreu no hospital.

ZEZINHO FIGUEROA - Aos 34 anos, o zagueiro da Inter de Limeira caiu no gramado, provavelmente vítima de aneurisma cerebral, quando disputava uma 'roda de bobo'.

MOACIR BARCELOS DE SOUZA - De crise convulsiva durante partida entre o Atlético de Alagoinhas e Bahia, pelo Campeonato Baiano. Tinha apenas 23 anos.

GERALDO - Zagueiro do Jataí, caiu em campo ao cabecear uma bola, no jogo contra o Itumbiara. Morreu de enfarte aos 25 anos no hospital.

 

Rezo para que Deus o proteja sempre.

Envio-lhe, como presente, o livrete “Tudo Passa”.

Eu te abençôo e te guardo no Amável Coração de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.