Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 45

Anápolis, 23 de junho de 2011

 

Ao jogador Rafael Cabral Barbosa

Santos Futebol Clube

 

Caríssimo Rafael, não fique desanimado diante das dificuldades da vida, mas lute corajosamente para superá-las... sempre com a cabeça erguida e com o coração alegre: “Marcar metas não basta. É preciso lutar. É forte não aquele que não experimenta fraquezas – todos nós as sentimos –, mas aquele que luta por superá-las; é corajoso não aquele que não sente medo – ninguém é um super-homem –, mas aquele que luta por ultrapassar a covardia” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

 

Parabéns por ter ajudado o Santos Futebol Clube ser o Campeão Paulista e da Libertadores da América de 2011.

Prezado Rafael, treine muito para “fechar” o gol... você é goleiro para isso, para servir o seu time... servir com zelo e dedicação; mas não se esqueça de fechar o seu coração para tudo aquilo que desagrada a Deus... no seu coração deve entrar somente aquilo que agrada a Nosso Senhor: “Feliz aquele que vive inteiramente unido e abandonado à vontade de Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Nas horas livres, não perca o tempo com noitadas, bebedeiras, barulho... mas apascente a sua alma em Deus fazendo boas leituras (Bíblia) e rezando com fervor.

Sabemos que Deus é a nossa maior riqueza e que fora d’Ele tudo é amargo e espinhoso; por isso, viva unido ao Senhor do céu e da terra e seu coração estará sempre em paz.

Cuidado com os invejosos... existe muita inveja no futebol: “O invejoso é pior que o demônio” (São João Crisóstomo).

Caríssimo, lembre-se continuamente de que a vida passa como um relâmpago... não deixe para depois, mas procure viver santamente todos os dias... a morte não avisa o dia nem a hora: “Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento” (1 Pd 1, 15).

Rezarei por você e por todos os jogadores de futebol de todos os times, pois todos possuem uma alma imortal.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.