Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 56

Anápolis, 23 de junho de 2011

 

Ao jogador Alex Sandro Lobo Silva

Santos Futebol Clube

 

Caríssimo, não busque a alegria naquilo que passa; pois somente em Deus você a encontrará: “Existe uma alegria que não é concedida aos ímpios: esta alegria é Deus!” (Santo Agostinho).

 

Lembre-se continuamente de que você é chamado à santidade. Não é uma criatura que te chama à perfeição... mas sim, o próprio Deus: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19, 2), e: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48), e também: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3), e ainda: “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade” (1 Ts 4, 7), e: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12, 14).

Jogue futebol sem se esquecer de que você é mortal e comparecerá diante do Tribunal de Deus na hora da morte: “E como é um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento” (Hb 9, 27).

Sendo assim, comporte-se bem em tudo o que fores fazer... seja luz em todas as suas ações... viva na presença de Deus: “Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento” (1 Pd 1, 15).

Prezado, existem muitos jogadores que se julgam poderosos e donos do mundo... tudo isso é ilusão e vaidade; basta um chute de um adversário para tirá-los por um tempo ou para sempre do futebol.

O jogador de futebol corre muitos riscos numa partida; por isso, é preciso que os mesmos sejam amigos de Deus, pedindo-Lhe continuamente a sua proteção.

Antes de entrar em campo, seja para treinar ou jogar uma partida oficial, peça proteção ao seu Anjo da Guarda: “Tem confiança com o teu Anjo da Guarda. Trata-o como amigo íntimo – porque de fato o é –, e ele saberá prestar-te mil e um serviços nos assuntos correntes de cada dia” (São Josemaría Escrivá).

O erro de muitos jogadores é de se colocarem no lugar de Deus.

Parabéns por ter ajudado o Santos Futebol Clube ser o Campeão Paulista e da Libertadores da América de 2011.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.