Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 58

Anápolis, 23 de junho de 2011

 

Ao jogador Adriano Bispo dos Santos

Santos Futebol Clube

 

Caríssimo, não se desanime quando os obstáculos surgirem em sua vida; para entrar no céu é preciso percorrer o caminho da cruz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

 

É dever de todos carregar a cruz, também do jogador de futebol.

Somos chamados por Deus à santidade e não existe santidade nem salvação longe da cruz.

O que é a cruz? É tudo aquilo que nos contraria e nos arranca lágrimas: “Chorando entramos neste mundo e chorando havemos de sair dele!” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Muitos jogadores de futebol se desesperam diante de uma fratura ou contusão; está claro que esses atletas não aprenderam a suportar as cruzes de cada dia nem fazer a vontade de Deus.

O jogador de futebol também é chamado à santidade; por isso, o mais importante não é jogar, mas sim, fazer a vontade de Deus... é preciso aceitar tudo para agradar a Deus: “Devemos, pois, acolher sem reserva todas as disposições da Providência a nosso respeito e, consequentemente, abraçar em paz tudo o que nos acontece de favorável ou desfavorável, nosso estado de vida, nossa saúde, tudo o que Deus quer” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Feliz do atleta que suporta com paciência e alegria as provações de cada dia; além de edificar os amigos, o mesmo agrada a Deus: “Quantos méritos se podem ganhar só em suportar com paciência as doenças! Suportando com paciência as dores de nossas doenças, tecemos uma grande parte e talvez a maior parte da coroa que Deus nos prepara no céu” (Santo Afonso Baltazar Álvares).

Santa Ludvina ficou acamada mais de trinta anos... sofreu tudo com  paciência e por amor a Deus.

Parabéns por ter ajudado o Santos Futebol Clube ser o Campeão Paulista e da Libertadores da América de 2011.

Eu te abençôo e te guardo no Amoroso Coração de Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.