Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

01

Anápolis, 29 de Janeiro de 1998

 

À Irmã Inês de Nossa Senhora das Dores

 

Jesus esteja na sua alma (São João da Cruz). Parabéns pelo seu aniversário e que essa data se repita muitas vezes, e que saibas aproveitar cada ano para trabalhar com mais fervor para a glória de Deus.

Caríssima Irmã Inês, “… aproveita o tempo(Eclo 4,23). O tempo é o tesouro que compramos a eternidade; para viver com Deus no céu vale a pena trabalhar sem jamais desanimar e ocupar todo o tempo com ações edificantes: “Não há nada tão precioso como o tempo(São Bernardo de Claraval).

Rezo para que sejas forte a exemplo da Virgem e Mártir Santa Inês, que derramou o seu sangue para não negar a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nosso Pai lhe conceda a santa perseverança, e que Maria Santíssima, nossa Mãe, seja o seu modelo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

02

Anápolis, 06 de fevereiro de 1998

 

À Irmã Gema de Nossa Senhora das Dores

 

Só Deus basta(Santa Teresa de Jesus). Parabéns Irmã Gema pelo seu aniversário, parabéns também pelo trabalho que estás realizando dentro do Instituto, principalmente o de ajudar cada irmã a servir a Deus com amor e perseverança: “Como é bonita, numa comunidade, semelhante porfia em ajudar-se uns aos outros (Bem-aventurado José Allamano).

Caríssima Irmã Gema, é importante trabalhar para Deus, é preciso trabalhar sem perder tempo, não basta começar um trabalho, é necessário perseverar até o fim.

Deus quer realizar maravilhas na sua vida, a senhora sabe muito bem disso, por isso, quanto mais corresponderes com as graças de Deus, mais Ele, o Todo-poderoso te abençoará.

Trabalhe com energia e enfrente as fadigas para não dar folga à própria comodidade.

Deus espera de ti o máximo de fidelidade e de esforço, quando o Altíssimo quer confiar uma tarefa a uma pessoa, primeiro Ele a prova. Seja uma missionária apaixonada por Deus e pela Virgem Santíssima, somente assim sentirás no coração o desejo de trabalhar continuamente para a salvação das almas: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! (2 Cor 1,3).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

03

Anápolis, 14 de fevereiro de 1998

 

À Irmã Juliana de Nossa Senhora das Dores

 

Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16,24). Parabéns caríssima Irmã Juliana pelo seu aniversário, desejo-lhe muitas cruzes e que sejas sempre essa filha apaixonada pela Virgem Dolorosa ao pé da cruz.

Sem a cruz a nossa vida é vazia e sem sentido, com a cruz a nossa vida espiritual torna-se mais convicta; para entrar no céu vale a pena carregar todas as cruzes: “Para ganhar o céu, todo sofrimento é pouco(São José Calazans).

Caríssima Irmã Juliana, que a senhora seja sempre paciente nas dores e perseverante nas tribulações, assim serás sempre o modelo para as outras irmãs. Dizia Santa Gema Galgani: “Não recuso a cruz; porque se recuso a cruz, recuso a Jesus”. Então caríssima irmã Juliana, seja uma verdadeira Filha da Paixão de Jesus e das Dores da Nossa Senhora, carregando a cruz com amor, como dizia Santo Afonso Maria de Ligório: “O sinal mais certo para saber se uma pessoa ama a Jesus Cristo é, não tanto o sofrer, mas o querer sofrer por amor dele”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

04

Anápolis, 23 de fevereiro de 1998

 

Á Irmã Verônica de Nossa Senhora das Dores

 

Parabéns caríssima Irmã Verônica pelo seu aniversário, que Deus a proteja e lhe conceda muitos anos de vida.

Caríssima Irmã: “Todas as chagas do Redentor são outras tantas palavras que nos ensinam como devemos sofrer constantemente por Jesus; assim ficaremos logo santos (São Francisco de Sales). Quem ama verdadeiramente a Jesus, segue os Seus passos sem jamais desanimar. Ele sofreu muito e com paciência, nós, seus seguidores, devemos fazer o mesmo.

Jesus fica feliz quando uma pessoa sofre com paciência e com alegria: “Nós podemos se mártires sem a espada, se guardarmos a paciência(São Gregório Magno).

 Caríssima Irmã Verônica: “O mérito de uma pessoa que ama Jesus Cristo consiste em amar e sofrer (Santo Afonso Maria de Ligório).

Desejo-lhe muita paciência e alegria nos sofrimentos.

Salve Mãe Dolorosa, rainha dos mártires.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

05

Anápolis, 21 de março de 1998

 

Ao Irmão Carlos

 

Caríssimo Irmão Carlos, parabéns pelo seu aniversário, que Deus o abençoe e que Maria Santíssima o proteja.

A nossa Igreja Católica precisa com urgência de santos sacerdotes, rezo para que você persevere na vocação: “O sacerdócio é uma cruz e um martírio(Pe. Eduardo Poppe).

Peça a Deus todos os dias a graça de ser um sacerdote segundo o Coração de Jesus, porque o sacerdote segundo o mundo não agrada a Deus e é causa de perdição para muitas almas: “O sacerdote, ou é um santo, ou é um demônio (Pe. Pio de Pietralcina).

Caríssimo Irmão Carlos: “Cada vez que virdes um sacerdote, pensai em Jesus(São João Maria Vianney).

Seja amigo da cruz: “Eu não saberia falar senão da felicidade que há em sofrer com Jesus Cristo, porque não vejo nada mais precioso que sofrer por seu amor (Santa Margarida Maria  Alacoque).

Feliz Aniversário!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

06

Anápolis, 13 de maio de 1998

 

À Irmã Inês de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Inês: “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa, Deus não muda, a paciência tudo alcança; a quem tem Deus, nada lhe falta: só Deus basta (Santa Teresa D’Avila).

Parabéns pelo trabalho que estás realizando em São Paulo, isto é, mendigar de casa em casa por amor a Jesus e as almas: “… nem se envergonhem de lhes pedir esmolas, tornando-se como que mendigos por Cristo e pela salvação das almas (Concílio Vaticano II, Decreto “Ad Gentes”, nº 39).

Muitas congregações passaram pela mesma dificuldade financeira: Salesianos, Maristas, La Salistas, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e muitas outras, mas todos os fundadores e fundadoras venceram, porque confiavam em Deus, e também nós venceremos com a ajuda de Nosso Senhor.

Além das nossas dívidas, temos que suportar perseguições do clero e também dos leigos; calúnias e mais calúnias, fofocas e mais fofocas, mas sabemos que as obras de Deus são provadas: “As coisas de Deus são sempre acompanhadas da cruz e do sofrimento, e suas obras regadas com o orvalho das lágrimas(Dom Servilio Conti, I.M.C.).

Desejo-lhe muita perseverança e firmeza na fé; nas horas das dificuldades pense no céu, porque para ganhar o céu vale a pena qualquer sacrifício: “Nossa pátria é o céu… que prazer ali, no reino celeste, sem medo da morte, e a vida para sempre; que imensa e inesgotável felicidade!(São Cipriano).

Seja sempre feliz!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

07

Anápolis, 13 de maio de 1998

 

À Irmã Laura de Nossa Senhora das Dores

 

Parabéns Irmã Laura pelo seu empenho na campanha para pagar as dívidas. A senhora deve trabalhar com muito amor, porque o céu é a morada eterna daqueles que perseveram no bem: “Mas a nossa cidade está nos céus…(Fl 3, 20).

Cada dia que passa a dívida está diminuindo, o telefone toca menos, os credores não estão batendo mais na porta, graças ao esforço da senhora, de outras irmãs e também dos irmãos. Dois anos atrás o telefone tocava cem vezes por dia, muitos credores batiam na porta e estava difícil até para sair na rua; tínhamos que andar escondendo e quando pagávamos uma dívida era a maior festa. Graças a Deus estamos vencendo, não podemos desanimar, porque os santos passaram pela mesma dificuldade: “Por esse motivo, vivo endividado, sou escravo por causa de Jesus Cristo. Fico tão preso à dívida que muitas vezes não ouso sair de casa pelos débitos que me prendem(São João de Deus).

Além das dívidas, temos que suportar muitas calúnias e outras loucuras. O Pe. Luiz Virtuoso de Jaraguá continua dizendo que sou ladrão, e agora para mostrar o seu ódio contra o Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, está seduzindo as pessoas no confessionário, aconselhando os membros a deixar o Movimento. Ele está pagando remédio para alguns membros enfermos só para esses deixarem o Movimento e depois que a pessoa sai ele dá o desprezo; o Pe. Pio de Pietralcina dizia: “O padre ou é santo ou é um demônio”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

08

Anápolis, 14 de maio de 1998

 

Á Irmã Valdirene

 

Caríssima Irmã Valdirene, parabéns pelo seu empenho. Devemos trabalhar continuamente até matar esse dragão chamado dívidas, esse dragão quer destruir a nossa vida comunitária, vida de piedade e apostolado. Muitos credores são verdadeiros parasitas, então cobrando juros altos, isto é, estão querendo viver às nossas custas.

Eu contratarei um advogado para cuidar dessa parte, porque a falta de experiência está nos destruindo, isto é, estamos pagando juros enormes, e assim, jogando dinheiro pelo ralo. O Dr. Joel, nosso advogado é um homem sério e já está colocando as coisas no seu devido lugar. Muitos credores já fugiram, outros não querem falar com o advogado, isso mostra que eles agiam com segundas intenções.

Rezo para que você persevere na graça de Deus, nada de desânimo: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno do reino de Deus(Lc 9,62), e quem recua ante as dificuldades, deixando de lado a oração, jamais adquirirá a intimidade com Deus: “Tome firme e decidida resolução de jamais parar até chegar àquela fonte (Santa Teresa D’Avila), a fonte de água viva prometida por Jesus a quem, sedento d’Ele, busca-O com perseverança.

Seja firme na fé e amiga da cruz: “Ó cruz santa, por que me queixar? Não recuso a cruz; porque se recuso a cruz, recuso Jesus(Santa Gema Galgani).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

09

Anápolis, 14 de maio de 1998

 

Á Irmã Valéria

 

Parabéns Irmã Valéria pela sua disponibilidade, você não deve ter medo de pedir esmolas para ajudar o Instituto, porque o povo em geral ajuda o carnaval, política, futebol e outras coisas do mundo, pedir para realizar o bem espiritual é a coisa mais importante.

Viva sempre perto de Deus, pratique todas as virtudes para agradá-lO, porque Ele é tudo para nós : “Dai-nos a graça de jamais nos afastar da virtude! Assim seremos os mais felizes de todos os homens, e atrairemos todos os que querem alcançar a salvação. Certamente eficaz e penetrante é a demonstração dada pelas obras! Mais visível e luminosa do que a própria luz, é a vida pura. Oxalá ilumine todos os homens o poder do nosso exemplo, e os guie à vida eterna(São João Crisóstomo).

Não podemos nos desanimar com a tempestade que está querendo afundar o barco das nossas famílias religiosas, devemos ter fé e confiança em Deus, Ele é tudo para nós: “Resisti-lhe, firmes na fé…(1 Pd 5,9).

Os padres de Anápolis nos atacam continuamente, falam loucuras sobre nós, só que outros padres fiéis à Igreja nos apóiam e falam bem das nossas famílias religiosas. O povo já percebeu que tudo é inveja, eles não trabalham e querem atrapalhar o nosso apostolado: “O sacerdote deve temer mais os que lhe estão próximos, inclusive os colegas de cargo(São João Crisóstomo).

Ave Maria puríssima!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

10

Anápolis, 14 de maio de 1998

 

À Irmã Maria de Fátima

 

Caríssima Irmã Maria de Fátima, parabéns pelo seu esforço em mendigar para salvar o nosso Instituto. As dívidas atrapalham muito a vida de piedade e o trabalho missionário, mas com a graça de Deus e o esforço de todos venceremos.

Enquanto vocês estão pedindo esmolas nas ruas de São Paulo, os irmãos, algumas irmãs que ficaram aqui em Anápolis-Go e eu, trabalhamos para conseguir benfeitores e realizamos o Santo Calvário nas praças, esquinas, rodoviária, casas e outros lugares. Cada dia escrevo muitas cartas para os benfeitores e também para outras pessoas.

Além da dívida temos que suportar muitas perseguições. O Vigário Geral Luiz Ilc da Diocese de Anápolis reformou a Catedral com dinheiro da maçonaria, o mesmo disse na reunião do clero, e agora para tapar o erro que cometeu nos ataca continuamente, porque eu não quis aceitar essa atitude. Ele fala para todos que somos uma seita, que sou rebelde, desobediente e outras coisas; ele pode falar o que quiser, jamais aceitarei a maçonaria, ela é uma pantera satânica que trabalha para destruir a nossa Santa Mãe Igreja Católica.

Rezo para que você seja sempre firme na vocação: “O cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus(Papa Leão XIII).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

11

Anápolis, 22 de maio de 1998

 

Ao irmão Crispim

 

Caríssimo irmão Crispim, parabéns pelo seu aniversário! Rezo para que Deus o abençoe e que Maria Santíssima esteja sempre presente na sua vida.

Viva sempre unido a Deus, a sua vida deve ser um louvor a Deus: “Cantai com a voz, cantai com o coração, cantai com os lábios, cantai com a vida… Sereis o próprio louvor, se viverdes bem(Santo Agostinho).

Caríssimo irmão, reze sempre, a oração tranqüiliza a  alma e suaviza o coração; quem reza agrada a Deus e consegue muitas graças;  sem a oração é impossível santificar-se: “Sem oração é difícil uma alma santificar-se. Tudo fica na superfície, não cria raízes(Madre Maria José de Jesus), e “Rezemos com o coração, com a vontade, com o desejo de nos melhorarmos (Cônego Giuseppe Mazzanti).

A sua presença no Instituto é muito importante, principalmente a sua vida de oração e o trabalho que realizas com amor, zelo e alegria.

Seja sempre fiel a Deus, Ele jamais deixará de abençoar uma pessoa fiel; reze também todos os dias o Santo Rosário: “O rosário é a devoção mais eficaz para recuperar a graça(Papa Gregório XIV).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

12

Anápolis, 05 de junho de 1998

 

Ao Irmão Ranuel

 

Caríssimo Irmão Ranuel, parabéns pelo seu aniversário! Rezo para que sejas perseverante nesta caminhada difícil e ao mesmo tempo maravilhosa. Caminhe sempre unido a Jesus Cristo, sem medo das provações: “Filho, se te dedicares a servir ao Senhor, prepara-te para a prova(Eclo 2,1).

Trabalhe para a glória de Deus, Ele é justo e lhe recompensará: “Em verdade vos digo; não há quem tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa ou por causa do Evangelho, que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras, com perseguições; e, no mundo futuro, a vida eterna (Mc 10,29-30).

Lute para ser um grande santo, o padre que não é santo é um câncer dentro da Igreja Católica; seja amigo íntimo de Jesus Cristo, somente assim se santificará. Como o cervo corre ao encontro das águas correntes para matar a sede, corra também ao encontro de Jesus Eucarístico para matar a sede da sua alma: “Como a corça bramindo por águas correntes, assim minha alma está bramido por ti, ó meu Deus(Sl. 41, 2).

Seja amigo da cruz, os amigos de Deus viveram crucificados: “Os santos e amigos de Cristo serviram ao Senhor em fome, em sede, em frio e nudez, em trabalhos, e fadigas, em vigílias e jejuns, em rezas e santas meditações, em perseguições e muitos opróbrios” (Tomás de Kempis).

Reze pelo Papa João Paulo II e pelo nosso Instituto.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

13

Anápolis, 14 de outubro de 1998

 

Ao caríssimo Irmão Ênio, digníssimo Filho da Paixão de Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima e meu braço direito no governo das famílias religiosas.

 

Caríssimo Irmão Ênio, no dia 01 de Julho desse ano completou onze anos que você ingressou na Comunidade dos Lanceiros no Bairro São Jorge em Anápolis-Go, que fundei com a licença do Senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, quando ainda era seminarista; completou onze anos que você vem sendo o meu braço direito nessa caminhada difícil, e ao mesmo tempo maravilhosa e abençoada por Deus e protegida por Nossa Senhora. Você faz parte da família desde o dia do nascimento da mesma, e cada dia que passa você confirma o seu amor pela Obra, trabalhando com amor e com dedicação, posso dizer com toda convicção: você é um presente que Deus deu para a Obra.

Você deve se lembrar muito bem da vida de sacrifício e de pobreza extrema que viveu juntamente com mais cinco jovens na Comunidade: o prato era latinha de marmelada, o copo era latinha de extrato de tomate, não tinha cama, os colchões eram espalhados no único quarto, o guarda-roupa era um monte de tábuas amarradas com uma corda, a prateleira era feita de tábuas e tijolos, os bancos eram tamboretes, etc., a alimentação era muito pobre e também a casa era alugada. Depois a dona pediu a casa para a reforma e sem lugar para morar, fui com vocês para o pequeno salão da Capela de Santa Luzia no mesmo Bairro, onde faltava tudo, e até o banho era tomado com uma mangueira na água fria, eu estava com vocês porque era férias no seminário. Depois que o Bispo Dom Manoel Pestana Filho ficou sabendo da nossa miséria, é claro que alguém lhe falou da nossa situação, nos ofereceu uma casa na Vila Formosa para onde mudamos imediatamente.

A nossa história é muito longa, cheia de sofrimentos, calúnias, humilhações, zombarias, perseguições, críticas e ameaças, mas também é repleta de alegria, vitórias, conquistas, perseverança, caridade e reta intenção, por isso, devemos agradecer a Deus por tudo, e o mais importante é que você conseguiu passar por todas as tempestades e permanecer de pé e firme, pronto para continuar na luta, sem jamais desanimar, isto é, você amadureceu no caminho da cruz: “Não há senão um caminho, o da cruz. Fora dele não há  salvação (Bem-aventurada Elisabete da Santíssima Trindade).

Você é um exemplo de generosidade e desapego, vistes que a nossa Família religiosa estava afundada nas dívidas, e de 1995 até hoje, você deixou de estudar para salvar a nossa família, foram quatro anos de correria e você esteve sempre à frente, levando as Irmãs para pedir esmolas em Brasília, Anápolis, Goiânia, São Paulo e dezenas de cidades pequenas, enfrentando as perseguições de padres, bispos e até de policias. Você não é um Super-Homem, mas é um verdadeiro herói para a nossa Família Religiosa. Agora estamos pagando as dívidas e no ano de 99 você voltará a estudar para ser um santo sacerdote.

Caríssimo Irmão Ênio, parabéns pela sua disponibilidade e seja sempre amigo de Jesus Cristo, trabalhando e rezando para conquistar muitas almas para Deus e percorrendo sempre o caminho da cruz: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à vida. E poucos são os que o encontram (Mt 7,13-14).

Rezo para que sejas sempre perseverante na vocação e que continue sendo esse braço direito forte na Família Religiosa que você tanto ama.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

14

Anápolis, 14 de outubro de 1998

 

À Irmã Valéria, digníssima Filha da Paixão de Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Caríssima Irmã Valéria, parabéns pelo seu aniversário! Rezo para que você persevere até o fim: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 24,13). Está claro que receberá o prêmio somente aquela pessoa que suportar todas as dificuldades da vida sem desanimar, porque: “O reino dos céus sofre violência, e violentos se apoderam dele (Mt 11,12).

Você sabe que a religiosa é esposa de Jesus Cristo, a mesma não deve buscar as coisas vazias do mundo, e sim: “Cuidar das coisas do Senhor(1 Cor 7,34). O ornamento da religiosa verdadeira deve ser a coroa de espinhos de Jesus Cristo, o seu caminho deve ser o da cruz e do sacrifício; quem não trilhar o caminho da cruz não será verdadeira esposa de Jesus Cristo: “O nosso Instituto precisa de almas fortes, robustas na virtude e não de estátuas mortas… Quem não sente coragem de afrontar o martírio por Cristo, não pode ser verdadeira religiosa (Madre Clélia Merloni).

Trabalhe para a glória de Deus e para o bem das almas com fervor e com alegria, não com o semblante fechado ou emburrado, porque: “Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor 9, 7). A religiosa triste é um câncer dentro da Comunidade, esse câncer deve ser curado ou cortado e jogado fora, senão apodrecerá todo o corpo. A religiosa santa é uma bênção para a Comunidade e para a Igreja Católica, é luz que ilumina: “Vós sois a luz do mundo (Mt 5,14), é sal que salga e que dá sabor: “Vós sois o sal da terra(Mt 5,13), é árvore plantada no lugar certo e que produz muitos frutos: “… é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido e suas folhas nunca murcham; tudo o que ele faz é bem sucedido(Sl 1,3).

Aproveito para agradecer-lhe pelo trabalho maravilhoso que você está realizando com as outras irmãs em São Paulo, pedindo esmola de casa em casa para pagar as dívidas, sendo que vocês já percorreram todas as ruas de Brasília, Goiânia, Anápolis, e dezenas de cidades pequenas e agora estão percorrendo as ruas de São Paulo; fiquei sabendo que já percorreram a metade da cidade, e que receberam ajuda de padres, freiras e bispos. Se Deus quiser, no dia 29 desse mês, vocês voltarão para Anápolis-Go, porque até lá as dívidas acabaram, isto é, depois de quatro anos de luta e de mendicância. O Pe. Luiz Ilc de Anápolis está telefonando para São Paulo, falando para os padres e bispos não doarem dinheiro para vocês, dizendo que somos uma seita terrorista e outras coisas, reze para ele, o mesmo é o nosso grande benfeitor: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus(Mt 5, 44-45).

Reze muito e prepare bem a sua alma para a piedosa romaria que faremos no início de novembro para a Argentina, iremos para Junin de Los Andes, onde viveu a Bem-aventurada Laura Vicuña, iremos também até Baia Blanca venerar as suas relíquias.

Ame a Virgem Dolorosa, ela é modelo de fortaleza para todas as religiosas.

Eu te abençôo e te guardo sob o manto de Nossa Senhora das Dores.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta