Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

01

Anápolis, 13 de maio de 1999

 

À Irmã Verônica de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Verônica: “Através das asperezas da vida, Deus fortalece a fé e a intensifica nos seus amigos para que se unam perfeitamente ao Senhor. E a recompensa que não lhes concede neste mundo, reserva-a para a eternidade (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Estás mendigando em São Paulo para salvar a nossa Congregação, porque depois que a nossa Madre Beatriz faleceu ficou muito difícil para nós. Estou muito feliz com o seu empenho, essa dívida é uma hidra que está tentando destruir a nossa Obra; mas com o seu esforço, o das outras irmãs e irmãos, pagaremos tudo. Graças a Deus a dívida está desaparecendo, cada dia que passa estamos cortando uma cabeça dessa hidra.

A senhora é muito perseverante. Deus está muito feliz com o seu empenho.

Além das dívidas, temos que suportar perseguição de todos os lados. Reze por aquele sacerdote de Catalão-Go que denunciou à polícia, algumas irmãs e irmãos que estavam pedindo esmolas na cidade, todos foram levados para a cadeia, mas Deus é justo, e o delegado os libertou.

São Paulo da Cruz passou por muitas provações e não desanimou: “Oh Deus! Quanta perseguição por parte dos demônios!… Quantos desastres não causam as más línguas!… Sinto-me desnorteado, não sei a quem recorrer…

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

02

Anápolis, 21 de setembro de 1999

 

À Irmã Verônica de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã, rezo para que sejas uma grande santa, a santidade é a única coisa que vale: “O céu é a nossa pátria. Para nela entrar é precisa a inocência da alma e a pureza do coração: é preciso ser santo!(Pe. Alexandrino Monteiro).

Seja verdadeiramente feliz servindo ao Celeste Esposo Jesus Cristo, fuja de tudo aquilo que o mundo oferece, a sua felicidade é postiça e arruína as almas: “A felicidade, vendida nas esquinas ou oferecida como sedução de um prazer fugaz, deixa o gosto amargo e a ressaca de uma estúpida embriaguez (Frei Patrício Sciadini). A verdadeira alegria brota do Calvário, e quanto mais uma alma sofre por amor a Jesus Cristo, mais se enche de felicidade. Os santos sempre foram amigos da cruz, por isso, possuíam a perfeita felicidade: “A felicidade é a flor que desabrocha no madeiro da cruz… os santos sempre foram os cantores da felicidade verdadeira(Frei Patrício Sciadini).

Caríssima Irmã Verônica, seja amiga do Calvário, esse é o monte onde encontramos a verdadeira alegria, nele aprendemos a desapegarmos de tudo para servir somente a Jesus Cristo Crucificado: “Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim(Gl 2,19-20).

O trabalho que estás realizando, isto é, de esmoler, é de grande importância para o nosso Instituto, estamos cantando vitória, já pagamos toda a dívida e agora só gastamos com a nossa manutenção: construções, alimentação, trabalho apostolar, etc., e o clero que desejava o nosso fim aqui em Anápolis, tem que assistir de pé a nossa vitória, com a ajuda de Deus.

Eu te abençôo e te guardo no Puríssimo Coração de Maria.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

03

Anápolis, 21 de setembro de 1999

 

À Irmã Juliana de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã Juliana, parabéns pelo trabalho que estás realizando, isto é, de esmoler. A Igreja Católica manda pagar o dízimo e pedir esmolas, mas, essa Boa Mãe nunca permitiu padres e bispos conseguirem dinheiro com barraquinhas, cervejas, bailes e outras aberrações. Ela manda pedir esmolas: “Ensinem os fiéis a rezar pelas missões, nem se envergonhem de lhes pedir esmolas, tornando-se como que mendigos por Cristo e pela salvação das almas(Decreto “Ad Gentes”, nº 39), e ao mesmo tempo, condena esses espetáculos pecaminosos: “Não queremos esmagar nossos irmãos, mas apenas defender a Igreja contra o opróbrio. Sim, porque os pagãos e judeus riem de nós quando não nos importamos com os pecados, e ao contrário nos elogiam e admiram a Igreja, ao verem e respeitarem nossa disciplina… Suportar em silêncio tal corrupção seria imprudência e perigo, pois se cada um de nós tem de prestar contas de seus atos, eu sou responsável pela salvação de todos(São João Crisóstomo, Sermão “Contra os espetáculos”).

O clero de Anápolis, juntamente com o senhor Bispo Dom Manuel Pestana Filho nos criticam e nos caluniam continuamente, e a nossa resposta deve ser a mesma de São João Bosco: “…as coisas com o Arcebispo sofrem diariamente alternativas. Hoje é tudo paz, amanhã tudo é guerra e eu aceito tudo e assim iremos para a frente…(Carta de São João Bosco ao Pe. Dalmazzo, Turim, 29 de julho de 1882). Ele foi perseguido por Dom Lourenço Gastaldi durante 10 anos e nunca desanimou. A nossa atitude também deve ser assim, devemos aumentar o nosso amor à Igreja Católica e a nossa fidelidade à sua Santa doutrina e caminhar com o santo padre, o Papa.

Devemos temer os padres, porque muitos estão na Igreja como funcionários: “O sacerdote deve temer mais os que lhe estão próximos, inclusive os colegas de cargo (São João Crisóstomo – O Sacerdócio), e Santo Agostinho também diz: “Infelizmente existem monges falsos, como há falsos clérigos e falsos fieis”.

Caríssima Irmã Juliana, seja firme na fé.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

04

Anápolis, 23 de setembro de 1999

 

Á Irmã Laura de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Laura: “As dificuldades e sofrimentos, abraçados por Deus, são como perolas preciosas, cujo valor aumenta na proporção do tamanho. Quanto maiores são, maior amor para com o doador despertam em quem as recebe (São João da Cruz, Ditames de Espírito,18).

A senhora está sofrendo muito com a dor de dente; aproveite desse momento para unir-se a Jesus Cristo esbofeteado: “… um dos guardas, que ali se achavam, deu uma bofetada em Jesus…(Jo 18,22). Nosso Querido Senhor recebeu uma bofetada no seu Santíssimo Rosto e aceitou tudo com amor, para nos ensinar a sofrer com o máximo de paciência, porque, sofrer resmungando não agrada a Deus: “Sofrer de nada vale se não for por amor a Deus (Santo Tomás de Aquino), e é importante lembrar de que a cruz é um tesouro precioso: “Estou doente… estou sozinha. Não comungo, mas estou na cruz e nela está Jesus Cristo. Vivo, pois, em permanente comunhão. Jesus, dou-te graças pela cruz… é um tesouro(Santa Teresa dos Andes, Diário 36 e Carta 97).

Rezo para que sejas uma esposa crucificada, isto é, que a sua vida esteja sempre mergulhada na Santíssima e Amabilíssima Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente assim serás feliz, porque não existe virtude perfeita longe do Calvário: “Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo(São Boaventura, Stimulus amoris, p I, c.1).

Irmã Laura, ame a Jesus Cristo de todo o coração, fuja de tudo aquilo que o mundo oferece, somente assim o amor será perfeito: “Não tenhais Jesus Cristo na boca, desejando, ao mesmo tempo, o mundo(Santo Inácio de Antioquia aos Romanos, 7,1).

O trabalho que estás fazendo de esmoler é importantíssimo para o nosso Instituto, e Deus lhe dará uma grande recompensa.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

05

Anápolis, 23 de setembro de 1999

 

À Irmã Inês de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Inês: “Feliz a nação cujo Deus é Senhor…(Sl 33,12). Também é feliz aquele coração que aceita Deus como o seu Senhor, que O abraça com felicidade e com fidelidade.

Deixe Deus tomar conta do seu coração, porque o coração que possui Deus é feliz e apaixonado pelas coisas do alto, e diz com Santo Estanislau Kostka: “Eu nasci para as coisas do alto”.

Deus é tudo para nós, sem Ele a vida é um mar de amargura e de tristeza, Ele é nosso repouso e segurança: “Só em Deus a minha alma repousa, dele vem a minha salvação (Sl 62, 2).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

06

Anápolis, 23 de setembro de 1999

 

À Irmã Valdirene

 

Caríssima Irmã Valdirene: “Quando a pessoa está repleta de Jesus, está repleta de caridade; procura então aqueles que quer salvar, como Jesus os procurou, encarnando-se. Devemos praticar o bem sem delongas porque a caridade urge e não admite demora. Trabalhar para a salvação das almas, impedir alguns pecados, produzir alguns méritos a mais , ao passo que a lentidão em fazer o bem a quem se é incompatível com o amor (Charles de Foucauld).

Não deixe para amanhã o bem que pode ser feito hoje: “Não deixe para amanhã, o bem que você pode fazer hoje(São João Berchmans). É preciso agir com rapidez, porque a vida é breve e o tempo não espera. Seja uma missionária de fogo, preocupe-se com as almas sem esquecer a sua. Trabalhe como missionária e reze como uma monja, sem a oração o trabalho acaba dando frutos podres.

Caríssima Irmã, o trabalho que estás realizando em Brasília, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Guará, Samambaia, etc., isto é, o trabalho de esmoler, está ajudando muito o nosso Instituto; com esse dinheiro podemos concluir a igreja do Santo Calvário aqui em Anápolis.

Rezo para que sejas sempre fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo, sem Ele não podemos realizar nada de bom para a nossa salvação: “Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer (Jo 15,5).

Eu te abençôo e te guardo no Coração Imaculado de Maria Santíssima.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

07

Anápolis, 28 de Setembro de 1999

 

Á Irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Genoveva, desejo-lhe muita paz e felicidade. Rezo para que sejas uma grande santa, é esta a vontade de Deus: “Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação(1Ts 4,3).

Caríssima Irmã, para chegar à santidade é preciso desapegar de tudo e de todos e ter um coração livre para amar somente a Deus: “Quando a alma ama alguma coisa fora de Deus, torna-se incapaz de se transformar nele e de se unir a ele(São João da Cruz, Subida do Monte Carmelo, L 1, C IV, 3). Quando uma alma é desapegada das coisas caducas deste mundo, ela voa mais alto que a águia, vive mergulhada num clima puro e suave; mas quando ela vive apegada às coisas da terra, se assemelha a uma galinha choca que faz muito barulho e que não consegue voar alto. Fuja de tudo aquilo que o mundo oferece, ele é nosso inimigo. Nada nesse mundo deve atrapalhar a sua união com Deus: “Olho para o mundo, encaro os objetos do mundo como coisas entre as quais devo somente passar, e a elas, de forma alguma, permito que o meu coração se apegue (Bem-aventurada Elisabete da Santíssima Trindade).

O trabalho que estás realizando é muito importante para o nosso Instituto, persevere nele e não desanime jamais; não podemos dar gosto aos invejosos que querem a nossa destruição, devemos vencê-los fazendo o bem: “Não te deixeis vencer pelo mal mas vence o mal com o bem(Rm 12,21).

Eu te abençôo e te guardo no Coração Imaculado de Maria.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

08

Anápolis, 07 de outubro de 1999

 

À Irmã Valéria

 

Caríssima Irmã Valéria, obrigado pela sua cartinha, rezo para que sejas sempre firme na vocação, sem a perseverança é impossível chegar à meta desejada: “Ao vencedor concederei sentar-se comigo no meu trono…(Ap 3, 21).

Busque apoio em Deus, Ele é o Senhor de tudo, feliz daquele que confia n’Ele: “Tudo posso naquele que me fortalece(Fl 4,13).

O trabalho que estás realizando é muito importante para o nosso Instituto, somente assim será possível terminar a igreja do Santo Calvário em novembro.

Cuidado com as amizades perigosas. É preciso aproximar sempre das amizades que buscam a Deus, porque a amizade que não está unida a Deus é um verdadeiro abismo: “Quanto às amizades é preciso muito cuidado, para não nos enganarmos, principalmente tratando-se duma pessoa de sexo diverso, por melhores que sejam os princípios que nos unam a ela… (São Francisco de Sales, Filotéia, cap. 20).

Ame a Jesus Cristo, somente Ele deve ser o Senhor do seu coração e da sua alma: “Para ser esposa de Jesus é preciso tornar-se semelhante a Jesus, e Jesus inteiro está sangrando, coroado de espinhos(Santa Teresinha do Menino Jesus).

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

09

Anápolis, 21 de outubro de 1999

 

À Irmã Inês de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã Inês, obrigado pela sua carta. Rezo para que sejas um santa religiosa e verdadeira esposa de Cristo Crucificado: “Sim, é justamente na cruz que coloquei toda a minha força. Ó cruz junto de ti me sinto forte. É sobre a cruz que aprendi a amar-te, Jesus. Procuro-te e, te encontro sempre sobre a cruz. Ó cruz santa, recebe-me junto a Jesus (Santa Gema Galgani).

Caríssima irmã, a vida é breve, tudo passa, só o nosso Querido Deus permanece, por isso, ame-O sobre todas as coisas. Não se apegue em outras coisas, mas somente em Deus: “O mundo inteiro não é digno de um só pensamento do homem, porque só a Deus ele é devido; assim qualquer pensamento posto fora de Deus é um roubo que se lhe faz(São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, nº 114). Rouba aquela religiosa que busca algo fora do seu Esposo Celeste, a sua infidelidade a levará para o abismo eterno.

Seja filha fiel da Igreja Católica; cuidado com os lobos vestidos de batina, estes perseguem a Santa Igreja; falo de padres que criticam o Papa e que pregam outras doutrinas.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

10

Anápolis, 21 de outubro de 1999

 

À Revma. Me. Gema de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Madre Gema, obrigado pela carta, a li com muita atenção e cheguei a uma conclusão que estás vivendo crucificada com Jesus Cristo: “Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (Gl 2,19-20).

Estás vivendo no Monte do verdadeiro amor, no Monte Calvário: “O monte calcário é o monte dos amantes. Todo o amor que não tiver por origem a paixão do Salvador é frívolo e perigoso(São Francisco de Sales, Tratado do Amor de Deus, cap. 13). Uma alma fiel a Nosso Senhor não deseja outro caminho fora o da cruz, mas procura sempre o mais difícil e pedregoso, porque sabe muito bem que este é o caminho do céu: “Tu me tratas como o teu pai te tratou. Tu me fazes beber a tua paixão até a última gota. Queres mesmo saber quando é que fico feliz? Quando estou em tantas dores contigo. Quando quiseres me presentear, faze-me sofrer(Santa Gema Galgani).

Revma. Madre Gema, a vida é breve e o tempo que temos para sofrer por amor a Deus é agora, por isso, ame a cruz e sofra com muita paciência: “O sinal mais certo para saber se uma pessoa ama a Jesus Cristo é, não tanto o sofrer, mas o querer sofrer por amor dele(Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do Amor de Jesus Cristo, cap. 5). Quando a dor apertar, quando a cruz pesar, olhe para o crucifixo e diga de coração: “Para ganhar o céu, todo sofrimento é pouco(São José Calazans).

A filha da Paixão de Nosso Senhor e das Dores de Maria Santíssima deverá viver sempre crucificada e com o coração transpassado por sete espadas, somente assim poderá viver tranqüila e cantar de coração: “Ó Deus-Homem submetido à paixão! Peço-te, com toda a minha alma, que eu nunca afaste os meus olhos de ti. Se me mantiver apoiada em Ti, Tu inflamarás todo o meu ser. Procurarei, com todas as minhas possibilidades, dirigir e fixar em Ti o meu olhar. Quero voltar continuamente para ti e percorrer contigo o caminho da paixão e da cruz (Santa Ângela de Foligno, O livro da Santa Ângela), e: “Que alívio eu sinto nas minhas penas, que consolação nas minhas tribulações, que força nas tentações, quando penso em vós, e vos chamo em meu auxílio, Maria, Mãe terna e santa! (Santo Afonso Maria de Ligório, Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora).

Desejas ser santa. Fiquei muito feliz com esse desejo, a única coisa que vale é a santidade; uma religiosa que não é santa é um câncer dentro da Igreja Católica.

Ser santo não é uma escolha, e sim, uma necessidade. Ser santo não é um conselho, que nos seja livre seguir ou não, mas é o dever de cada pessoa, porque é o próprio Deus quem manda: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo (Lv 19,2), e ainda: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor(Hb 12,14).

São Cipriano diz: “O céu é a nossa pátria”, e para entrar nessa pátria é preciso ser santo. A nossa vida futura será com Deus no céu ou sem Deus no inferno.

Revma. Madre Gema, a nossa glória no céu há de ser equiparada à santidade que levarmos deste mundo, por isso, vale a pena trabalhar muito para a glória de Deus, para receber uma grande recompensa no céu: “Porquanto todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal(2 Cor 5,10).

Sobre a orientação que a senhora pediu, farei de todo coração, mas somente por carta, porque assim terei tempo para examinar cada ponto e dar a orientação com o máximo de fidelidade.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Puríssimo de Maria Santíssima.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta