Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

01

Brasília, 03 de maio de 2000

 

À Irmã Gabriela de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Gabriela, que o seu coração seja somente de Jesus Cristo, Ele é o único Esposo fiel e que te ama de verdade.

O coração que não possui Jesus é triste e árido, ele se assemelha a um deserto sem oásis e a um jardim sem flores.

Rezo para que persevere na graça de Deus e que continue trabalhando para a gloria de Deus e pela salvação das almas.

Leia o Salmo37.

Eu te abençôo e ter guardo no Amável, Puro, Santo e misericordiosíssimo Coração de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

02

Brasília, 03 de maio de 2000

 

Á irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã Genoveva, ame a Jesus Cristo, somente Ele é digno do nosso amor; tudo aquilo que fazemos fora do seu amor é roubo: “Não apascente o espírito senão em Deus. Despreze as advertências das coisas e traga no coração a paz e o recolhimento(São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, 79).

Caríssima irmã, seja sempre alegre, um coração alegre conquista almas para Deus.

Rezo para que sejas uma religiosa exemplar, isto é, sal da terra e luz do mundo no meio de uma sociedade pervertida e indiferente.

Leia o Salmo 18.

Eu te abençôo e te guardo no Boníssimo Coração de Jesus Cristo, nosso Amável Salvador.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

03

Brasília, 03 de maio de 2000

 

À irmã Laura Maior de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã Laura, que Jesus Cristo esteja sempre na sua alma.

Rezo para que sejas fiel a Nosso Senhor.  A sua alma deve ser um jardim florido e perfumado onde o Senhor passeia.

Caríssima irmã, ame a Jesus Cristo e seja-Lhe fiel, somente Ele é capaz de preencher o nosso coração,  fora d’Ele tudo é vaidade e ilusão: “Toma a Deus por esposo e amigo com quem andes constantemente e não pecarás e saberás amar, e as coisas necessárias sucederão prosperamente para ti(São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, 66).

Ame a Nosso Senhor, Ele é um “… Deus fiel, que mantém a aliança e o amor por mil gerações… (Dt 7,9).

Eu te abençôo e te guardo no Santíssimo Coração de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

04

Brasília, 03 de maio de 2000

 

À irmã Inês Maior de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã Inês, seja sempre fiel seguidora de Jesus Cristo, porque viver com Nosso Senhor é delicioso céu, enquanto que viver longe d’Ele é terrível inferno.

Uma alma que vive unida a Jesus Cristo está em contínua primavera e as flores são perfumadas, porque a sua pureza exala um delicioso perfuma.

Caríssima irmã, ame a Nosso Senhor, viva escondida n’Ele; Ele é o Senhor do seu coração e da sua alma: “Senhor, não há ninguém como tu e não há outro Deus senão tu… (1 Cr 17,20).

Ame a Jesus e serás feliz nesta e na outra vida.

Eu te abençôo e te guardo no Santíssimo Coração de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

05

Brasília, 05 de maio de 2000

 

Á Irmã Verônica de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Verônica, rezo para que você cultive com muito zelo essas plantinhas que Deus enviou e continua enviando para as Escolas de Santificação. Coloque Deus no coração dessas crianças e será mais fácil de educá-las.

Seja perseverante no bem, não confie nos homens, e sim, em Deus, porque somente Ele é digno de confiança: “Quem, pois, é Deus, senão Deus?(2 Sm 22,32), e: “Esperei no Senhor com toda a confiança (Sl 40,2).

Terminamos as Constituições ontem, 04-05-2000, e vamos entregá-las ao Cardeal Dom Falcão de Brasília.

Leia o Sl 87.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Maria Santíssima.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

06

Brasília, 05 de maio de 2000

 

Á Irmã Elisabete de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã, confie em Deus, Ele não abandona um coração que O ama e que pede a sua ajuda: “Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito (Pr 16,3).

Aquele que trabalha olhando para o alto jamais será abandonado pelo seu Esposo Celeste, o seu coração viverá mergulhado num mar de felicidade: “Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor…(Sl 40,5).

Seja sempre feliz e que Jesus Cristo esteja no seu coração; cuidado com os homens, somente Deus é digno de confiança: “Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio(Jr 17,5).

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

07

Brasília, 05 de maio de 2000

 

À Irmã Juliana de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã, confie em Deus e Ele lhe dará conforto e força para suportar as provações, Ele não abandona um coração que conta com o seu apoio: “É em Deus que eu ponho minha confiança; nada temo: Que mal me pode fazer um ser de carne?(Sl 56,12).

Nas horas de pequenas e grandes dificuldades, lembre-se de que Deus caminha contigo, que Ele é o Esposo da sua alma, e então, tudo ficará mais fácil e leve.

Caríssima, não olhe o tamanho da cruz, e sim, a chuva de graças que Deus derrama sobre aquele que a carrega por amor.

Leia 1 Pd 4,12-16.

Eu te abençôo e te guardo no Puríssimo Coração de Maria.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

08

Brasília, 05 de maio de 2000

 

À Irmã Laura Menor de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã Laura, ame a Deus, somente Ele é capaz de encher o nosso coração de paz.

Busque a Jesus Cristo no Calvário, somente nesse santo monte encontrarás o Esposo Celeste crucificado e sedento de amor.

Ofereça todo o seu trabalho e sofrimento para consolar a Nosso Senhor abandonado.  Seja uma alma reparadora, e receberás de Nosso Senhor uma chuva de graças.

Rezo para que sejas uma grande santa, é vontade de Deus que sejamos santos.

Leia Eclesiástico 2,1-23.

Eu te abençôo e te guardo no Santíssimo, Amável, Bondoso, Misericordioso e Poderoso Coração de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

09

Anápolis, 16 de maio de 2000

 

Ao caríssimo Ir. Ênio

 

Caríssimo Ir. Ênio, que Jesus Cristo esteja no teu coração.

Rezo para que sejas um santo sacerdote, que Cristo Jesus seja o único Senhor do teu Coração e da tua alma: “A alma enamorada é suave, mansa, humilde e paciente (São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, 28).

Nosso Senhor quer que sejas sal da terra e luz do mundo, isto é, santo; somente assim serás um sacerdote segundo o Seu Coração: “O padre é, portanto, a luz do mundo e o sal da terra… o padre, que não faz caso da santidade de vida, também não poderá ser, de maneira alguma, o sal da terra. É impossível que o que está corrompido e contaminado seja fator de conservação. Onde falta a santidade, inevitavelmente se introduz a corrupção (São Pio X, “Haerent Animo”, 4 e 5).

Estude muito, seja fiel aos ensinamentos da Santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana. Siga com rigor a Sagrada Escritura, Tradição e Magistério, somente assim serás um sacerdote segundo o Santíssimo e Boníssimo coração de Jesus.

Caríssimo irmão, lute para ser um sacerdote santo, um missionário de fogo, um pastor zeloso e apaixonado pelas almas; não sejas um padre qualquer e vulgar, mas um padre santo: “Sim, queridos irmãos, deveis ser santos, não deveis ser uns padres quaisquer, padres vulgares(Servo de Deus, Pe. Eduardo Poppe).

Cuidado com as criaturas, o homem é ilusão, confie em Deus: “Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito(Pr 16, 3), e: “… mas quem confia no Senhor permanece seguro (Pr 29, 25).

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus Cristo.

Leia 1 Jo 2,15-17.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

10

Anápolis, 30 de maio de 2000

 

À irmã Àgueda de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã Àgueda: “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoa com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo (Ef 1,3).

Viva só para Deus, somente Ele deve ser o Esposo do seu coração e o Senhor da sua alma; fora de Nosso Senhor tudo é triste e vazio, mas n’Ele, tudo é doçura e felicidade: “Que Ele reine e que eu seja sua escrava! Minha alma não quer outra liberdade(Santa Teresa de Jesus, Exclamações, 3; 17).

Lembre-se de que a religiosa é esposa de Cristo Crucificado, e que o melhor lugar para encontrar seu Esposo Celeste não é na planície do mundo, e sim, no Monte Calvário; nesse lugar encontrarás o Senhor do seu coração e da sua vida; o Senhor que a sustenta nessa caminhada difícil: “Feliz a criatura que mereceu ser antecedida no amor e abençoada por ti, ó verbo, com tão grande ternura! Feliz aquele a quem foi concedido experimentar um abraço tão suave!(São Bernardo de Claraval, In Cantica Cant).

O Coração de Nosso Senhor é um Mar de Doçura e de Amor, n’Ele encontrarás todo tipo de consolo e de paz; Ele é um Mar Infinito, e quanto mais confiamos n’Ele, mais nos consolará. Seja amiga do Boníssimo Coração de Nosso Senhor, nessa Santa Prisão só existe felicidade, e assim poderás cantar dia e noite esta canção: “Óh, quão doce e gozosa coisa é viver neste coração! O teu coração, ó bom Jesus, é o rico tesouro, a preciosa margarida que descobrimos no teu corpo ferido, como num campo lavrado… (São Boaventura).

Caríssima irmã, ame a Deus e confia n’Ele; fora d’Ele tudo é vaidade e ilusão: “Maldito o homem que se fia no homem, que faz da carne a sua força, mas afasta o seu coração de Deus(Jr 17,5), e: “O coração é falso como ninguém, ele é incorrigível; quem poderá conhecê-lo?(Jr 17,9).

Abra o seu coração para Deus, Ele é o Deus de Amor e de Justiça a quem podemos confiar; mergulhe nesse Mar Infinito de Bondade e de Verdade, e jamais olhará com simpatia para as coisas vazias da terra: “Bendito o homem que se fia em Deus, cuja confiança é Deus. Ele é como uma árvore plantada junto da água, que lança suas raízes para a corrente: ele não teme quando chega o calor, sua folhagem permanece verde; em um ano de seca ela não se preocupa e não para de produzir frutos(Jr 17,7-8).

Seja feliz! Ame a cruz! Viva no calvário!

Eu te abençôo e te guardo no Santíssimo Coração de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

11

Anápolis, 01 de agosto de 2000

 

À Revma. Me. Gema de Nossa Senhora das Dores

 

Revma. Madre Gema, como é bom e gratificante servir a Deus, entregar todo o nosso ser ao Senhor do universo, viver só para Ele: “Ó filha! Procura conduzir-te como se no mundo não houvesse mais do que tu e Deus e deste modo hás de trabalhar e desempenhar as tuas tarefas(São João da Cruz, Ditames de Espírito, 24).

Sabes muito bem que a vida de consagração a Deus é algo maravilhoso e muito sério; é preciso olhar para frente e não desanimar, é preciso ser luz no meio desse mundo tão obscurecido pela maldade.

A religiosa é chamada a ser esposa do Rei Celeste, mas para que seja digna de tão grande graça, ela precisa:

1. Viver na graça de Deus.

A graça santificante faz do homem um filho de Deus, infunde na nossa alma uma participação da própria vida de Deus, pela qual nos tornamos seus verdadeiros filhos, não por natureza, mas por adoção: “Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos!(1 Jo 3,1).

Revma. Madre, a graça santificante não somente faz o homem filho de Deus, mas lhe dá também todos os direitos de filho de Deus. Assim como os filhos têm o direito de herdar os bens de seu pai, assim também o homem em graça tem direito de herdar o reino do Pai Celeste, o céu, onde se vive o gozo de Deus.

Uma religiosa só será esposa de Nosso Senhor se conservar na sua alma a graça santificante; porque cometendo a desgraça do pecado mortal, ela O expulsa do seu coração e quem começa a reinar nele é o príncipe das trevas.

2. Ser uma pessoa de oração.

Como é feio e triste ver uma religiosa passar todo o seu tempo em atividade, matando a oração e vivendo mergulhada no terrível vazio. A religiosa que foge da vida de oração é uma lepra para a comunidade; foge de um meio seguro de se salvar e de ajudar outros amarem a Deus: “Quem foge da oração, foge de todo o bem(São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, 179).

A senhora não deve seguir o péssimo exemplo dessas religiosas. Viva mergulhada em Deus, viva o tempo todo mergulhada nesse Oceano Infinito de santidade.

Quando uma religiosa despreza a oração, é sinal que está buscando o vazio do mundo, o consolo das criaturas e a vida cômoda.

A noiva enfeita seu corpo com finos tecidos e com pérolas preciosas; também a esposa de Nosso Senhor deve enfeitar a sua alma com o pano da oração e com a pérola da vida interior. Uma religiosa que não possui intimidade com Deus é um tormento para a comunidade, o seu coração está sempre inquieto.

A Revma. Madre deve ser uma religiosa de oração e recolhimento, somente assim saberá guiar as almas para o céu: “A ação nada vale sem a oração; a oração valoriza-se com o sacrifício(Bem-aventurado Josemaria Escrivá), e: “Grande arte é saber conversar com Jesus; muita prudência conservá-lo consigo (Tomás de Kempis), e também: “Procure trazer sempre Deus presente e conservar em si a pureza que Deus lhe ensina(São João da Cruz, Ditos de luz e amor, 140).

A verdadeira religiosa sempre se preocupada em adquirir a vida interior, isto é, em viver mergulhada em Deus, em pensar somente no Deus de amor: “Senhor Jesus, assim como viveis no Pai e do Pai, vivamos nós em vós…(P. de Berulle, As grandezas de Jesus).

A religiosa, esposa de Nosso Senhor, não olha pela janela, porque, se o Esposo Celeste está na sua alma nada mais lhe interessa, e ela, qual Serafim de amor adora Deus presente no seu interior dizendo: “Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em vós, imóvel e calma, como se minha alma já estivesse na eternidade; que nada possa perturbar-me a paz, nem me fazer sair de vós, ó meu Imutável, mas que cada instante me leve mais avante na profundidade de vosso mistério!(Bem-aventurada Elisabete da Santíssima Trindade).

Ame a Nosso Senhor e venere com devoção a Santíssima Virgem.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

12

Anápolis, 22 de agosto de 2000

 

À Revma. Me. Mariana de Nossa Senhora das Dores

 

Revma. Madre, ame a Nosso Senhor, somente Ele pode lhe dar a verdadeira paz e o mais puro amor: “Deus dá força ao seu povo, Ele abençoa seu povo com paz(Sl 29,11).

O fim da nossa vida é buscar a Deus; este é o destino, a nossa vocação. Infeliz daquele que vive nesse mundo sem a proteção de Nosso Senhor, o seu coração torna-se um deserto árido e triste.

A Revma. Madre deve fazer tudo para a maior glória de Deus e Salvação das almas; deve também tomar cuidado com as criaturas, porque, o coração do homem é um abismo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

13

Anápolis, 07 de outubro de 2000

 

À Revma. Me. Gema de Nossa Senhora das Dores

 

Revma. Madre Gema, li com muita atenção a sua carta e não vi nada de monstruoso. Suba o Monte Calvário e viva unida a Cristo Crucificado, e assim terás força para enfrentar essas pequenas dificuldades que são próprias daquelas pessoas que são amadas por Deus: “Deus repreende os que ele ama, como um pai ao filho preferido(Pr 3,12), e: “Quanto a mim, repreendo e educo todos aqueles que amo(Ap 3,19).

Revma. Madre, quando um coração vive mergulhado na Santa Paixão do Nosso Querido Salvador, não olha para essas poeiras, porque têm diante de si um Mar de Amor e um Oceano de Felicidade para contemplar.

É importante, Revma. Madre, depositar tudo isso no Coração Amoroso de Nosso Senhor; Ele é testemunha dos seus combates, das tentações que te assaltou, dos esforços que fazes para ser-Lhe fiel. Não será para ti poderoso estímulo saber que combates sob os olhos vigilantes do seu Eterno e Amado Esposo?

Cuidado! Não fixa os seus olhares na poeira, e sim, no Oceano de Amor.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Imaculado de Maria.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

14

Anápolis, 10 de outubro de 2000

 

Á Irmã Laura Menor de Nossa Senhora das Dores

 

Irmã Laura, que Jesus Cristo esteja no seu coração e na sua alma. Ame esse Senhor, porque a vida sem a presença d’Ele não têm sentido: “Buscar a Deus é o bem supremo (São Bernardo de Claraval).

Caríssima irmã, o trabalho que realizas no Instituto é edificante e de grande utilidade. Cristo ama aquele que carrega a cruz com amor e em silêncio: “A santidade não consiste em dizer belas coisas, tampouco em pensá-las ou senti-las. Toda ela consiste na vontade de sofrer(Santa Teresa do Menino Jesus).

Viva no Calvário com Nosso Senhor, esse é o lugar dos verdadeiros discípulos de Nosso Amado Senhor.

Ame a Virgem Dolorosa e reze para consolar o seu Puríssimo Coração.

Caríssima irmã, diante das provações da vida não olhe para a poeira do mundo, mas fixa os olhos no Coração de Nossa Senhora e vencerás todas as batalhas da vida.

Eu te abençôo e te guardo no Coração da Virgem Dolorosa.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta