Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

01

                                                                                  Anápolis, 21 de fevereiro de 2008

 

 

À Irmã Gabriela de Nossa Senhora das Dores

 

           

Caríssima Irmã, viva mergulhada na Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Oceano do verdadeiro amor: “Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor” (São Boaventura, Stimulus amoris, p. I, c. 1).

Parabéns pelo trabalho que a senhora está realizando em São Paulo.

É preciso trabalhar fervorosamente para a glória de Deus e pelo bem das almas imortais; é preciso brilhar principalmente nos lugares onde as trevas estão reinando.

Prezada Irmã, permaneça mergulhada em Cristo Jesus, mesmo estando caminhando pelas ruas de tão grande cidade. Faça um deserto em sua volta, para não deixar o barulho atrapalhar a sua intimidade com Deus.

Ame a Deus de todo o coração e fuja dos falsos religiosos; daqueles que trazem o mundo no coração e que buscam uma vida cômoda e relaxada. Repito! Fuja desse tipo de gente, os mesmos são piores que serpentes venenosas: “Convém-nos, então, seguir o caminho da cruz, suportando sofrimentos, caçoadas e traições, desprezando o mundo, suportando a fome e a sede, a pobreza voluntária, na obediência firme e perseverante, na pureza da mente e do corpo, na companhia de pessoas que temam a Deus, na solidão da cela... Temos de evitar a companhia de falsos religiosos e de procurar os verdadeiros servidores de Deus. Não fica bem que sob uma cabeça coroada de espinhos haja membros delicados, como fazem algumas almas estultas, que se afastam de Cristo e somente procuram prazeres e facilidades para o corpo. Sobretudo para nós, que deixamos o mundo e entramos no jardim da vida religiosa como esposas consagradas a Cristo, devemos ser flores perfumadas” (Santa Catarina de Sena, Carta 217).

Caríssima Irmã, fuja principalmente dos modernistas; esses são piores que ciclones; por onde passam destroem tudo o que é piedade e devoção.

Participe da Santa Missa Tridentina no Mosteiro de São Bento e no Instituto Bom Pastor, no Bairro Ipiranga.

Carregue a cruz com paciência e amor: “Jesus dá sua cruz aos seus verdadeiros amigos para aproximar-se sempre mais deles” (Bem-aventurada Elisabete da  Trindade).

Eu te abençôo e te guardo no Doloroso Coração de Maria Santíssima.

Atenciosamente,

 

                                                               Pe. Divino Antônio Lopes FP.

                          

 

escolher carta

02

Anápolis, 21 de fevereiro de 2008

 

 

À Irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

Prezada Irmã, que a Paixão de Nosso Senhor lhe ajude a crescer espiritualmente: “Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo” (São Boaventura, Stimulus amoris, p. I, c. 1)

Parabéns pelo trabalho que a senhora está realizando em São Paulo.

Lembre-se continuamente de que a vida é curta e que a morte não tarda; por isso, faça o bem enquanto é tempo, ajudando milhares de pessoas gélidas a se aproximarem da Fornalha ardente do Coração do nosso Mestre e Senhor.

Fuja das pessoas preguiçosas, principalmente quando essas são religiosas: “O tempo é breve e não nos espera. Nem nós o devemos esperar. Coisa terrível é ficar alguém dormindo no sono de total cegueira, sem acordar” (Santa Catarina de Sena, Carta 44).

Caríssima Irmã, fuja principalmente da amizade com leigos; muitos deles são verdadeiros lobos que estraçalham os religiosos: “Convém fugir e evitar a companhia de devotos e leigos, porque não fica bem para a esposa de Cristo” (Idem, 217).

Existem muitas religiosas que são arreganhadas e gostam de estar sempre na companhia dos leigos, parecem maritacas em roça de milho. Fuja dessas tagarelas.

Viva sempre recolhida, conversando com o Esposo Celeste que está na sua alma: “Nunca estou sozinha: meu Cristo está aqui, sempre orando dentro de mim, e eu me uno à sua oração” (Bem-aventurada Elisabete da Trindade).

Participe da Santa Missa Tridentina no Mosteiro de São Bento e no Instituto Bom Pastor, no Bairro Ipiranga.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

03

Anápolis, 21 de fevereiro de 2008

 

 

À Reverenda Madre Laura de Nossa Senhora das Dores

Reverenda Madre, medite continuamente a Bendita Paixão de Cristo Jesus, Imaculado Cordeiro: “Vale mais uma lágrima derramada ao lembrar da Paixão, do que o jejum a pão e água em cada semana” (Santo Agostinho).

Parabéns pelo trabalho que a senhora está realizando em São Paulo.

Trabalhe com fervor e entusiasmo pelo bem das almas imortais; leve todas a serem prisioneiras no Sacratíssimo Coração de Jesus Cristo: “Nossa verdadeira sociedade e nosso delicioso retiro: o Coração adorável de Jesus onde viveremos ao abrigo de todas as tempestades” (Santa Margarida Maria Alacoque, Carta 4).

Seja luz com o exemplo e tome cuidado com os leigos e religiosos modernistas; muitos são piores que lobos sanguinolentos: “Afirmo-vos, pois... que não conseguireis ter essa perseverança na virtude e conservar Deus na própria alma, se continuardes a freqüentar os diabos visíveis e encarnados, ou seja, as pessoas que procuram afastar-vos dos santos e retos propósitos, dissipando vossa alma. E ficai sabendo que o mundo nada mais quer do que dissipar vossa alma. Porque a alma dissipada abandona todo exercício espiritual, cai no perverso vício do orgulho, não se aceita nem aceita com paciência os outros” (Santa Catarina de Sena, Carta 202).

Não canse de fazer o bem, de entesourar tesouros no céu, de incentivar os que estão prostrados à beira do caminho, de orientar os que estão indo pelo atalho, longe do verdadeiro caminho. Trabalhe com alegria! Trabalhe por amor a Deus! Trabalhe corajosamente, sem medo de ser desprezada: “Se quereis ser santo, esforçai-vos por imitar a vida humilde e desprezada de Jesus Cristo” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “Aquele que teme o mundo jamais cumprirá coisa digna de Deus: porque a obra de Deus não se pode fazer sem que o mundo se revolte!” (Santo Inácio de Loyola), e também: “A vida é muito curta para que nós a encurtemos ainda mais com a nossa visão temerosa e mesquinha” (Disraeli).

Participe da Santa Missa Tridentina no Mosteiro de São Bento e no Instituto Bom Pastor, no Bairro Ipiranga.

Não se intimide diante dos perversos: “O Senhor ama os corações fortes e generosos” (Bem-aventurada Elisabete da Trindade).

Eu te abençôo e te guardo no Puríssimo coração da Virgem Maria.

Atenciosamente,

 

                                                               Pe. Divino Antônio Lopes FP. 

escolher carta

04

Anápolis, 11 de agosto de 2008

 

 

À Irmã Gabriela de Nossa Senhora das Dores

 

 

Prezada Irmã, ame a Deus e sirva-O com alegria: “Por acaso, não merece Deus todo nosso amor? Ele nos amou eternamente” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo).

 

Olhando a frieza e indiferença das pessoas, principalmente de milhares de católicos, até parece que foi Satanás que morreu na cruz para salvá-las, porque estão furiosamente a seu serviço, e isso, com muita dedicação e entusiasmo. Muitos do clero não querem enxergar tal adultério: “O lobo infernal leva consigo pessoas que vivem na hierarquia da Santa Igreja, e ninguém procura libertá-las. Dormem os pastores, cuidando de si mesmos na ganância e na impureza. Dormem ébrios de orgulho, sem notar que o lobo infernal, o diabo, lhes retira a graça, bem como aos seus súditos” (Santa Catarina de Sena, Carta 16, 5).

Prezada Irmã, parabéns pelo seu trabalho missionário; onde as trevas estão reinando é preciso iluminar, não com a chama de uma vela, mas sim, com uma tocha... com um refletor... quem sabe, com o sol.

Não canse de fazer o bem, porque agora é tempo de entesourar tesouros no céu... é tempo de construir uma grandiosa “mansão” na Morada Eterna: “... seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens” (Rm 12, 17), e: “Quanto a vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Ts 3, 13), e também: “Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado” (Tg 4, 17), e ainda: “Não desanimemos na prática do bem, pois, se não desfalecermos, a seu tempo colheremos” (Gl 6, 9), e : “Hoje Deus te chama a fazer o bem; faze-o hoje mesmo, porque amanhã talvez já não terás tempo, ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Hoje, muitas religiosas deixam de evangelizar para perder tempo em fazer bolos, sorvetes, panos de prato, trabalharem para o governo nas escolas como secretárias, lecionarem matemática, história... não é essa a missão da esposa de Cristo Jesus.

Quero que as Irmãs do instituto sejam missionárias apaixonadas por Deus e pelas almas imortais.

Estão sendo distribuídos atualmente 50.000 folhetos com o tema: Retrato de um homem que acaba de expirar.

Deus lhe pague por ajudar a escolher preciosos livros para a nossa biblioteca; em breve voltarei a São Paulo.

Eu te abençôo e te guardo no Coração da Virgem Dolorosa.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP

 

 

escolher carta

05

Anápolis, 11 de agosto de 2008

 

 

À Irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

                    

 

Prezada Irmã, ame a Deus de todo o coração e consuma-se por Ele: “Toda a santidade e toda a perfeição de uma pessoa consiste em amar a Jesus Cristo, nosso Deus, nosso maior bem, nosso Salvador” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo).

 

É triste ver milhões de católicos se entregando de corpo e alma para o mundo inimigo de Deus e das almas imortais; esses, como “porcos viciados” olham somente para baixo, isto é, para a lama repugnante oferecida pelo mundo. Na alma destes não habita a Santíssima Trindade, mas sim, o Príncipe das trevas; por isso, vivem mergulhados em angústias: “Ai da estrada por onde ninguém passa nem se ouve voz de homem! Será morada de animais. Ai da alma, se nela não passeia Deus e com sua voz afugenta as feras espirituais da maldade! Ai da casa não habitada por seu dono!” (São Macário).

Prezada Irmã, ame ardorosamente a Deus, somente o Senhor merece o seu amor.

Em São Mateus 22, 36-37 diz: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente”. São Marcos acrescenta: “Com todas as tuas forças” (Mc 12, 30).

Deus é nosso Criador e Pai, então, não dividamos o nosso coração com as criaturas, mas O sirvamos verdadeiramente: consumamos por Ele, demos-Lhe as nossas vistas, o nosso coração, as nossas forças, a nossa inteligência, o nosso sangue... e a nossa vida: “Amemo-lo. Sejamos generosos. Não olhemos o que fazemos, mas o muito que nos falta para corresponder a seu amor” (Santa Teresa dos Andes, Carta 60).

Parabéns pelo seu aniversário e também pelo precioso trabalho missionário que você está realizando em São Paulo: “Nada mais frio do que um cristão que não se preocupa com a salvação dos outros” (São João Crisóstomo).

Trabalhe para o Senhor com “todas as forças”, e Ele lhe recompensará com a Feliz Eternidade.

Reze pela ex-monja Valéria que abandonou o “pombalzinho” carmelita para viver entre os abutres desse mundo. Será que ela se assustou com alguma “coruja”?

Eu te abençôo e te guardo no Coração da Virgem Dolorosa.

Atenciosamente,

 

                                                          Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

escolher carta

06

   Anápolis, 11 de agosto de 2008

 

À Madre Laura de Nossa Senhora das Dores

 

Prezada Madre, trabalhe “furiosamente” para a glória de Deus e pelo bem das almas imortais: “Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho” (1 Cor 9, 16).

                   

Jamais desça do Calvário; pelo contrário, viva nesse santo Monte, porque é exatamente nele que jorra a fonte da verdadeira felicidade: “O monte Calvário é o monte dos amantes. Todo o amor que não tiver por origem a Paixão do Salvador é frívolo e perigoso” (São Francisco de Sales, Tratado do Amor de Deus, Livro XII, Capítulo XIII).

Enganam-se aqueles que fogem do Calvário para viverem na “planície”, isto é, na vida fácil e de “poltronice”. É preciso dizer a essas pessoas que o caminho do céu é estreito, e que é por ele que caminham os verdadeiros amigos de Deus: “Lutai para entrar pela porta estreita. Pois, da mesma forma que as árvores, se não sofrem tempestades e chuvas, não podem dar fruto, assim também para nós, o século presente significa o inverno, e, a não ser por muitas tribulações e tentações, não nos podemos tornar herdeiros do reino dos céus” (Madre Teodora, Apoftegmas).

É “vomitante” contemplar em alguns conventos certas mocinhas com cara de gatinhas mimadas da casa de madame, atarefadas em nada fazerem... nem a oração... nem cuidar da própria roupa... zelam somente do travesseiro, e que travesseiro!

Prezada Madre, jamais faça amizade com esse tipo de gente, isso se assemelha ao câncer maligno. O que de bom se pode esperar de pessoas que são formadas na “planície” da vida e não no Calvário? Nada! Somente decepção e tristeza, porque longe da cruz só se forma “múmias paralíticas”.

Desejo-lhe muitas cruzes: “Quando o Senhor concede a alguém a graça de sofrer, faz-lhe um bem maior do que lhe desse o poder de ressuscitar os mortos. Isto porque o homem que faz milagres se torna devedor a Deus, mas no sofrimento Deus se torna devedor ao homem” (São João Crisóstomo).

Estou feliz por ter passado uma semana em São Paulo, voltarei em breve.

Deus lhe pague por ter ajudado a escolher tantos livros piedosos para a nossa biblioteca.

A nossa Mini-livraria São Josemaría Escrivá será inaugurada no dia 31 desse mês. Façamos sempre o bem, e não nos preocupemos com os “CUTUCÕES” dos invejosos.

Reze pela ex-monja Valéria que abandonou o “pombalzinho” carmelita para viver entre os abutres desse mundo. Será que ela encontrará algo melhor que Cristo Jesus no lixo desse mundo? Pobre “pombinha!”

Eu te abençôo e te guardo no Coração da Virgem Dolorosa.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP

 

escolher carta