Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

01

Anápolis, 26 de janeiro de 2009

 

À Irmã Gabriela de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã, trabalhe com alegria e dedicação para o Senhor do Universo, porque o prêmio será eterno: “Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu senhor!” (Mt 25, 21).

 

Estou feliz com o trabalho que você está realizando em São Paulo... grandioso trabalho, só Deus para recompensá-la.

Quanto mais pensamos no Céu, mais sentimos fortíssimo desejo de nos consumir pelo Deus que nos criou.

O Céu é a nossa Morada Eterna, e para entrar nesse Oceano de Felicidade é preciso FAZER ACONTECER.

Aquele que pensa continuamente na Felicidade Eterna não cruza os braços, mas trabalha continuamente para conquistá-la.

Mesmo se o Céu fosse uma felicidade limitada, valeria a pena conquistá-lo para gozar um pouco de sua felicidade; mas não é assim, o Céu é Eterno, por isso, vale a pena FAZER ACONTECER para depois da morte entrar nele para sempre.

Quando um enfermo tem que tomar um remédio amargo para curar uma doença, o mesmo se anima ao pensar que poderá andar e correr... e então toma-o com alegria.

O mesmo deverá acontecer conosco; quando surgirem dificuldades no nosso caminho, devemos pensar imediatamente no Céu, na sua Felicidade Eterna, e então suportaremos tudo com alegria e perseverança.

Quem vive com os olhos fixos na Felicidade Eterna não consegue ficar parado, mas trabalha continuamente para entesourar tesouros nela, e não se intimida diante dos obstáculos.

Não estamos nesse mundo para vivermos de braços cruzados, mas sim, para FAZER ACONTECER; é preciso trabalhar porque o prêmio é eterno.

É preciso correr, correr na direção certa, correr para o Céu, nossa Pátria Eterna; mas para entrar nela é preciso FAZER ACONTECER.

Quem não FAZ ACONTECER será condenado ao Inferno Eterno, porque a árvore que não produz frutos será cortada, e não podada.

FAZER ACONTECER... esse deve ser o nosso hino, a nossa alegria... o nosso viver... o nosso programa de vida. Jamais nos cansemos de FAZER ACONTECER, porque somos filhos da Luz e não das trevas.

Quão belo é o Céu, mas para nele entrar é preciso repreender a moleza e progredir no bem, isto é, é preciso FAZER ACONTECER.

Os santos FIZERAM ACONTECER. Eles foram ousados, perseverantes, fortes, batalhadores, fiéis, convictos... viviam de braços abertos para as boas obras, por isso, FIZERAM ACONTECER.

Quando pensamos no nada e no vazio desse mundo, e na grandeza, eternidade e beleza do Céu, sentimos grande desejo de FAZER ACONTECER.

Não deixemos para FAZER ACONTECER amanhã, mas sim, hoje, porque a vida é breve e tudo passa como um relâmpago.

Como é triste ver milhões de católicos adormecidos e sonolentos... vivendo na “poltronice” como se não existisse o Céu... ocupados em nada fazer... Quanta loucura! Quanta preguiça!

Rezemos por eles, mas não os imitemos; pelo contrário, não percamos um só segundo, mas FAÇAMOS ACONTECER.

Não podemos apenas iniciar uma boa obra, mas é preciso concluí-la... é preciso FAZER ACONTECER.

O Céu não é a Pátria dos que iniciam ou que chegam até a metade do caminho; mas sim, dos que concluem com perfeição... dos que FAZEM ACONTECER.

As outras Irmãs estão realizando um grandioso trabalho em Brasília, Goiânia e Anápolis, isto é, estão FAZENDO ACONTECER.

Rezo para que você seja sempre forte e perseverante.

O mundo está cheio de pessoas moles, covardes e preguiçosas... Que Deus nos livre dessas múmias.

Parabéns pela sua dedicação.

Leia o livro Caminho de perfeição, escrito por Santa Teresa de Jesus.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

escolher carta

02

Anápolis, 26 de janeiro de 2009

 

À Irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima Irmã, lembre-se continuamente da Pátria Celeste e trabalhe para o Deus Eterno com valentia e perseverança: “As coisas de Deus se realizam no sacrifício” (Bem-aventurada Elisabete da Trindade).

 

Parabéns pelo trabalho que você está realizando em São Paulo... Deus a recompensará.

Sabemos muito bem que a vida é breve, que tudo passa e morre, por isso, realize o bem enquanto é tempo, enquanto o seu coração ainda está pulsando; com certeza você encontrará enormes obstáculos pelo caminho, então, é preciso se sacrificar para vencê-los.

Lembre-se de que só é possível FAZER ACONTECER através do sacrifício; aquele que não carrega a cruz ficará sempre adormecido à beira do caminho.

Quando decidimos fazer o bem, surgem furiosos e terríveis inimigos à nossa frente; para vencê-los é preciso muito esforço e coragem.

É o sacrifício que nos torna gigantes; sem ele somos todos medíocres.

Aquele que se prostra diante das dificuldades e obstáculos, que vive a choramingar e a querer receber tudo nas mãos não chegará a lugar algum; porque para conquistar a coroa do Céu é preciso sacrifício; sem sacrifício não há salvação.

Nada de bom acontece longe do sacrifício.

Fazer o bem custa, e aquele que foge do sacrifício não consegue realizá-lo.

É preciso FAZER ACONTECER. É preciso FAZER ACONTECER a cada dia, minuto e hora; é preciso realizar o bem, fazer progresso... é preciso trabalhar.

Para FAZER ACONTECER é preciso descruzar os braços e sair da “poltronice”, é preciso enveredar pelo caminho do sacrifício, é preciso abraçar a todos os sacrifícios, pequenos e grandes, eles nos fortalecerá na luta pelo bem. Reze por milhões de católicos que vivem na “poltronice”.

Muitos, por medo do sacrifício nem entram no campo de batalha, isto é, são derrotados sem lutar.

Assim como o avarento recolhe o máximo de pérolas em curto prazo, assim também devemos abraçar todos os sacrifícios.

Quem corre do sacrifício vive às margens da vida espiritual; leva uma vida medíocre e vazia.

Só realiza o bem quem abraça com o coração todos os sacrifícios.

Às vezes a nossa carne geme, mas a nossa alma deve se alegrar com a vida de sacrifício.

Negar o sacrifício é virar as costas para o passaporte que nos leva à Eternidade Feliz.

Quem vence sem se sacrificar? Ninguém.

Quem é coroado longe do sacrifício? Ninguém.

O sacrifício é a preciosa escada que nos leva ao Céu; quem não subir por esta escada se perderá eternamente.

Não temos tempo a perder, cada minuto é uma jóia preciosa; é preciso FAZER ACONTECER enquanto é tempo, porque estamos aqui para isso, e é impossível FAZER ACONTECER longe do sacrifício.

É preciso FAZER ACONTECER com sacrifício, e quanto maior for a dificuldade, maior deverá ser o nosso esforço e a luta para vencer os obstáculos.

Parabéns pelo seu trabalho... tudo para a glória de Deus e pelo bem das almas imortais.

Leia o livro Caminho de perfeição, escrito por Santa Teresa de Jesus.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Puríssimo da Virgem Maria.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

escolher carta

03

Anápolis, 15 de fevereiro de 2009

 

À Revma. Madre Laura de Nossa Senhora das Dores

 

Viva escondida em Cristo Jesus e não desanime diante das dificuldades que surgirem em seu caminho, porque a esposa do Rei Crucificado deve trilhar o caminho estreito e ser adornada com uma coroa de espinhos: “Lutai para entrar pela porta estreita. Pois, da mesma forma que as árvores, se não sofrem tempestades e chuvas, não podem dar fruto, assim também para nós o século presente significa o inverno, e, a não ser por muitas tribulações e tentações, não nos podemos tornar herdeiros do reino dos céus” (Madre Teodora, Apoftegmas).

 

Parabéns pelo trabalho missionário que você realizou por seis meses em Anápolis, Brasília e Goiânia; e também por milhares de plantas que plantou em nossos jardins... Deus lhe pague!

Rezo para que o seu trabalho missionário em São Paulo seja frutuoso... cheio de zelo e caridade pelas almas imortais.

Não se pode parar porque a vida é breve... não se pode cruzar os braços porque uma eternidade nos espera... então é preciso correr, correr velozmente no caminho do bem: “A caridade de Cristo estimula, incita-nos a correr e voar com as asas do santo zelo. Quem ama a Deus de verdade, também ama o próximo; o verdadeiro zeloso é o mesmo que ama, mas em grau maior, conforme o grau de amor; quanto arde de amor, tanto mais é impelido pelo zelo. Se alguém não tem zelo, testemunha por isto que em seu coração o amor, a caridade se extinguiu. Quem tem zelo, deseja e faz as maiores coisas e se esforça para que Deus seja sempre mais conhecido, amado e servido nesta e na outra vida, já que este amor sagrado não tem fim” (Santo Antônio Maria Claret).

Como você pediu, estou enviando através da Irmã Teresa de Nossa Senhora das Dores, mil e quinhentas capas do cd Ave-Marias, quinhentas do cd Cantos Gregorianos e vinte mil folhetos “Retrato de um homem que acaba de morrer”.

Faça sempre o bem e não se preocupe com os uivos dos lobos... enquanto eles uivam, a locomotiva vai passando majestosa com os seus inúmeros vagões... pobres lobos, como babam.

Obrigado pela cartinha escrita na rodoviária. Quanta gratidão! Quanta educação! Deus lhe pague! Seja santa!

Nessa semana um raio matou o nosso amigo, belo e gracioso pônei “Caramelo”; fiquei triste por três horas, mas já agradeci a Jesus por tudo e pedi perdão pelo apego. A chuva foi mansa, mas o raio foi “impiedoso”.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Virginal de Maria Santíssima.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

 

04

Anápolis, 12 de novembro de 2009

   

À Revma. Madre Laura de Nossa Senhora das Dores

São Paulo – SP

 

Prezada Madre Laura, ame ao Deus Eterno e viva sempre alegre, porque Deus é a fonte da verdadeira felicidade: “Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? N’Ele encontro tudo” (Santa Teresa dos Andes).

 

Viva mergulhada no Deus Infinito e não se deixe perturbar pelas preocupações do porvir e pelo pensamento das adversidades futuras. Lembre-se continuamente de que servimos ao Deus Onipotente, ao Deus que cuida dos filhos fiéis... por isso, jamais deixemos a fumaça da tristeza entrar em nosso coração: “Se, no futuro, tivermos sofrimentos, Deus nos dará, no momento oportuno, sua graça atual para suportá-los; mas Ele não nos dá esta graça no momento em que, por nossa imaginação, consideramos as provas que podemos ter”  (Pe. Gaston Courtois).

Parabéns pelo trabalho missionário realizado em São Paulo. É preciso acordar os católicos que vivem adormecidos na “poltronice”... são milhões... milhões de pessoas que carregam o rótulo de católico na testa, mas que vivem com os pés no inferno... mortos espiritualmente: “Quem, sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e portanto não se salvaria, porque para a salvação de um adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as obras conformes à fé” (São Pio X). Cemitério gigante! Grande cemitério! Horripilante cemitério!

No início de 2010 será realizada a Missão dos cd’s em Buenos Aires, Bahia Blanca e Neuquén (Argentina); não podemos deixar de fazer o bem, porque a vida é curta e o tempo passa como um relâmpago.

Deus lhe pague pela acolhida. No início de dezembro voltarei a São Paulo para uma reunião com Dom Farès (Arcebispo Greco-Melquita).

Rezemos pelo Santo Padre Bento XVI, ele está cercado de lobos ferozes; além das orações, ofereçamos também alguns sacrifícios pelo “Doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena).

Avante! Não tenha medo dos perseguidores... eles são os nossos preciosos benfeitores.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Puríssimo da Virgem Maria.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

  

 

escolher carta

 

05

Anápolis, 12 de novembro de 2009

  

À Irmã Gabriela de Nossa Senhora das Dores

São Paulo – SP

 

Caríssima Irmã, viva sempre alegre: “A alegria é uma das características da santidade” (Pe. Faber).

 

Não deixe a poeira da tristeza entrar em seu coração, mas viva sempre alegre... alegria que brota da vida de intimidade com o Deus Alegria Infinita... que brota da vida interior: “Vida interior é uma vida de amizade com Deus que vive em nós pela graça, vida de amizade que nos leva a conformar afetuosamente, em todas as circunstâncias, nossa vontade à d’Ele” (Pe. Gaston Courtois).

Parabéns pelo trabalho realizado em São Paulo. Não podemos deixar milhões de católicos viverem no comodismo... vivendo como se Deus não existisse. Existem pessoas do clero preocupadíssimas com o Ecumenismo, sendo que existem dentro da Santa Igreja milhões de católicos não-praticantes... é preciso converter os católicos, porque o católico não-praticante vive no pecado mortal, longe de Deus e com os pés no Inferno:  “Dizer-se católico não-praticante equivale na verdade a confessar que se está em estado de pecado, e será necessário prestar contas disso no dia do Juízo” (Edouard Clerc).

O maior e melhor Ecumenismo é converter os próprios católicos. Grande desafio!

Prezada Irmã, assim como muitas criancinhas brincam de “casinha” e de fazer “comidinha”; existem também dentro da Santa Igreja, bispos e sacerdotes, brincando de “religião”. Certas coisas que acontecem no trabalho com as almas parecem “brincadeirinhas”. Que prejuízo!

No dia 1 de novembro desse ano aconteceu o “Bate latas missionário” na Arquidiocese de Goiânia com o apoio do Arcebispo  Dom Washington Cruz. Que Deus nos proteja... a situação é para chorar amargamente. Ainda bem que não foi “bate nas caras”... quem sabe um dia!

Deus lhe pague por tudo.

Coragem! O céu é a Pátria Eterna dos corajosos e perseverantes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

escolher carta

06

Anápolis, 12 de novembro de 2009

 

À Irmã Teresa de Nossa Senhora das Dores

São Paulo – SP

 

Prezada Irmã, ame a Deus e trabalhe continuamente para a Sua glória: “Deus é o único Bem que nos pode satisfazer, o único ideal que nos pode apaixonar inteiramente. Encontro tudo nele. Alegro-me até o íntimo por vê-lo tão lindo, por sentir-me sempre unida a Ele, já que Deus é imenso e está em toda parte” (Santa Teresa dos Andes).

 

Tudo se torna suave quando lembramos da existência do Deus Eterno e Onipotente.

O que seria de nossa vida sem a ajuda de Deus? Como suportaríamos todas as cruzes sem o apoio do Deus Infinito? Tudo seria insuportável... pesado... penoso... repugnante...

Deus existe! A sua onipotência é sem limites! “Deus existe. Se não existisse, jamais poderíamos explicar o maravilhoso ‘projeto estrutural’, a ordem que existe no Universo. O instinto da abelha, a delicadeza da rosa, a intrincada coordenação dos órgãos num organismo vivo: tudo isso seria inexplicável se não admitíssemos a existência de um Ser infinitamente sábio que o planejou – porque um plano sempre pressupõe um planejador” (Pe. Leo J. Trese).

Deus existe! Mas, infelizmente, milhões de pessoas O abandonam para servir a Satanás. Quanta ingratidão!

Deus existe! Mas um exército de jovens abandona o Seu Caminho para enveredar a galopes pelo caminho das trevas e escuridão que conduz ao Inferno Eterno. Quanta cegueira!

Deus existe! Mas o homem vive como se Ele não existisse. Pisa os seus Mandamentos... zomba de Sua Santa Palavra... despreza a Sua Santa Igreja... Quanta arrogância!

Prezada Irmã, abramos o nosso coração para Deus... consumamo-nos por Ele sem reservas...

Parabéns pelo seu trabalho missionário. Deus lhe pague por tudo.

Avante! Para entrar no Céu Eterno é preciso perseverar até o fim.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Bondoso de Nosso Senhor.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

07

Anápolis, 12 de novembro de 2009

  

À Irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

São Paulo – SP

 

 

Caríssima Irmã, trabalhe para a glória de Deus e pelo bem das almas sem se preocupar com o peso do fardo: “O que são cinquenta anos e mesmo cem de vida, comparados com a eternidade? Sacrifício aqui no desterro, glória sem fim na pátria” (Santa Teresa dos Andes).

 

Feliz daquele que pensa continuamente na Felicidade Eterna; esse trabalha sem se preocupar com as dores e sofrimentos. Quando se lembra do prêmio eterno, tudo se torna suportável e leve.

Como é belo o Céu... quanta alegria há nesse mar de felicidade... quanta segurança... é preciso deixar tudo para mergulhar no Tudo: “Nos é mais fácil dizer o que não há no Céu, do que explicar o que lá encontraremos... Lá não haverá morte, não haverá tristeza, não haverá desânimo, não haverá doenças, nem fomes; nenhuma sede, nenhum calor, corrupção alguma, indignação ou tristeza... Não haverá lá inveja de espécie alguma devido à disparidade da glória, porque em todos reinará a unidade da caridade” (Santo Agostinho), e: “Ninguém pode encarar as coisas do Céu se tem os olhos cravados na terra” (Lactâncio), e também: “Se considerarmos aquilo que nos é prometido nos Céus, tornam-se velhas todas as coisas da terra; pois que os bens terrenos comparados com a felicidade eterna, é-nos de peso, não de alívio... Não poderás chegar ao grande prêmio a não ser pelo caminho dos grandes trabalhos” (São Gregório Magno), e ainda: “Nenhum trabalho pareça duro, nenhum tempo longo demais, quando se está a ganhar a glória da eternidade” (São Jerônimo).

Prezada Irmã, lembre-se continuamente do Céu e faça o bem enquanto é tempo... porque tudo passa.

Parabéns pelo seu trabalho missionário. Deus lhe pague por tudo.

Lute! O Céu é a Morada Eterna dos batalhadores.                        

Eu te abençôo e te guardo no Coração Humílimo de Nossa Senhora.

Atenciosamente,

 

 Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

08

Anápolis, 12 de dezembro de 2009

 

À Revma. Madre Laura de Nossa Senhora das Dores

São Paulo – SP

 

Caríssima Madre Laura, que a paz da Criancinha de Belém esteja na sua alma imortal: “O Verbo encarna-se para dar toda a glória a seu Pai e trazer a paz ao mundo” (Bem-aventurado Columba Marmion).

 

Escrevo-lhe para parabenizá-la por mais um ano de vida. Que Cristo Jesus esteja sempre em seu coração e que você seja sempre fiel ao Rei dos reis: “Ó Senhor, quero contentar-vos; mas bem sei, não está em nenhum dos mortais meu contentamento. Sendo isto assim, não culpareis meu desejo. Eis-me aqui, Senhor; se é necessário viver para prestar-vos algum serviço, não recuso quantos trabalhos me possam vir na terra” (Santa Teresa de Jesus).

Aproveite dessa data para fazer um propósito... propósito decidido e sincero: Crescer no amor a Cristo, nosso Salvador.

Sabemos que a vida é breve... o tempo é curto... tudo passa como um relâmpago... então é preciso amar verdadeiramente a Nosso Senhor... consumir-se pelo Rei que morreu na cruz para nos salvar... trabalhar incansavelmente pelo Deus que cuida de nós e que nos há de julgar.

Lembre-se continuamente de que a nossa alma é imortal, e a mesma não pode ser saciada pelas coisas passageiras e imundas da terra... somente o Eterno é capaz de satisfazê-la... de enchê-la da verdadeira felicidade: “Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? N’Ele encontro tudo” (Santa Teresa dos Andes).

Jamais nos contentemos com esse “grãozinho” de amor que possuímos no coração; pelo contrário, peçamos ao Senhor que aumente o seu amor em nosso coração... que seja uma grande “montanha”, ou melhor, uma “cordilheira”: “Agora só tenho um desejo: amar o Crucificado, amá-lo em todo momento, zelar por sua honra e formar a sua felicidade, como uma verdadeira esposa, contentá-lo, preparando-lhe uma moradia e um refúgio em minha alma onde possa fazer com que esqueça, à força do amor, todas as injúrias e o mal da terra!” (Bem-aventurada Elisabete da Trindade).

Deus nos ama... então sejamos sábios e paguemos amor com amor.

Cleópatra, essa infame rainha do Egito, querendo exceder a todos os excessos e a todas as dissoluções que Marco Antônio havia ostentado nos seus banquetes, mandou trazer no fim de um festim, um frasco de vinagre fino e lançou nele a pérola de um dos seus brincos, avaliada em duzentos e cinquenta mil escudos, e depois de derretida e liquefeita engoliu-a. Outro tanto teria feito à pérola do outro brinco, bebendo-a, se Lúcio Plauto a não tivesse impedido (Plin., Hist. nat., L. IX, c. XXXV – al. LVIII).

São Francisco de Sales escreve: “O Coração do Salvador, verdadeira pérola oriental, de valor inestimável, lançado no meio dum mar de amarguras incomparáveis no dia da sua Paixão, derreteu-se, dissolveu-se, desfez-se, escoou-se de dor sob o peso de tantas angústias mortais; mas o amor, mais forte do que a morte, abranda, enternece e faz derreter os corações mais depressa do que todas as outras paixões”.

Prezada Madre, olhe para o mundo... ele está se tornando uma gigantesca “geleira”; são milhões de “icebergs” ... o coração do homem está a 100 graus negativo, justamente porque desapareceu dele o fogo do amor de Deus.

Dizem que está desprendendo gigantescos icebergs da Antártida... penso que no futuro, o gélido coração do homem “ocupará” esses espaços deixados.

Que Deus tenha misericórdia dos católicos indiferentes e sem amor... esses não agradam a Deus e vivem à beira do Inferno Eterno... são milhões os membros mortos da Igreja: “Membros mortos da Igreja são os fiéis que estão em pecado mortal” (São Pio X).

Dizem que o Brasil é o maior país católico do mundo. Quanta ilusão! O Brasil pode ser considerado o país que possui o maior cemitério de católicos do mundo... defuntos ambulantes que não vivem nada: “Quem, sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e portanto não se salvaria, porque para a salvação de um adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as obras conformes à fé” (Idem).

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.