Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

2016

Carta nº 02

 

Anápolis, 31 de julho de 2016

 

À Madre Genoveva de Nossa Senhora das Dores FP(C)

Superiora da Missão Santa Cruz

Puerto Iguazú – Argentina

 

Prezada Madre Genoveva, percorra o caminho da cruz… longe dele não existe segurança nem salvação. Para seguir a Jesus Cristo, nosso Salvador, é preciso entrar por esse caminho: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

 

Parabéns pelo seu aniversário! Que o Senhor a proteja nessa encantadora missão de alimentar crianças pobres, maltrapilhas e famintas.

Nessa simples carta tratarei de dois assuntos:

 

1.º assunto: Carregar a cruz por amor a Jesus Cristo.

 

Hoje, infelizmente, a maioria das pessoas está desprezando e fugindo da cruz. Todos querem percorrer um caminho fácil, meloso e cheio de comodidade.

Jesus Cristo é o Deus da verdade… o Senhor não engana os seus seguidores e amigos. Ele disse para todos: Leigos e religiosos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24). Eis a condição para seguir o Senhor… não existe outra.

Vamos conhecer melhor esse trecho do Evangelho de São Mateus, meditando-o parte por parte… sem adulterá-lo… sem distorcê-lo, mas com sinceridade.

“Se alguém quer vir após mim…” Está claro que Jesus Cristo não obriga ninguém a segui-lo: SE ALGUÉM QUER. Ele não obriga; por isso, não aceita preguiçosos, acomodados e parasitas no seu “exército”.

Se alguém quer vir após mim – é o mesmo que dizer: – se alguém quer se salvar, se alguém quer ter parte comigo na glória eterna… é uma proposta que o Filho de Deus fez a todos os homens. O segui-lo ou não, deixa à nossa vontade, porque não quer forçar ninguém a entrar no céu (Pe. Alexandrino Monteiro).

É vergonhoso ver leigos, bispos, sacerdotes e religiosas vivendo preguiçosamente e na “poltronice”; desocupados e de braços cruzados.

A vida de Jesus Cristo foi um oceano de padecimentosofreu desde o VENTRE da Virgem Maria. Para segui-lo é preciso QUERER; Ele não quer ninguém se arrastando no seu serviço: “Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9, 7).

Quem quiser seguir a Jesus Cristo se salvará; quem voltar as costas para o Salvador se condenará ao inferno para sempre. Para entrar no céu é preciso seguir a Jesus Cristo pelo caminho da cruz.

Milhões de pessoas dizem não para Nosso Senhor, porque não aceitam o caminho da cruz… e assim caminham para o inferno: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” (Mt 7, 13-14).

Para entrar no céu é preciso SEGUIR a Cristo com sinceridade. O Senhor respeita a nossa liberdade… façamos bom uso dela dizendo SIM ao Senhor que morreu numa cruz para nos salvar.

“… negue-se a si mesmo”. Não basta decidir seguir a Jesus Cristo; mas é preciso NEGAR A SI MESMO.

Negar-se a si mesmo o que é? É dizer não aos gostos e inclinações terrenas do nosso coração. Negar-se a si mesmo é não guiar-se alguém pelos conselhos de sua natureza depravada, mas pelos ditames da razão alumiada com a luz da fé. Negar-se a si mesmo é não dar ouvido às vozes que do interior se levantam, pedindo prazeres e deleites sensuais e satisfação completa de todos os apetites desordenados (Pe. Alexandrino Monteiro).

Negar-se a si mesmo o que é? Ó Senhor, ser vosso discípulo significa ser todo vosso, pertencer-vos plenamente, estar perfeitamente unido a vós, formar convosco uma só coisa. Não vivemos mais, porém, viverdes vós em nós significa a união perfeita convosco. Ó meu Deus, como devo desejar ser vosso discípulo! Eis a maior glória que posso dar-vos!… Ó Senhor, ajudai-me a fazer o que para isso é necessário… Renegar a mim mesmo para servir-vos; que significa? Significa esquecer-me, fazer abstração de mim, já não me ocupar comigo… como se não existisse. Então, não mais terei interesses nem conveniências, nem gostos, nem vontades, nem nada mais! Já não existo, não cuido de mim… Esqueço-me completamente. Mas, ó Senhor, se já não busco meu bem, então nada mais buscarei absolutamente? Este coração, esta inteligência vazios de si, continuarão assim vazios?… Não! Nem por um instante sequer! Se me esvazio de mim é para ser invadido por vós, Deus meu! Se me esqueço, é para só pensar em vós (Bem-aventurado Charles de Foucauld).

NEGAR A SI MESMO: Essas palavras não foram dirigidas somente aos Apóstolos, mas a todos… essa doutrina é PARA TODOS.

“… tome a sua cruz”. NÃO BASTA DECIDIR SEGUIR A CRISTO… NEM NEGAR A SI MESMO… MAS É PRECISO TOMAR A CRUZ DE CADA DIA.

Que significa: Tome a sua cruz? Quer dizer: suporte tudo o que custa e então me siga. Na verdade, quem começar a seguir meus exemplos e preceitos, encontrará muitos que o critiquem, que o impeçam, que tentem dissuadi-lo, mesmo entre os que parecem discípulos de Cristo. Andavam com Cristo os que proibiam os cegos de clamar por ele. Tu, portanto, no meio de ameaças, de carinhos ou proibições, sejam quais forem, se quiseres seguir a Cristo, transforma tudo em cruz: suporta, carrega e não sucumbas! (Santo Agostinho).

Tome a sua cruz: – eis a condição sem a qual não se pode seguir a Cristo. A cruz não falta a ninguém: é tomá-la e seguir com ela a Jesus até à morte. Cruz é tudo que nos contraria ou torna a vida difícil. São as dores do corpo, tédio e agonia da alma, reveses da fortuna, estragos do tempo, prejuízos do inimigo, tudo, enfim, que nos aflige, tudo que nos arranca lágrimas e aperta o coração. Estas cruzes hei de recebê-las com ânimo generoso, abraçá-las com regozijo, pois são mimos com que Deus me visita. Toma a sua cruz – nos diz a todos Jesus Cristo – porque o discípulo não é mais que seu mestre, nem o servo mais que seu senhor; porque se foi necessário que Jesus a carregasse para entrar na sua glória, muito mais nos é necessário a nós levá-la para podermos entrar numa glória, que só o combate nos fará nossa (Pe. Alexandrino Monteiro).

O QUE É A CRUZ? Como já foi citado acima; CRUZ é tudo que nos CONTRARIA ou torna a vida DIFÍCIL. São as DORES do corpo, ABORRECIMENTO e AGONIA da alma, PERDA da fortuna, ESTRAGOS do tempo, PREJUÍZOS do inimigo, tudo, enfim, que nos causa ANGÚSTIA, tudo que nos arranca LÁGRIMAS e APERTA o coração.

A maioria das pessoas se desesperará na hora da morte, porque FUGIRAM da cruz durante a vida… PISARAM na cruz e se tronaram inimigas de Jesus Cristo. Poucas pessoas comparecerão diante de Jesus com confiança: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” (Mt 7, 14).

Não podemos tremer diante da cruz nem buscar outro caminho… o caminho da cruz leva ao céu: “No caminho da cruz, só o primeiro passo é difícil. O medo das cruzes é a nossa grande cruz. Tudo vai bem se carregamos bem a nossa cruz” (São João Maria Vianney).

É grande loucura buscar a salvação longe da cruz ou reclamar do caminho que nos leva à felicidade eterna: “Porque temes, pois, tomar a cruz, pela qual se vai ao céu?” (Tomás de Kempis).

“… e siga-me”. Não podemos TOMAR a cruz e FICARMOS PARADOS no LOCAL; mas sim, devemos SEGUIR fervorosamente e com fidelidade o nosso AMADO Senhor.

Esta palavra não deve ser ouvida como dirigida apenas às virgens e não às esposas; nem só para as viúvas e não para as casadas; nem só para os monges e não para os maridos; nem só para os clérigos e não para os leigos. Pois toda a Igreja, todo o corpo, todos os seus membros, diferentes e distribuídos segundo suas próprias tarefas, devem seguir o Cristo. Siga-o toda a Igreja que é uma só, siga-o a pomba, siga-o a esposa, redimida e dotada pelo sangue do Esposo. Nela encontra lugar tanto a integridade das virgens como a castidade das viúvas e o pudor dos casais. Estes membros, que nela encontram seu lugar, sigam o Cristo, cada um segundo a sua vocação, posição ou medida. Renunciem a si mesmos, isto é, não se vangloriem; tomem a sua cruz, quer dizer, suportem no mundo, por amor de Cristo, tudo o que lançarem contra eles. Amem o único que não ilude, o único que não é enganado nem engana; amem-no, porque é verdade aquilo que promete. Como suas promessas tardam, a fé vacila. Mas seja constante, perseverante, paciente, suporta a demora, e terás tomado a cruz (Santo Agostinho).

Seguir a Cristo é acompanhá-lo por onde quer que Ele vá, ou seja, para o Tabor ou para o Calvário… Seguir a Cristo é ser cristão; o que segue a Cristo é de Cristo; o que segue o mundo é do mundo; porém, seguir a Cristo é seguir a verdade, seguir o mundo é seguir o erro! Em seguir a Cristo está a felicidade (Pe. Alexandrino Monteiro).

Eis a obrigação de todos os fiéis: tomar a própria cruz e seguir a Cristo até morrer com ele e, portanto, com ele e nele ressuscitar… Escolher a vida é seguir a Jesus, renegando a si mesmo e levando a cruz (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Sigamos a Nosso Senhor abraçando por amor as cruzes de cada dia. Não olhemos para a cruz como se a mesma fosse uma desgraça; pelo contrário, mas a carreguemos com serenidade e paciência: “Nosso Senhor é o nosso modelo: tomemos nossa cruz e sigamo-lo… Quando amamos as cruzes, não as sentimos, mas, quando as rejeitamos, elas nos esmagam… A cruz é um presente que o bom Deus dá aos seus amigos” (São João Maria Vianney), e: “As cruzes, os desprezos, as dores, as aflições são os verdadeiros tesouros dos que amam a Jesus crucificado” (Santa Margarida Maria Alacoque).

Não olhemos para a cruz com desânimo e pessimismo, mas a coloquemos em nossos ombros decididamente, a exemplo de Nosso Senhor: “É necessário que te decidas a carregar com a cruz voluntariamente. Senão, dirás com a língua que imitas Cristo, mas os teus atos desmenti-lo-ão; assim não conseguirás tratar com intimidade o Mestre nem O amarás verdadeiramente. É urgente que nós, os cristãos, nos convençamos bem desta realidade: não andamos perto do Senhor, quando não sabemos privar-nos espontaneamente de tantas coisas que o capricho, a vaidade, o prazer, o interesse… reclamam” (São Josemaría Escrivá).

QUEM BRIGA COM A CRUZ SERÁ “ESMAGADO” POR ELA. Para entrar no céu é preciso usar a “chave” da cruz para abrir a porta… sem essa “chave” é impossível se salvar. Para vencer os inimigos é preciso combatê-los com a “espada” da cruz… sem essa “espada” é impossível obter vitória. Para entrar na Vida Eterna é preciso CARREGAR a CRUZ SEGUINDO a Jesus Cristo: “Este Senhor foi adiante, levando às costas a sua cruz; e nela morreu por ti, para que tu leves também a tua, e nela desejes morrer” (Tomás de Kempis).

O céu é a pátria dos amigos da cruz; o inferno é a pátria dos inimigos dela.

 

2.º assunto: Amar a Igreja Católica Apostólica Romana.

 

A Igreja Católica Apostólica Romana é a ÚNICA IGREJA fundada por Deus: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16, 18).

É a IGREJA que o inferno não conseguirá vencer: “… e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18).

É a IGREJA de Deus: “Pois sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus” (1 Cor 15, 9). Esse trecho tem uma ligação com os Atos dos Apóstolos 9, 4-5. Saulo perseguiu a Santa Igreja Católica. Cerca do Ano 34: Martírio de Santo Estevão… Saulo estava presente: “As testemunhas depuseram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estevão…” (At 7, 58-59). Em At 8, 3 diz: “Quanto a Saulo, devastava a Igreja: entrando pelas casas, arrancava homens e mulheres e metia-os na prisão”. Depois ele se converteu. Então Jesus lhe perguntou: “Saul, Saul, por que me persegues?’ Ele perguntou: ‘Quem és, Senhor?’ E a resposta: ‘Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo” (At 9, 4-5). Mais tarde, o Apóstolo Paulo diz: “Pois sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque PERSEGUI a IGREJA de Deus” (1 Cor 15, 9), e: “Ouvistes certamente da minha conduta de outrora no judaísmo, de como PERSEGUIA sobremaneira e devastava a IGREJA de Deus” (Gl 1, 13).

A IGREJA CATÓLICA é COLUNA e SUSTENTÁCULO da VERDADE: “… que é a Igreja do Deus vivo: coluna e sustentáculo da verdade” (1 Tm 3, 15).

A IGREJA CATÓLICA é AMADA por Jesus Cristo: “E vós, maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo AMOU a IGREJA e se entregou por ela…” (Ef 5, 25).

Não basta ser católico… mas é preciso AMAR a SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

Santo Agostinho escreve: “Amem esta Igreja, sejam essa Igreja, fiquem na Igreja! E amem o Esposo”.

O Bem-aventurado Paulo VI escreve: “Amar a Igreja, eis, amados filhos, o dever da hora presente. Amá-la significa estimá-la e ser feliz em pertencer a ela. Significa ser-lhe resolutamente fiel. Significa obedecer-lhe, servi-la, ajudá-la com alegria até o sacrifício, na sua missão difícil”.

Não é razoável, portanto – e vai contra a fé e contra a justiça –, julgar a Igreja pela conduta de alguns dos seus membros que não sabem corresponder ao chamado de Deus; é uma deformação grave e injusta que esquece a entrega de Jesus Cristo, “o qual AMOU a sua IGREJA e se sacrificou por ela, para santificá-la, limpando-a no batismo da água, a fim de fazê-la comparecer diante d’Ele cheia de glória, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e imaculada” (Bem-aventurado Paulo VI).

Não é possível AMAR, SEGUIR ou ESCUTAR a Jesus Cristo, sem AMAR, SEGUIR ou ESCUTAR a IGREJA, porque Ela é a presença simultaneamente sacramental e misteriosa de Nosso Senhor, que assim prolonga a sua missão salvífica no mundo até o fim dos tempos.

E se devemos a Deus caridade, amor, esse deve ser o nosso mesmo sentir em relação à nossa mãe a Igreja. Ela é a mãe que nos comunica a vida: essa vida de Cristo pela qual somos filhos do Pai. E uma mãe deve ser amada.

A Santa Igreja é para nós a Esposa de Cristo, saída do seu lado sacratíssimo, perpetuando a sua missão na terra, revestida da sua autoridade infalível; nossa Mãe, que nos regenerou (dar nova vida) para a vida da graça e nos alimenta pelos seus sacramentos. Interessamo-nos, pois, por tudo quanto a toca de perto, pelos seus triunfos como pelas suas humilhações; esposamos todos os seus interesses, e a nossa maior felicidade é promovê-lo; compadecemo-nos das suas dores; numa palavra, temos para com Ela um AMOR FILIAL. A esse AMOR acrescentamos uma obediência cordial; bem convencidos como estamos, de que submeter-se à suas prescrições é obedecer ao próprio Deus.

Em Ef 5, 25 diz que Jesus Cristo, Deus Eterno, AMA a IGREJA CATÓLICA, FUNDADA por Ele: “E vós, maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo AMOU a IGREJA e se entregou por ela…”

A ÚNICA IGREJA FUNDADA por Deus foi a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. Outras religiões e seitas foram fundadas por homens pecadores, ambiciosos, golpistas, sanguinários, cruéis, chefes de quadrilha, impuros, violentosSOMENTE a IGREJA CATÓLICA foi fundada pelo DEUS VIVO: “… que é a Igreja do Deus vivo” (1 Tm 3, 15).

É loucura e falta de inteligência querer colocar as outras religiões e seitas no mesmo nível da Igreja Católica: “Não formeis parelha incoerente com os incrédulos. Que afinidade pode haver entre a justiça e a impiedade? Que comunhão pode haver entre a luz e as trevas? Que acordo entre Cristo e Beliar? Que relação entre o fiel e o incrédulo” (2 Cor 6, 14-15).

Amemos a Igreja Católica… ela é a AMADA do Senhor. Não deixemos que os “lobos”, “abutres” e “raposas” arranque esse amor do nosso coração.

Agradeçamos a Jesus Cristo pela perpetuidade da Igreja Católica. Nosso Senhor, ao fundar a Igreja, quis que ela permanecesse até ao fim do mundo, tal como Ele a tinha estabelecido. À Igreja não só compete permanecer imutável até ao fim dos séculos (perpetuidade de direito), mas que realmente assim permanecerá (perpetuidade de fato).

Caríssima Madre, VIVA ESCONDIDA no Coração de Jesus Cristo, porque o coração do homem é uma terrível e perigosa armadilha.

Leia com atenção e medite o livro escrito por Santo Afonso Maria de Ligório: A verdadeira esposa de Jesus Cristo (2 volumes).

Reze todos os dias pela conversão dos católicos. Os inimigos da Santa Igreja estão alvoroçados, agitados e ousados, porque os católicos são parasitas, frouxos e preguiçosos. Trazem na testa o rótulo de católicos, mas vivem de braços cruzados traindo a Santa Igreja com um péssimo comportamento: “Recuar diante do inimigo, ou calar-se, quando de toda parte se ergue tanto alarido contra a verdade, é próprio de homem covarde ou de quem vacila no fundamento de sua crença. Qualquer destas coisas é vergonhosa em si; é injuriosa a Deus; é incompatível com a salvação tanto dos indivíduos como da sociedade e só é vantajosa aos inimigos da fé” (Leão XIII, Sapientiae Christianae, 18).

O católico que não vive o que a Igreja ordena irá para o inferno, mesmo sendo batizado e possuindo a fé: “Quem, sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e, portanto, não se salvaria, porque para a salvação de um adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as obras conformes à fé” (São Pio X, Catecismo Maior, 171), e: “Não se salva, contudo, embora incorporado à Igreja, aquele que, não perseverando na caridade, permanece no seio da Igreja ‘com o corpo’, mas não ‘com o coração’. Lembrem-se todos os filhos da Igreja que a condição sem igual em que estão se deve não a seus próprios méritos, mas a uma peculiar graça de Cristo. Se a ela não corresponderem por pensamentos, palavras e obras, longe de se salvarem, serão julgados com maior severidade” (Lumen Gentium, 14).

Somente os católicos VIVOS irão para o céu; os RELAXADOS… SEM AÇÃO… se condenarão ao inferno: “Não basta para nos salvarmos o sermos de qualquer maneira membros da Igreja Católica, mas é preciso que sejamos seus membros vivos” (São Pio X, Catecismo Maior, 165). Os católicos só de nome queimarão no inferno para sempre.

Estimada Madre, aproveite o tempo e faça o bem para todos, principalmente para as crianças pobres e famintas. Ajude todas as crianças pobres, mas procure sempre as mais pobresas paupérrimas, indigentes, miseráveis, desprezadas, abandonadas e mendigas… as que choram de fome.

Em setembro, após o Santo Retiro, você levará a carta para o senhor Bispo da Diocese de Puerto Iguazú, Dom Marcelo Raúl Martorell.

O Santo Retiro será em setembro, nos dias 16, 17 e 18.

Eu te abençoo e te guardo no Imaculado Coração da Virgem Maria; oceano de bondade.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)