Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

2017

Carta nº 03

 

Anápolis, 26 de julho de 2017

 

À Madre Gabriela de Nossa Senhora das Dores FP (C)

Religiosa do Instituto

Missão Nossa Senhora dos Trinta e Três – Rivera (Uruguai)

 

Prezada Madre Gabriela, viva sempre na presença de Deus… somente Ele pode alegrar a nossa alma espiritual e imortal: “Deus é o único Bem que nos pode satisfazer, o único ideal que nos pode apaixonar inteiramente. Encontro tudo n’Ele. Alegro-me até o íntimo por vê-lo tão lindo” (Santa Teresa dos Andes).

 

Caríssima Madre, trabalhe para a glória de Deus… trabalhe até “doer”, isto é, até cansar, mas sem abandonar a VIDA de ORAÇÃO. É preciso rezar muito… muito… muito; sem ORAÇÃO, o trabalho torna-se infrutífero e não agrada ao Criador: “Se não és homem de oração, não acredito na retidão de tuas intenções quando dizes que trabalhas para Cristo” (São Josemaría Escrivá). Não devemos acreditar em santidade sem ORAÇÃO: “Santo, sem oração?!… – Não acredito nessa santidade” (Idem.).

Milhões de pessoas não rezam mais… ou melhor, bilhões de pessoas não rezam mais… o mundo se tornou um deserto com árvores secas, sem vida. O mundo, sem oração, está mergulhado num oceano de violência, injustiça, tristeza, golpes e bandidagem… estamos vivendo o Salmo 12: “Socorro, Deus! O fiel está sumindo! A lealdade desaparece dentre os filhos de Adão! Cada qual mente ao seu próximo, falando com lábios fluentes e duplo coração. Corte Deus todos os lábios fluentes e a língua que profere grandezas, os que dizem: ‘A língua é nossa força: nossos lábios nos defendem, quem seria nosso mestre?’ ‘Pelos pobres oprimidos e os necessitados que gemem, agora me levanto — declara Deus: porei a salvo a quem o deseja!’ As palavras de Deus são palavras sinceras, prata pura saindo da terra, sete vezes refinada. Sim, Deus, tu nos guardarás, livrando-nos desta geração para sempre: por toda parte vagueiam os ímpios, quando a vileza é exaltada entre os filhos de Adão”.

Quem abandona a ORAÇÃO “vira” “lobisomem”… também os religiosos. Não fisicamente, mas nas atitudes. A pessoa que não reza percorre apressadamente o caminho triste do inferno: “Quem reza, certamente se salva, e quem não reza, certamente será condenado. Todos os bem-aventurados, exceto as crianças, salvaram-se pela oração. Todos os condenados se perderam, porque não rezaram. Se tivessem rezado, não se teriam perdido. E este é e será o maior desespero no inferno: o poder ter alcançado a salvação com facilidade, pedindo a Deus as graças necessárias. E, agora, esses miseráveis não têm mais tempo de rezar. Salvar-se sem a oração é dificílimo e até mesmo impossível. Entretanto, com a oração, a salvação é certa e fácil. Para a salvação não é necessário que alguém vá para a região dos infiéis, a fim de oferecer a sua vida; não é necessário retirar-se para um deserto e alimentar-se unicamente de ervas, mas é necessário rezar e dizer: Meu Deus, ajudai-me! Senhor assisti-me, tende piedade de mim! Poderá haver coisa mais fácil do que isto? E este pouco será suficiente para nos salvar, se formos sempre cuidadosos em fazê-lo” (Santo Afonso Maria de Ligório).

O demônio, ser maldito, “sopra” continuamente nos ouvidos das pessoas para que deixem a VIDA de ORAÇÃO. É preciso tapar os ouvidos e não seguir esse ser atrevido: “A oração é um bem muito grande, e o demônio usa todos os meios para prejudicá-la” (São João Berchmans).

Rezemos com perseverança. Sem desanimar, no caso que Deus não atenda prontamente as nossas orações. São João Crisóstomo afirma que o homem da piscina, mencionado no Evangelho, foi curado em vista de sua perseverança. Esperou a cura durante trinta e oito anos! Quando a água da piscina se movimentava, não havia ninguém que o ajudasse a entrar, e outro lhe tomava a dianteira. Entretanto, soube perseverar; e depois de trinta e oito anos, Jesus lhe concedeu a graça.

Quem desanima perde tudo e volta as costas para Deus. A pessoa que abandona a oração não dialoga com Deus, mas sim, com o mundo… por isso vive vazia e revoltada.

Estimada Madre, seja Filha da Paixão… seja Filha da ORAÇÃO.

Existem, dentro da Santa Igreja, muitas religiosas “latas” vazias e barulhentas… solteironas frustradas.

Agradeça a Deus por mais um ano de vida! Aproveite bem o tempo para realizar o bem… a vida passa para não mais voltar.

Faleceu no dia 11 de junho (às 15:57), na Alemanha, o Pe. Ingo Joachim Dollinger, um santo sacerdote… celebrava piedosamente a Santa Missa. Foi meu superior aqui em Anápolis e esteve presente na minha primeira Missa na Paróquia São João Batista – Vila Formosa (Anápolis-GO). Um homem de Deus, coração de pai zeloso… firme e bondoso, sincero e amável. Eu gostava imensamente de participar da Santa Missa celebrada por ele… parecia um anjo celebrando. Ele me protegeu por várias vezes das “serpentes” embatinadas da Diocese de Anápolis-GO. Esse sacerdote merece ser canonizado… sofreu muito no “parque dos dinossauros”.

Ele recebeu a Unção dos Enfermos e a Santíssima Eucaristia no mesmo dia de sua morte, dia da Santíssima Trindade. A sua secretária disse que o seu rosto brilhava após a morte.

Esse santo sacerdote dizia: Quando morrer, quero “voar” para a Santíssima Trindade… Não consigo viver sem a oração.

Foi ele o pregador do Santo Retiro antes da minha ordenação sacerdotal. Uma semana de retiro… retiro inesquecível!

Prezada Madre, seja totalmente de Deus!

Eu te abençoo e te guardo no Puríssimo Coração da Virgem Maria… criatura belíssima: “Confesso na verdade, que não pensava que fora de Deus fosse possível beleza tão sublime e celestial”, disse São Dionísio Areopagita ao visitar a Doce Mãe de Jesus.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)