Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 45

Anápolis, 24 de dezembro de 2007

 

Ao Revmo Pe. Edgar de Jesus Florentino

Digníssimo filho de São Luis Orione

 

Prezado sacerdote, que a paz do Menino Jesus esteja em sua alma imortal: “Deus está mais em nós do que nós mesmos. Deus nos preenche, transborda inteiramente, porque é imenso e todas as coisas estão n’Ele”(Santa Teresa dos Andes, Carta 181).

 

Escrevo para lhe agradecer por nos ter ajudado espiritualmente nesse ano de 2007, principalmente através da confissão.

Aproximemo-nos da Gruta de Belém, e bebamos do exemplo desse santo lugar: “Nasceu de noite; mas ainda assim quis ter quem o adorasse. Foi aos pastores, que vigiavam os seus rebanhos, que os Anjos anunciaram a vinda do Salvador. Não foram à corte de Herodes, nem aos grandes da Judéia, nem aos Césares de Roma, porque, ainda que para todos nascia, eram os pobres e os humildes os que mais agradavam a seus olhos.

‑ Por que nasce?

‑ Porque nos ama! Nasce por nós, porque deseja a nossa felicidade, porque nos quer em seu reino fazer participantes de sua mesma glória.

Nasce por nós a fim de que nós renasçamos para Ele, morrendo para o mundo, para o nosso amor próprio, para as nossas faltas.

Nasce pobre para que nós, com seu exemplo, nos animemos a deixar as riquezas e comodidades da vida.

Nasce no mais completo abandono, para que nós tenhamos por melhor que o nosso nome seja desconhecido, do que ande na boca de todos e para que vendo-nos desprezados dos homens, nos consolemos com seu exemplo.

Nasce na humilhação, para que aprendamos a calcar aos pés o orgulho.

Estas são as grandes lições da escola de Belém. Antes de sair dela, despede-te do teu Mestre, que, no mais profundo silêncio, te deu tão salutares documentos” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Deus lhe pague por tudo! Conte com as nossas orações!

Fiquei sabendo que o senhor se submeteu a uma cirurgia; rezo para que se recupere o mais rápido possível. Que Deus o conserve sempre perto de nós para nos ajudar.

Envio-lhe como simples presente, alguns bombons e um CD Instrumental sobre o Santo Natal.

 

Respeitosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.